Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Eero Saarinen and Associates

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE ESCRITÓRIO

Clássicos da Arquitetura: Case Study House #9 – Casa Entenza / Charles e Ray Eames + Eero Saarinen and Associates

Aninhada nas colinas verdejantes à beira-mar de Pacific Palisades, no sul da Califórnia, a Casa Entenza é a nona das famosas Case Study Houses, construídas entre 1945 e 1962. Com uma vasta sala de estar de planta aberta que se conecta ao jardim através de esquadrias corrediças piso teto, a casa traz o ambiente natural em uma caixa metálica modernista, permitindo que os dois coexistam como um espaço harmonioso.

Como seus pares no Case Study Program, a casa foi projetada não apenas para servir como uma residência confortável e funcional, mas para mostrar como a construção de aço modular poderia ser usada para criar habitações de baixo custo para uma sociedade ainda se recuperando da Segunda Guerra Mundial. O responsável por iniciar o programa foi John Entenza, editor da revista Arts and Architecture. O resultado foi uma série de casas minimalistas que empregavam estruturas de aço e plantas abertas para refletir o modo de vida mais casual e independente que havia surgido na era automotiva. [1]

Case Study House No. 9. (1950) / Julius Shulman Photography Archive. Image © J. Paul Getty Trust. Getty Research Institute, Los Angeles (2004.R.10) Case Study House No. 9. (1950) / Julius Shulman Photography Archive. Image © J. Paul Getty Trust. Getty Research Institute, Los Angeles (2004.R.10) Case Study House No. 9. (1950) / Julius Shulman Photography Archive. Image © J. Paul Getty Trust. Getty Research Institute, Los Angeles (2004.R.10) Case Study House No. 9. (1950) / Julius Shulman Photography Archive. Image © J. Paul Getty Trust. Getty Research Institute, Los Angeles (2004.R.10) + 28

Clássicos da Arquitetura: Terminal da TWA / Eero Saarinen

Construído nos primórdios da aviação comercial, o Terminal TWA é um símbolo concreto das rápidas transformações tecnológicas que foram impulsionadas pelo início da Segunda Guerra Mundial. Eero Saarinen procurou capturar a sensação de voo em todos os aspectos do edifício, de um interior fluido e aberto, à casca de concreto da cobertura semelhante a uma asa. A pedido da TWA, Saarinen projetou mais do que um terminal funcional; ele projetou um monumento para a companhia aérea e para a própria aviação.

Este Clássico apresenta uma série de imagens exclusivas de Cameron Blaylock, fotografadas em maio de 2016. Blaylock usou uma câmera Contax e lentes Zeiss com filme preto e branco Rollei para refletir a tecnologia de câmeras dos anos 1960.

© Cameron Blaylock © Cameron Blaylock © Cameron Blaylock © Cameron Blaylock + 26

Clássicos da Arquitetura: Auditório Kresge / Eero Saarinen and Associates

O Auditório Kresge, projetado pelo arquiteto finlandês americano Eero Saarinen, foi um experimento em forma de arquitetura e construção condizente com o foco do Massachusetts Institute of Technology’s  em tecnologia e inovação. Esta façanha da engenharia escultural serve como um centro de reuniões e faz parte do núcleo cultural, social e espiritual do campus do MIT. O auditório é um dos inúmeros ousados projetos de Saarinen, que capturou o espírito otimista da época do pós-guerra na América.

© Massachusetts Institute of Technology ©  Flickr user 庶民小文™ © Flickr user gomattolson Cortes Leste e Norte + 29