Edifício GP / OA+

Edifício GP / OA+ - Fotografia de ExteriorEdifício GP / OA+ - Fotografia de ExteriorEdifício GP / OA+ - Fotografia de InterioresEdifício GP / OA+ - Fotografia de ExteriorEdifício GP / OA+ - Mais Imagens+ 31

  • Arquitetos: OA+
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  989
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mateo Soto
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cerchas y Concreto, DECORCERAMICA, El Anticuario de la Construcción
Mais informaçõesMenos informações
Edifício GP / OA+ - Fotografia de Exterior
© Mateo Soto

Descrição enviada pela equipe de projeto. O GP está localizado no tradicional bairro La Aguacatala da cidade de Medellín, a poucos metros do rio, cercado por projetos de baixa densidade. La Aguacatala, originalmente concebido como um bairro de residências unifamiliares, foi transformado em um setor de uso institucional e de serviços. O GP está ciente disso, e sua arquitetura, sem negar seu status institucional, é uma resposta ao entorno, é a reinterpretação dessas formas de viver, do doméstico em sua forma construída. Nas suas fachadas encontramos tijolo, concreto e metal; A relação entre a alvenaria e o doméstico é intencional e surge da necessidade de resgatar os sistemas construtivos tradicionais típicos da cidade: Medellín é da cor do tijolo.

Edifício GP / OA+ - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Mateo Soto
Edifício GP / OA+ - Fotografia de Exterior
© Mateo Soto
Edifício GP / OA+ - Imagem 31 de 36
Corte Longitudinal
Edifício GP / OA+ - Fotografia de Interiores
© Mateo Soto

O projeto é desenvolvido entre as medianeiras presentes em três das suas fachadas, por isso, o mais sensato é separá-las de seus vizinhos adjacentes e aproveitar as vistas internas. É a partir dessa estratégia arquitetônica que o projeto é constituído por uma série de volumes interligados e deslocados em planta para construir floreiras; a vegetação é o quarto material, sua contribuição é intangível e é racional reconhecer os trópicos que constituem seu entorno.

Edifício GP / OA+ - Fotografia de Interiores
© Mateo Soto
Edifício GP / OA+ - Imagem 28 de 36
Planta - Quinto Nível
Edifício GP / OA+ - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Mateo Soto
Edifício GP / OA+ - Fotografia de Interiores
© Mateo Soto

A distribuição programática é lógica: um primeiro nível onde se situa o átrio e espaços de uso comum como o auditório e os pátios de recreio para os funcionários, já em altura, desenvolve-se o programa constituído por escritórios privados, e um aproveitamento da cobertura. Já que o edifício está localizado na parte inferior do vale e, aproveitando seu status de projeto em altura, o terraço se torna um mirante da cidade. A paisagem de Medellín é geografia.

Edifício GP / OA+ - Fotografia de Exterior
© Mateo Soto

A arquitetura dos trópicos caracteriza-se por gerar espaços de transição e as estratégias bioclimáticas do projeto se nutrem disso. A luz solar é abordada com brises de metal e vegetação, a ventilação cruzada é alcançada com espaços abertos e o uso de energia é fornecido por painéis solares localizados na cobertura. O projeto é entendido como um objeto localizado a 1490 metros acima do nível do mar.

Edifício GP / OA+ - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Mateo Soto
Edifício GP / OA+ - Fotografia de Exterior
© Mateo Soto

No seu interior, encontramos um projeto que procura reinterpretar a arquitetura institucional. O layout dos escritórios convencionais vai de encontro aos ensinamentos que a pandemia nos deixou, somos nômades digitais; viver e exercitar são termos indissociáveis, portanto, o design de interiores do GP é uma construção como um todo, buscando ser acolhedora e doméstica: cores terracota, materiais nobres e conferindo um valor de liderança à sua estrutura metálica, seu valor cênico é reconhecido, ao mesmo tempo que dá sentido à sua condição de elemento "tecnoconstruído". O edifício busca ser eficiente nos aspectos construtivos, programáticos e sociais.

Edifício GP / OA+ - Fotografia de Exterior
© Mateo Soto

Com geometrias simples, construção tradicional, sem pretender ser mais do que uma nova leitura do doméstico, o GP é o resultado de uma reinterpretação do patrimônio, de uma crítica das suas formas e da construção de uma vigência temporária para uma sociedade em transição, transumante e em constante transformação.

Edifício GP / OA+ - Fotografia de Exterior
© Mateo Soto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Medellín, Antioquia, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício GP / OA+" [Edificio GP / OA+] 25 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984259/edificio-gp-oa-plus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.