Esferas da Amazon / NBBJ

Esferas da Amazon / NBBJ - Mais Imagens+ 5

© Bruce Damonte Architectural Photographer

Descrição enviada pela equipe de projeto. A maioria das empresas de tecnologia escolhe ocupar um campus arborizado nos arredores de áreas urbanas, mas a Amazon cresceu no centro de Seattle e extraiu grande parte de sua energia inovadora de sua localização na cidade grande. A nova sede da gigante varejista online reforça seu compromisso com seu engajamento urbano, criando um bairro com edifícios, praças e espaços abertos públicos que se conectam perfeitamente com o tecido metropolitano existente de Seattle. O elemento mais icônico é o trio de esferas de vidro que abriga um jardim botânico de vários níveis com 40.000 plantas retiradas de florestas de alta altitude dos cinco continentes.

© Stuart Isett
Plantas Baixas
© Stuart Isett

Posicionadas na porção externa da sede, as esferas são um edifício em um jardim e um jardim em um edifício. As plantas representam cerca de 400 espécies, algumas das quais estão extintas na natureza e outras bastante raras. Para selecionar, criar e fazer a curadoria da seleção de plantas, a Amazon contratou um horticultor em tempo integral, Ron Gagliardo, que já trabalhou no Atlanta Botanical Garden. A coleção de plantas, que evoluirá ao longo do tempo, inclui uma figueira de quase 17 metros de altura chamada Rubi, uma samambaia australiana de 12 metros, orquídeas do Equador e plantas carnívoras.

© Bruce Damonte Architectural Photographer

Cachoeiras e um par de paredes verdes densamente plantadas criam a sensação de uma selva. Para manter toda esta flora feliz, o clima nas Esferas é fixado em 22ºC e 60% de umidade durante o dia e, em seguida, é alterado para 12ºC e 90% de umidade durante a noite. As esferas de 6.224,50 m² representam apenas 2% do projeto da Amazon, mas servem como um ímã para unir as pessoas. Abertas aos seus funcionários, as esferas oferecem uma variedade de lugares para as pessoas se encontrarem, trabalharem e comerem — desde um "ninho de pássaros" com ripas de madeira a terraços com banquetas e cadeiras.

© Sean Airhart Photography

Trabalhando com engenheiros estruturais na Magnusson Klemencic Associates e com a própria equipe de projeto computacional da NBBJ, os arquitetos da NBBJ criaram uma estrutura de aço feita de 180 módulos pentagonais alongados inspirados no trabalho do matemático belga Eugène Charles Catalan e definidos pelos pontos de cinco arcos soldados. Enquanto a estrutura é curvada em duas direções, os panos de vidro de baixo teor de ferro são planos. Uma viga de cerca de 180 toneladas na base do prédio transfere forças de gravidade, de vento e sísmicas da fachada de vidro e aço para colunas de concreto nos andares inferiores e para um núcleo central de concreto. As Esferas combinam o matemático e o orgânico, o pragmático e o poético.

© Stuart Isett

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:2111 7th Ave, Seattle, WA 98121, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Esferas da Amazon / NBBJ" [Amazon Spheres / NBBJ] 11 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920632/esferas-da-amazon-nbbj> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.