Salão de Cabeleireiro / OBJECTO

Salão de Cabeleireiro / OBJECTO - CadeiraSalão de Cabeleireiro / OBJECTO - Imagem 3 de 26Salão de Cabeleireiro / OBJECTO - Imagem 4 de 26Salão de Cabeleireiro / OBJECTO - Fachada, PilarSalão de Cabeleireiro / OBJECTO - Mais Imagens+ 21

  • Cliente: The Loft
  • Equipe: Diogo Castro Guimarães, Teresa Tamm
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Salão de Cabeleireiro / OBJECTO - Fachada, Pilar
© Marco Cappelletti © OBJECTO

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto consiste numa resposta às condições morfológicas de um espaço existente e a um programa específico, um Salão de Cabeleireiro em pleno centro de Lisboa. O programa articula cinco áreas: sala de espera; zona de corte; zona de pintura/maquilhagem; Wash house; Gabinetes e zonas técnicas (Color bar, arrumos, lavandaria, casa de banho pública e privada e uma sala de reuniões). O desenho é condicionado naturalmente pela pré-existência de um espaço e a presença da sua estrutura.

Planta Térreo
Salão de Cabeleireiro / OBJECTO - Cadeira
© Marco Cappelletti © OBJECTO

O espaço é agora abstracto e livre de infra-estruturas, pontuado por vários objectos em mármore ou em aço preto. O pé direito varia de acordo com as diferentes zonas. A primeira, com o pé direito mais baixo, é a sala de espera que está envolta numa cortina branca translúcida que a separa da zona de corte, com um pé direito intermédio e a zona com o pé direito mais alto é caracterizada por um cilindro dourado, estrutura nuclear onde se cumpre a função de lavagem.

Salão de Cabeleireiro / OBJECTO - Imagem 3 de 26
© Marco Cappelletti © OBJECTO

Todas as paredes e tectos possuem acabamento em estuque manchado e o pavimento em micro cimento está presente em todo o espaço, à excepção da zona de espera em que se manteve o pavimento existente. A proposta pretende criar momentos de vivência distintos, com transições e sucessões de espaços fluidos que sugerem uma espécie de composição coreográfica, activada através do movimento dos corpos que vão usufruir deste espaço. 

Corte Transversal
Salão de Cabeleireiro / OBJECTO - Imagem 4 de 26
© Marco Cappelletti © OBJECTO

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Sidónio Pais 1, Nº4, Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Salão de Cabeleireiro / OBJECTO" 06 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891739/salao-de-cabeleireiro-objecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.