Casa em Camadas / OBBA

Casa em Camadas / OBBA - Mais Imagens+ 13

Incheon, Coreia do Sul
  • Arquitetos: OBBA; OBBA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  218
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kyungsub Shin
  • Estrutura: Reinforced Concrete
  • área Do Terreno: 2113 m²
  • Cidade: Incheon
Mais informaçõesMenos informações
© Kyungsub Shin

Descrição enviada pela equipe de projeto. No contexto da sociedade em constante mudança que vivemos, manter-se em um 'imaginário do consistente' parece ser um esforço difícil de acompanhar nosso dia a dia, e nossas vidas parecem se tornar uma série de breves momentos. E quanto aos momentos de voltar pra casa após o trabalho? Não se tem uma experiência agradável de caminhar por uma viela em direção à casa. Ao invés disso, chegar em um estacionamento, sair de seu carro, pegar um elevador, abrir a porta para entrar em casa se tornou uma série de breves momentos que não mais deixam memórias significativas. 

© Kyungsub Shin
Planta
© Kyungsub Shin

Este projeto é uma segunda residência para um casal de idosos que planejam voltar à Coreia após anos morando no exterior. O terreno está aos pés do Monte Toema, em Ganghwa-gun, Incheon, a uma hora de Seul. Uma grande cadeia de montanhas abraça o entorno ao longe e aliada a um grande reservatório de água das proximidades cria uma harmonia que jamais poderia ser sentida no centro da capital coreana.

© Kyungsub Shin

Queríamos oferecer ao casal - que já teve uma vida agitada, como uma série de breves momentos - uma residência rural que é confortável mas não entendiante. Uma das principais preocupações deste projeto era a transformação dos já mencionados breves momentos em um espaço repleto de abundância de 'imaginários consistentes'.

Corte

O terreno se abre para as montanhas ao sul e o grande reservatório ao norte, com aproximadamente 86 m x 25 m que margeiam uma floresta e a rua adjacente. Considerando esta como uma segunda residência, foi desenhada para proteger a privacidade, para a eventual ausência dos moradores ser discreta. Além disto, como a casa é para um casal idoso, a estrutura espacial foi simplificada, evitando escadas ou partes elevadas. 

© Kyungsub Shin

Quanto ao layout do edifício, está localizado no centro de um terreno estreito, cujas extremidades possuem diferentes tipos de jardins. No sul está um jardim produtivo para o cultivo de horta e pomar, além de um bangalô que pode ser utilizado como extensão da sala de estar e cozinha. Ao norte, tentamos manter o formato natural do terreno o máximo possível; foi vegetado com árvores de maior porte, criando um jardim contemplativo com vistas em direção ao grande lago ao longe.

Planta

O edifício térreo é estruturado enquanto quatro volumes que se estendem na direção norte-sul e dividido em camadas horizontais no sentido leste-oeste. Embora visto como uma fachada opaca a partir da rua, ao entrar no edifício, encontramos interiores amplos através da longa circulação que parece penetrar as quatro camadas de espaços e se estende na direção leste-oeste.

© Kyungsub Shin

Cada camada difere em espessura e comprimento dependendo de seu caráter, contendo a entrada principal e quarto de hóspedes; cozinha e sala de jantar; sala de estar; escritório e quarto principal. Além disto, a superfície de cada camada possui diferentes asperezas, desde acabamento de caráter mais liso à camadas mais ásperas da pedra natural, intensificando a profundidade perceptiva através da disposição dos espaços em camadas.

© Kyungsub Shin

Se caminhamos passo a passo no corredor passando por cada camada, nos deparamos com um grande espaço que está aberto para o eixo sul-norte. Programas mistos em cada camada são naturalmente separados pelo corredor que os atravessa, mas ao mesmo tempo são conectados visual e fisicamente para amplificar a abertura dos espaços. Além disto, pequenos jardins são criados pelas camadas que contém características diversas, proporcionando impressões mais diversas para cada espaço designado.

Corte

A sequência de passar pela circulação e atingir o espaço mais profundo e mais confortável pode transformar breves momentos em um imaginário consistente, maximizando o relaxamento dos clientes. Este processo parece se assemelhar com a vida que os clientes querem ao retornar à casa e viver uma vida confortável e tranquila, após êxitos e fracassos em um lugar remoto. As paredes em camadas de acabamento em pedra amarela, em concordância com a cor do solo local, se misturam com a paisagem com a camada distante de montanhas, criando harmonia com a natureza do entorno.

© Kyungsub Shin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa em Camadas / OBBA" [The Layers / OBBA] 11 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876721/casa-em-camadas-obba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.