Daniel Portilla

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Ecossistema Iche: Centro de Inovação Culinária / Enrique Mora

Ecossistema Iche: Centro de Inovação Culinária / Enrique Mora - Fotografia de Exterior, Arquitetura De Uso Misto, FachadaEcossistema Iche: Centro de Inovação Culinária / Enrique Mora - Fotografia de Interiores, Arquitetura De Uso Misto, Viga, CadeiraEcossistema Iche: Centro de Inovação Culinária / Enrique Mora - Fotografia de Interiores, Arquitetura De Uso Misto, Viga, Mesa, CadeiraEcossistema Iche: Centro de Inovação Culinária / Enrique Mora - Fotografia de Interiores, Arquitetura De Uso Misto, Viga, Mesa, CadeiraEcossistema Iche: Centro de Inovação Culinária / Enrique Mora - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: Enrique Mora
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  830
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021

Em foco: Smiljan Radić

Conhecido principalmente por seu projeto para o Serpentine Gallery Pavilion de 2014, o arquiteto Smiljan Radić (nascido no dia 21 de junho de 1965) é uma das figuras mais proeminentes da arquitetura chilena contemporânea. Com uma abordagem distinta em relação à forma, materiais e contextos naturais, Radić  se detém sobretudo em projetos de pequena e média escala que flertam com a noção de fragilidade.

Arte ou arquitetura? 13 projetos que diluem as fronteiras

Se a arquitetura é ou não é uma forma de arte, é uma questão controversa que faz parte das discussões do mundo da arquitetura há muito tempo. Se nos determos à definição geral da palavra "arte", a arquitetura poderia potencialmente se enquadrar nela: "a expressão ou a aplicação da habilidade criativa humana e da imaginação, tipicamente em uma forma visual como a pintura ou a escultura, produzindo obras a serem apreciadas principalmente por sua beleza ou poder emocional." Como qualquer pessoa envolvida na disciplina arquitetônica provavelmente conhece, há uma abundância de definições variadas da palavra "arquitetura", portanto, se seu objetivo primário é alcançar a beleza ou organizar o espaço, isso é algo discutível.

Arte ou arquitetura? 13 projetos que diluem as fronteiras - Image 1 of 4Arte ou arquitetura? 13 projetos que diluem as fronteiras - Image 2 of 4Arte ou arquitetura? 13 projetos que diluem as fronteiras - Image 3 of 4Arte ou arquitetura? 13 projetos que diluem as fronteiras - Image 4 of 4Arte ou arquitetura? 13 projetos que diluem as fronteiras - Mais Imagens+ 9

Serpentine Pavilion de Smiljan Radic: Da fantasia à fabricação

Pousando tranquilamente nos Kensington Gardens de Londres está o Serpentine Pavilion de 2014 de Smiljan Radic, um volume etéreo de fibra de vidro cuidadosamente moldada, pontuada por aberturas precisamente recortadas. Radic desejava uma estrutura que parecesse fina e frágil, mas forte o bastante para se sustentar, e sua afeição pelas qualidades rudimentares do papier-mâché - material usado na maquete - inspiraram a AECOM a utilizar fibra de vidro, material que potencializou as ousadas ideias de Radic. Neste artigo, originalmente publicado pela Metropolis Magazine como "Paper-Thin Walls", um engenheiro da AECOM explica a solução empregada. Saiba mais a seguir.

Comentários da crítica sobre o Serpentine Pavilion 2014, de Smiljan Radic

O Serpentine Pavilion 2014 foi recentemente inaugurado no Hyde Park de Londres. O programa consiste em convidar arquitetos que ainda não tenham obras construídas no Reino Unido a criar uma instalação temporária durante os meses de verão; e este ano foi a vez do chileno Smiljan Radic, que raramente constrói fora de seu país e que é, indiscutivelmente, o arquiteto menos famoso da história do Serpentine Gallery.

Sempre um destaque no calendário arquitetônico de Londres, os críticos quase fazem fila para conhecer a obra e, então, escrever suas resenhas. Neste ano as opiniões são quase unânimes: o Pavilhão de Radic é, sem sombra de dúvida, estranho. Mas os críticos também são unânimes em outro pontos: este pode ser um dos melhores Serpentine Pavilions de todos os tempos.

Leia a seguir o que alguns críticos disseram sobre o projeto deste ano.

Comentários da crítica sobre o Serpentine Pavilion 2014, de Smiljan Radic - Image 1 of 4Comentários da crítica sobre o Serpentine Pavilion 2014, de Smiljan Radic - Image 2 of 4Comentários da crítica sobre o Serpentine Pavilion 2014, de Smiljan Radic - Image 3 of 4Comentários da crítica sobre o Serpentine Pavilion 2014, de Smiljan Radic - Image 4 of 4Comentários da crítica sobre o Serpentine Pavilion 2014, de Smiljan Radic - Mais Imagens+ 2

Inaugurado hoje o Serpentine Pavilion de Smiljan Radic

O Serpentine Gallery Pavilion de 2014, projetado pelo arquiteto chileno Smiljan Radic, foi inaugurado esta manhã no Hyde Park, em Londres. O pavilhão, uma concha de plástico reforçado com fibra de vidro apoiada sobre pedras, foi inspirado em um modelo de papel machê feito por Radic há quatro anos como resposta à estória O Gigante Egoísta de Oscar Wilde.