Apoio móvel, fixo e engaste: entenda a diferença entre os tipos de apoio estrutural

Uma das maiores dificuldades quando estamos estudando é entender a aplicação dos conceitos que nos são apresentados. No ensino de estruturas é comum usarmos símbolos e abstrações para compreender as forças envolvidas em cada estrutura e como elas trabalham. Outro grande desafio é traduzir essa informação para algo tangível, isto é, os elementos construtivos. 

O engenheiro Matheus Borges tem trabalhado em ilustrações em seu Instagram que nos ajudam a decodificar essas informações. Veja a seguir o que são e como se comportam os tipos de apoios.

Apoio móvel, fixo e engaste: entenda a diferença entre os tipos de apoio estrutural - Imagem 2 de 8Apoio móvel, fixo e engaste: entenda a diferença entre os tipos de apoio estrutural - Imagem 3 de 8Apoio móvel, fixo e engaste: entenda a diferença entre os tipos de apoio estrutural - Imagem 4 de 8Apoio móvel, fixo e engaste: entenda a diferença entre os tipos de apoio estrutural - Imagem 5 de 8Apoio móvel, fixo e engaste: entenda a diferença entre os tipos de apoio estrutural - Mais Imagens+ 3

Com a função básica de restringir a liberdade das estruturas de se movimentar, seja no sentido horizontal, vertical, ou ainda rotacionando, os apoios impedem a movimentação por meio de reações contrárias às tendências de movimento e se apresentam de três formas básicas: móvel, fixo e engaste, cada um deles respondendo de uma forma diferente à movimentação da estrutura. Essa resposta também será diferente para cada tipo de material e de esforço gerado pela estrutura, portanto, é importante ressaltar que cada estrutura apresenta uma lógica específica ao seu comportamento. Os exemplos a seguir serão de estruturas de concreto armado. 

Apoio móvel, fixo e engaste: entenda a diferença entre os tipos de apoio estrutural - Imagem 6 de 8
© Matheus Borges Via Instagram

Apoio Móvel

O apoio móvel, é representado pelo triângulo com rodas em baixo e faz a restrição de movimentação apenas no sentido perpendicularm o que significa que ele reage em apenas um sentido. Isso ocorre, por exemplo, em estruturas de concreto pré-moldadas onde a viga é simplesmente apoiada sobre o pilar.

Apoio móvel, fixo e engaste: entenda a diferença entre os tipos de apoio estrutural - Imagem 2 de 8
Ampliação da Escola Weissenstein e Ginásio de Esportes / Ernst Niklaus Fausch Partner - 12. Image © Johannes Marburg
Apoio móvel, fixo e engaste: entenda a diferença entre os tipos de apoio estrutural - Imagem 8 de 8
Centro Cultural Quinta Montes Molina / MATERIA - 3. Image © Jaime Navarro

Apoio Fixo

Já o apoio fixo é simbolizado pelo triângulo sem rodas embaixo e representa um vínculo que une os elementos estruturais, reagindo aos movimentos nos dois sentidos. Isso ocorre também com estruturas pré-fabricadas de concreto, porém, com uma junta específica.  

Apoio móvel, fixo e engaste: entenda a diferença entre os tipos de apoio estrutural - Imagem 3 de 8
Escola Primária Krämeracker / Boltshauser Architekten. Image © Kuster Frey
Apoio móvel, fixo e engaste: entenda a diferença entre os tipos de apoio estrutural - Imagem 5 de 8
Base Compartilhada de Combustíveis de Ribeirão Preto / Estúdio Cidade. Image © Keniche Santos

Engaste

Os engastes são sinalizados com apenas um traço, e representam vínculos que impedem todos os movimentos possíveis da estrutura, sejam eles horizontais, verticais ou de rotação. São apoios mais complexos, mas podem ser ilustrados por estruturas de concreto moldadas in loco.

Apoio móvel, fixo e engaste: entenda a diferença entre os tipos de apoio estrutural - Imagem 4 de 8
Reforma da Casa Fischgold / BLOCO Arquitetos - 1. Image © Haruo Mikami
Apoio móvel, fixo e engaste: entenda a diferença entre os tipos de apoio estrutural - Imagem 7 de 8
Casa San Ignacio / Amarillo Amate Arquitectura. Image © Rafael Palácios Macías

Ainda que esses apoios e suas ilustrações estejam aqui sendo tratados de forma linear, na prática as estruturas funcionam de forma não linear e portanto assumem comportamentos mais complexos. Dessa forma, é importante ressaltar que toda estrutura deve ser cuidadosamente estudada por um engenheiro estrutural para que se possa ter clareza de sua definição e propriedades. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giovana Martino. "Apoio móvel, fixo e engaste: entenda a diferença entre os tipos de apoio estrutural" 31 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995772/apoio-movel-fixo-e-engaste-entenda-a-diferenca-entre-os-tipos-de-apoio-estrutural> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.