Em um dos eventos de arquitetura mais importantes da Bolívia, um projeto brasileiro levou o primeiro prêmio. O Sesc Parque Dom Pedro II, desenvolvido pelo escritório UNA Arquitetos, sob coordenação de Fernanda Barbara e Fabio Valentim, venceu a categoria Projeto Internacional da Bienal Internacional de Arquitectura de Santa Cruz 2022 (VIII BASC), realizada entre 25 de março e 3 de abril deste ano.
O projeto data de 2011 e faz parte de um plano urbano para as margens do Rio Tamanduateí nas proximidades do Mercado Municipal de São Paulo, na região central da cidade. Desenvolvido por encomenda da Prefeitura, o projeto urbano engloba uma nova unidade do Sesc que reúne uma série de atividades de esporte, cultura e educação aberta às pessoas que moram, trabalham e frequentam a região, além de atrair um público extenso e diverso pela qualidade da programação normalmente oferecida pelo Sesc.
De acordo com os arquitetos, o edifício "busca se relacionar de forma direta com a cidade, sem muros, sem bolsões de estacionamento, sem mediações. Define calçadas arborizadas e uma convidativa transparência das atividades que se desenvolvem no edifício." O projeto paisagístico procura adensar a vegetação ao máximo, atribuindo qualidades específicas aos diferentes espaços que compõem o projeto.
Para proporcionar livre acesso ao público e potencializar as atividades oferecidas, um volume horizontal de dois pavimentos ocupa grande parte da área da quadra. No nível térreo estão as diversas oficinas, a central de atendimento, uma cafeteria e uma sala de espetáculos. Os espaços internos foram pensados a partir de sua relação com o exterior: a visibilidade das atividades é um convite às pessoas que por lá circulam a usufruírem desse novo espaço, ao mesmo tempo em que as pessoas que participam das atividades oferecidas dentro do edifício possam sentir-se em contato direto com a cidade.
A Bienal Internacional de Arquitectura de Santa Cruz 2022 foi realizada de forma híbrida e contou com um júri composto por Ivo Renato Giroto (Brasil), Martin Padrón (Venezuela), Fabián Dejtiar (Argentina/Chile), Roberto Ameneiro (Espanha) e Carlos Álvarez (Costa Rica).
Com informações de UNA Barbara e Valentim.