-
Arquitetos: BIAD-ZXD ARCHITECTS
- Área: 38960 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Zhepeng Zhang
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Esportes no Gelo Wukesong é o centro de treinamento de hóquei no gelo dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. Ele fica localizado na extremidade sudeste do Complexo Esportivo Wukesong, próximo da rua Changan, e sua posição no complexo é simétrica ao estádio de basquete, a oeste.
O projeto consiste em dois níveis acima do solo e dois níveis subterrâneos. Os níveis inferiores comportam as instalações necessárias para a quadra de gelo da arena, que tem capacidade para 1.900 espectadores. Também no subsolo, encontram-se outros espaços referentes cultura do esporte e têm capacidade para 900 espectadores. O Wukesong Ice Sports Center conquistou três estrelas da Green Building chinesa. O edifício é o maior estádio da China ao mesmo tempo que tem um consumo ultrabaixo de energia.
O Wukesong Ice Sports Center se torna relevante ao refletir o significado comemorativo e simbólico dos Jogos Olímpicos, tanto pela sua localização como por ser um dos poucos estádios construídos especialmente para o evento. Durante os jogos, o projeto funcionará como centro de treinamento de hóquei no gelo. Após isso, ele se tornará um dos edifícios esportivos mais importantes em atividades no gelo, o que pode despertar o interesse dos cidadãos da cidade para participar de esportes de inverno. Por conta disso, achamos que o design deveria criar conexão simbólica com o mundo do gelo e neve, unindo emoções e energia em uma paixão comum.
O Wukesong Ice Sports Center se apresenta como flocos de neve unidos, formando um padrão. O projeto visa unir essa simbologia com a estrutura para se conectar com o usuário e criar entusiasmo e expectativas pelos esportes de inverno.
O padrão com juntas de 45 graus em um sistema diagrid envolve o edifício e cria efeitos visuais como rachaduras no gelo e camadas que se desenvolvem no espaço. Esses padrões dissimulam o volume deste edifício e criam uma silhueta mais leve e delicada para o edifício. Um corredor chamado Corredor dos Jogos Olímpicos de Inverno entre a parede de grade e a fachada principal torna-se um espaço cerimonioso e comemorativo. Quando a luz do sol passa por essas estruturas, uma pintura de luzes e sombras com o contraste entre cheios e vazios é projetada no chão e na fachada.
Esse sistema estrutural da fachada é coerente com a treliça e as colunas inclinadas, o que mostra uma lógica estrutural com apelo estético ao mesmo que ameniza a expressão literal do símbolo de flocos de neve. Assim, os visitantes podem experimentar sensações que remetem a gelo e neve no interior do edifício. Entre a estrutura da fachada e a estrutura do edifício há uma camada translúcida que intensifica essas sensações.
Para perceber o significado simbólico rico e vívido, diminuímos o número de padrões. As cores nas fachadas destacam a atmosfera vibrante e entusiasmada do estádio. As luzes retratam uma imagem poética de um mundo de gelo e neve.