-
Arquitetos: Veer Arquitetos
- Área: 131 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Jesús Pérez, Gabriela Rodrigues
-
Fabricantes: DuPont, Altena Iluminação, Arauco, Axalta, Aço Maranhão, Brasilit, Carrara Mármores, Champion Sports, Duratex, Elizabeth Cerâmicas, Gerdau, Graniforte Soluções Construtivas, Metadil, Renner-Sayerlack, Sherwin-Williams, Sierra, Sierra Móveis, Sierra Móveis https://sierra.com.br/ Sofá BELLINI sem braço 125CM / REF: 29772/SB, Suvinil, Thermo-Iso, +1
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Crescimento, localizada em São Luís/MA, conta com alunos desde a ensino infantil ao ensino médio. Ao longo de seus 36 anos de existência, a instituição evoluiu de forma a ocupar um lugar de destaque no cenário da educação nacional. Sua estrutura física, no entanto, não correspondia aos avançados métodos aplicados em seu sistema pedagógico. Com isso em vista, tivemos a missão de modernizar a estrutura da escola de forma a trazer mais funcionalidade e conforto, criando um prédio cuja identidade visual representasse os valores da mesma.
O projeto contava com alguns desafios, dentre eles a necessidade de uma obra de rápida execução - de forma a ser edificada durante o período de férias - o que permeou a escolha dos materiais e métodos construtivos, desde a estrutura em aço aos brises metálicos. Era necessário também trazer conforto térmico e iluminação natural para as áreas de trânsito e permanência dos alunos.
A entrada dos alunos foi totalmente remodelada, uma nova cobertura proposta, elevada de forma a permitir a ventilação e iluminação do pátio interno. Os portões pivotantes em chapas perfuradas facilitam o fluxo e controle de alunos em horários de entrada e saída. Os novos bancos modulares possibilitam a acomodação dos estudantes durante os horários de recreio e ao fim das aulas.
A fachada principal está situada no lote de forma a receber uma grande incidência de luz solar pela tarde, aumentando a temperatura dos ambientes internos. Para tanto, brises em metalon foram propostos de forma a proteger a mesma, trazendo mais conforto e eficiência energética. O desenho paramétrico garante à fachada uma nova identidade, remetendo à toda tecnologia e contemporaneidade da metodologia de ensino empregada na escola.
Reformulamos a secretaria de forma a criar um ambiente confortável, mais acolhedor nos atendimentos mais longos e individuais e com mais privacidade nos guichês de assistência rápida. Segmentada de forma a permitir diferentes tipos de atendimento, optamos por manter a planta aberta de forma a causar o impacto desejado pela escola nos pais e visitantes.
Por fim, reformulamos a biblioteca através de uma obra de baixo custo, com foco na reutilização e remodelamento do mobiliário através da pintura. Propusemos o fim da subdivisão do espaço de forma a criar um ambiente único, tornando o local mais convidativo e confortável para estudantes de diferentes faixas etárias. A nova paleta de cores preza por incentivar a permanência e engajamento dos alunos na nova biblioteca..