- Área: 375 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Mathew van Niekerk, Wianelle Briers
-
Fabricantes: 4ALL, GIOCOSO, OGGIE, QUADRO, TACTILE
Descrição enviada pela equipe de projeto.
O cliente do projeto é um casal nascido na África do Sul que retornou à Cidade do Cabo após residir no exterior por duas décadas. A escolha do terreno foi ditada pela natureza e pela acessibilidade ao mesmo.
Esta nova residência para uma família de quatro pessoas agora está entre o limite urbano de Riebeekstrand na Cidade do Cabo. O local permite vistas panorâmicas de tirar o fôlego de Riebeekstrand, Robben Island e Table Mountain. Estando no final de um beco sem saída, a casa precisaria abordar com firmeza o limite urbano em termos de privacidade, enquanto se revelava a sublime natureza.
Os clientes foram específicos, com um briefing para uma casa que permitia que a luz natural fosse capturada e filtrada por toda a residência durante o dia, convidando ao desfrute da vista e, ao mesmo tempo, desfrutando de sua privacidade.
O arquiteto fez inúmeras visitas, em diferentes momentos do dia, a fim de obter uma noção completa in loco.
O conceito foi resultado de diferentes camadas abstraídas in loco, natureza, luz, contexto e os desejos do clientes. Combinando todos esses diferentes elementos há uma borda urbana privada e um suave limite entre o interior e exterior frente a praia.
A residência tem uma visão moderna do vernáculo da Costa Oeste da Cidade do Cabo, com paredes brancas levemente curvadas, pedras e detalhes de madeira no exterior.
A borda da rua era tratada com uma combinação de paredes revestidas de pedra natural e telas de madeira com vislumbres de aberturas em vidro. O visitante é conduzido até a porta da frente em degraus de concreto e uma tela de madeira. Uma vez na porta de vidro, a vista é revelada e emoldurada por uma pérgola e uma passarela de granito natural.
No lado da praia, áreas de entretenimento abertas, contrastes entre um equilíbrio de elementos deslizantes proporcionando privacidade, proteção contra o sol da tarde extrema e paredes sólidas para a privacidade. Diferentes áreas de entretenimento externas foram divididas intencionalmente para desfrutar da proteção necessária contra os elementos naturais adversos.
Há uma distinta separação entre espaço público e privado. O piso térreo é reduzido para os espaços públicos, cozinha e quarto de hóspedes. O primeiro andar é principalmente para a família, com três quartos privados, cada um com suas próprias suítes e uma sala da família.
A paleta simplista foi atendida pela escolha de acabamentos naturais, como sofás de concreto, uma combinação de concreto polido, pisos de pedra natural e madeira, armários e forros em carvalho.
Todos esses diferentes elementos em camadas combinados na forma mais simples garantiam que a natureza pudesse render a casa com sua beleza vernacular da costa oeste.