Ecosistema Urbano requalificará West Palm Beach em Miami

O escritório espanhol Ecosistema Urbano venceu o concurso para a remodelação e modernização de West Palm Beach em Miami (Estados Unidos), organizado em 2016 pelo Van Alen Institute. O objetivo do concurso era encontrar soluções inovadoras para o centro da cidade, afrontando com tal solução problemas futuros como o aumento do nível do mar, as mudanças nas condições climáticas, as flutuações de estações ou a transformação social.

© Ecosistema Urbano

Se algo caracteriza Ecosistema Urbano é a idealização de projetos que conectem todas as disciplinas, não somente arquitetônicas, mas humanas. Sua arquitetura é, ante tudo, política, e com suas propostas pretendem recuperar a interação social e sua relação com o espaço que os rodeia. Com sua proposta para West Palm Beach, o escritório criará um espaço em que as pessoas e o mar voltem a ter uma relação respeitosa e igualitária, e criando sinergias. O outro projeto finalista, exposto e analisado pelos habitantes e visitantes de West Palm Beach foi de Perkins+Will.

© Ecosistema Urbano

Com sua proposta, os ganhadores imaginam uma West Palm Beach inclusiva e dinâmica. O objetivo final é melhorar a relação entre a cidade e seu entorno, incorporando serviços e atividades nos espaços que serão percorridos e a praça. Esses espaços também servem como filtro entre o mar e a cidade, convertendo a orla marítima no protagonista indiscutível da área. Em um país em que o sobrepeso é um problema de estado, Ecosistema Urbano propõe uma arquitetura claramente "saudável" que incita ao exercício e ajuda jovens e adultos a terem um estilo de vida muito mais adequado.

A proposta inclui um espaço gestionável por seus usuários desde o celular. Imagem © Ecosistema Urbano

Destacam-se na proposta a inclusão de edifícios civicamente sustentáveis, que estejam pensados como nós no lugar de recipientes. Para isso, propõe-se a reconversão do estacionamento público de Banyan em um local de atividades para a sociedade. O paradigma é claro: expulsamos os automóveis e atraímos o conhecimento.

Proposta para Banyan Garage: um nó de conhecimento onde antes havia um estacionamento. Imagem © Ecosistema Urbano

O projeto de Ecosistema Urbano será realizado em pequena escala como projeto piloto. É o primeiro passo de uma jornada que tem como objetivo final a mudança de paradigma das cidades nos EUA, tão concentradas nos carros e tão agressivas com os cidadãos. Esta proposta será o marco de futuros desenvolvimentos que visam melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.

© Ecosistema Urbano
Praça aberta no quarto pavimento, conformando espaços interessantes longe das tradicionais © Ecosistema Urbano
© Ecosistema Urbano

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Picado, Miguel. "Ecosistema Urbano requalificará West Palm Beach em Miami" [Ecosistema Urbano remodelará West Palm Beach en Miami] 15 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873599/ecosistema-urbano-requalificara-west-palm-beach-em-miami> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.