Ilustrações feitas no AutoCAD: "Fachada Frontal"

Ao utilizar a linguagem do desenho técnico, Zema Vieira faz ilustrações de arquitetura utilizando como única ferramenta o AutoCAD, sem nenhum tratamento posterior. O conjunto da obra se tornou um projeto que recebeu o nome de "Fachada Frontal", nele o artista retrata edificações de cidades em todo o mundo, com atenção especial a Belo Horizonte.

Veja outras ilustrações e confira o texto do autor, a seguir.

Praça da Estação, Belo Horizonte. Image © Zema Vieira

"O Fachada Frontal surgiu por uma admiração pela maneira com que o projeto de arquitetura era representado antigamente. Não apenas as edificações, mas os projetos em si contavam com uma riqueza de detalhes e uma sensibilidade artística que, imagina-se, seria impossível de se reproduzir com a frieza das ferramentas de desenho técnico utilizadas hoje, os chamados softwares CAD. Surgiu, a partir daí, a curiosidade de tentar.

Igreja de São José, Belo Horizonte - fachada pré-restauro. Image © Zema Vieira
Igreja de São José, Belo Horizonte - fachada pós-restauro (pormenor da ilustração). Image © Zema Vieira

As fachadas me chamavam a atenção especialmente - o arquiteto sempre lançava mão de um jogo de sombras para destacar a volumetria, técnica hoje substituída pela diferenciação das espessuras de linha. As ilustrações do Fachada Frontal, salvo uma ou duas exceções, são sempre elevações, desenhos sem pontos de fuga, conforme ocorre no desenho técnico.

Serraria Souza Pinto, Belo Horizonte (pormenor da ilustração). Image © Zema Vieira
Museu das Minas e do Metal, Belo Horizonte (pormenor da ilustração). Image © Zema Vieira

A escolha das edificações retratadas parte do gosto pessoal, mas também envolve questões práticas; uma das características principais do trabalho é a representação das construções em seus mínimos detalhes, o que torna uma ida ao local para um levantamento fotográfico uma etapa fundamental do processo. Essa visita ainda auxilia no entendimento da relação do objeto com a paisagem urbana em que ele se insere, e isso muitas vezes se reflete em desenhos que incluem esse contexto."

Edifício Acaiaca, Belo Horizonte (pormenor da ilustração). Image © Zema Vieira

Saiba mais sobre o projeto Fachada Frontal pelo site, Instagram ou Facebook.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Ilustrações feitas no AutoCAD: "Fachada Frontal"" 25 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795929/ilustracoes-feitas-no-autocad-fachada-frontal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.