Os melhores currículos de arquitetura enviados por nossos leitores

Há alguns meses, convidamos nossos leitores a enviarem seus currículos de arquitetura para que pudéssemos selecionas os CVs mais atraentes e bem diagramados. Entre o ArchDaily e o ArchDaily Brasil, recebemos mais de 450 currículos de quase todos os continentes. Vimos uma enorme variedade de projetos gráficos: alguns incluem um retrato do arquiteto, outros não, alguns incluem informações sobre gênero e estado civil, outros não, e assim por diante. Ao cabo, selecionamos os CVs que se destacaram em meio às centenas de opções. Buscamos currículos que transmitem a personalidade do arquiteto, suas habilidades de se comunicar visualmente e verbalmente e, talvez, no critério mais intangível de avaliação: a criatividade. Os documentos a seguir representam a diversidade de estilos e formatos empregados nos CVs e podem lhe ajudar a conseguir um emprego na empresa ou escritório que você deseja.

Mas antes de começarmos, aproveitamos a oportunidade para dar algumas sugestões para aqueles que estão pensando em montar seus currículos:

  • Tamanho do arquivo: Se você é um desgner ou arquiteto, deve saber que não é umaboa ideia enviar arquivos maiores que 5MB.
  • Erros gerais e de digitação: Se o idioma de seu currículo não é seu idioma materno, então peça para alguém revisá-lo e deixa-lo adequado a padrões profissionais.
  • Os currículos mais criativos se destacam não apenas visualmente, mas porque não são difícies de ler ou compreender. Lembre-se, as informações devem ser claramente legíveis, sempre!
  • Se alguém lhe pede para enviar o currículo ou CV, não está pedindo para você enviar seu portfólio. No entanto, se você estiver enviando seu CV por e-mail, não é uma má ideia incluir um link para seu portfólio.
  • Não copie: Tudo bem se inspirar em outros projetos gráficos, mas copiar não é apenas errado, como também provavelmente não será a melhor forma de apresentar o seu trabalho.

Submitted by Andrea Bit

Sobre o projeto: "Como um currículo pode descrever um candidato e ser, ao mesmo tempo, simples e claro? Temos que tomar uma decisão. A minha é usar um layout muito simples, apenas com variações de altura e espessura da mesma fonte. O currículo é apenas uma parte da apresentação: um código QR leva ao portfólio completo na internet. Vivemos em um mundo conectado. Acho que o currículo também tem que expressar isso." - Andrea
Por que o selecionamos: Embora simples, gostamos do impacto da fonte escolhida por Andrea, seu tamanho e o código QR é um grande acréscimo -- ele funciona simultaneamente como um elemento que identifica o zeitgeist e também comunica mais sobre seu trabalho.

Submitted by Bernadette

Sobre o projeto: "Este projeto é bastante direto -- o que reflete o perfil da arquiteta -- através do uso de fontes complementares que tornam cada seção individual, ainda que em harmonia com o todo. O uso da cor permite que o empregador ou entrevistador compreenda as habilidades e fragilidades da entrevistada em um rápido olhar." - Bernadette
Por que o selecionamos: A apresentação das habilidades realmente se destaca aqui, com os ícones coloridos atraindo a atenção do leitor. Não temos certeza se a prática de avaliar suas próprias habilidades é algo positivo ou não, mas se você acha uma boa ideia, este currículo é um bom exemplo de como mostrar isso.

Submitted by idan sidi hauben

Sobre o projeto: "Minimalismo" - Idan
Por que o selecionamos
Bem, acho que não poderíamos dizer de forma melhor. Este projeto é perfeito para o gosto minimalista dos arquitetos.

Submitted by turgut

Sobre o projeto"Ame o que você cria. Crie o que você ama. Inspire o mundo." - Turgut
Por que o selecionamosEmbora enganosamente simples em termos de layout, este projeto é indiscutivelmente forte graças a imagem bem escolhida que organiza toda a página e, ao mesmo tempo, estabelece uma paleta simples de cores para destacar a seção de habilidades. 

Submitted by Alfonso Bruna

Sobre o projeto"Queria fazer algo breve e visualmente agradável com apenas um toque de azul." - Alfonso 
Por que o selecionamosO projeto de Alfonso usa de modo inteligente uma variedade de formatos de texto, com o tamanho, espessura e cor da fonte contribuindo para organizar efetivamente as informações. 

Submitted by Ewa

Sobre o projeto: " Um currículo muito simples, inspirado na escola da Bauhaus, para queles mais tradicionais." - Ewa
Por que o selecionamos: Não conseguimos imaginar um arquiteto que não abriria um sorriso ao receber este currículo com todas essas referências da Bauhaus.

Submitted by Erik Mårtensson

Sobre o projeto"Curriculum vitae como paisagem." - Erik 
Por que o selecionamos: Sem dúvida o projeto gráfico mais criativo que recebemos, demora um pouco para entendê-lo. Normalmente isso não é uma coisa boa, mas nesse caso o esforço necessário para interpretá-lo compensa. 

Submitted by Bryanna R. McNeal

Sobre o projeto: "A estética de meu projeto se baseia no uso da cor como expressão e divisão de temas. - Bryanna
Por que o selecionamos: Este currículo de aparência moderna mostra muitas formas diferentes e inovadoras de exibir as informações -- tanto que acreditamos quando Bryanna diz que é fluente em PowerPoint.

Submitted by Alex William Robbins

Sobre o projeto"Um projeto assimetricamente equilibrado, organizado por uma hierarquia variável de linhas." - Alex
Por que o selecionamos: Assim como aforma Alex, este projeto trata do poder das linhas. Com a conexão entre importância na organização e espessura de linhas, o currículo faz lembrar um desenho de arquitetura.

Submitted by Gaia Pellegrini

Sobre o projeto: "O conceito de meu currículo é inspirado na vida do estudante de graduação: uma pessoa jovem que sempre anda com seu currículo na mochila, procurando novas possibilidades." - Gaia
Por que o selecionamosGostamos do modo como a experiência foi apresentada como uma jornada neste currículo. E embora isso não seja algo necessariamente notável pelo possível empregador, as considerações práticas que se prestam a um estilo de vida aventuroso e semi-nômade dão um toque interessante. 

Submitted by Daniel Chu

Sobre o projeto: "Uma abordagem simples e monocromática para destacar a importância de alguns elementos do meu currículo. Uso de uma comunicação visual atua para me apresentar e conduzir os leitores pelo restante de meu CV." - Daniel
Por que o selecionamos: É muito bom estar ciente do meio através do qual seu CV será lido, então, o modo como este currículo está otimizado para PDF foi uma ideia inteligente.

Submitted by Mario Medina Vilela

Sobre o projeto"O projeto gráfico do currículo foi dividido na metade para contar duas histórias. À esquerda, uma introdução sobre minha filosifia de projeto e habilidades. À direita, descrevi cronologicamente minha formação, experiência de trabalho e premiações durante a faculdade." - Mario
Por que o selecionamos: O uso de uma linha do tempo central é um belo exemplo de ferramenta de informação que funciona também como elemento de organização. Além disso, a paleta de cores simples e os ícones destacados tornam este projeto extremamente claro.

Submitted by yang yu

Por que o selecionamos: Este currículo, apesar de sua enganosa simplicidade, conta uma história e é cheio de personalidade, Ele nos leva a uma jornada, mostrando-nos a atenção do candidato em relação aos detalhes. 

Submitted by Claire McNabb

Sobre o projeto: "Neste currículo, o nome se destaca e o torna memorável. O layout do CV direciona o olhar do nome para a coluna à esquerda e então para a direita. Ele é moderno, mas de um modo sutil que o torna sempre adequado." - Claire
Por que o selecionamos: O projeto de Claire inclui apenas as informações mais relevantes. Nesta abordagem "menos é mais", somos atraídos pela destilação de informações, em vez de nos depararmos com uma barreira de dados.

Submitted by Jeremy Floyd

Sobre o projeto"Projeto minimalista com gráficos para ilustrar minhas habilidades de projeto e ajudar na legibilidade do CV." - Jeremy
Por que o selecionamos: O pequeno círculo com um dos croquis de Jeremy foi a primeira coisa que notamos nesse currículo. Neste projeto simples e limpo, ele demonstra tanto suas habilidades digitais como à mão livre. 

Submitted by Claire Flego

Sobre o projeto: "Este é o currículo que usava quando saí da universidade. Considerava-o ousado e inteligente, e por sorte meu chefe também pensava assim." - Claire
Por que o selecionamos: Inteligente e ousado, de fato, há algo de inspirador na "página em branco" de Claire. 

Submitted by Evan

Sobre o projeto: "Um projeto simples inspirado em websites, com uma tipografia de qualidade. Claro e não muito estilizado." - Evan
Por que o selecionamosEsta é uma versão mais tradicional do clássico currículo preto e branco. Apreciamos a sutiliza do design gráfico e a fácil legibilidade. 

Submitted by Rafael Nabiça

Sobre o projeto"A linguagem inspirada das redes sociais e aos meios de comunicação mais ágeis usados atualmente, propicia uma interpretação mais rápida ao leitor, sem perder a importância do seu conteúdo."  - Rafael
Por que o selecionamos: Um arquiteto/designer que está ciente de seu contexto é um acréscimo importante a um escritório. Ao usar uma linguagem visual com a qual todos estamos acostumados, o currículo de Rafael se mostra não apenas divertido, mas inteligente. 

*BÔNUS*

Submitted by Hendri Sudarman

Sobre o projeto: "Inspirado em Mies van der Rohe, que disse "menos é mais" [less is more], decidi fazer um currículo simples mas ainda assim, extraordinário. O uso de preto e branco passa a ideia de simplicidade, modernização e sofisticação. Mas então, como torná-lo interessante? "Less is more" se tornou "less is morse". O que é morse? É um método de transmitir informações em texto como uma série de sons, luzes ou clique que podem ser decodificados por uma pessoa ou equipamento. Assim, propus este CV como um jogo para o leitor." - Hendri
Por que o selecionamos: Mesmo que este projeto infrinja a maior parte das regras que citamos acima, foi muito receber esse CV. Ele imediatamente nos faz querer saber mais sobre as ideias de Hendri sobre arquitetura e projeto. O currículo é, na realidade, praticamente ilegível, mas a abordagem intrigante e inteligente do candidato fazem compensar.

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Os melhores currículos de arquitetura enviados por nossos leitores" 18 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793495/os-melhores-curriculos-de-arquitetura-enviados-por-nossos-leitores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.