Cine Fachada no Instituto Tomie Ohtake

O CINEFACHADA convida você para assistir a três grandes obras cinematográficas que exploram a relação com a arquitetura e as cidades: Meu Tio, de Jacques Tati; a série Causando na Rua, de Tata Amaral; e Vive L’amour, de Tsai Ming-Liang.

A mostra acontece nos dias 4 (quinta), 5 (sexta) e 6 (sábado) de agosto, ao ar livre, na área externa do Instituto Tomie Ohtake, aberta ao público.

Para apresentar os filmes, convidamos o arquiteto Ruy Ohtake, o arquiteto e professor Rubens Machado e a cineasta Tata Amaral, que faz na mostra a pré-estreia da série que dirigiu para o canal Cine Brasil TV. Os três convidados irão introduzir ao público as questões centrais de cada obra, antes das exibições, realizadas na fachada do Instituto Tomie Ohtake.
Em cada dia, as primeiras 30 pessoas que comparecerem à mostra ganham um par de ingressos para visitar a exposição Picasso: mão erudita, olho selvagem, em cartaz no Instituto Tomie Ohtake até 14 de agosto.

O CINEFACHADA é um dos desdobramentos da 3ª edição do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel, iniciativa de reconhecimento das produções arquitetônicas de maior destaque no Brasil realizadas por arquitetos de até 45 anos.

Confira a Programação:

Quinta 4 De Agosto | 19h30
Meu Tio, De Jacques Tati - Apresentado por Ruy Ohtake
1958 116’ Classificação Livre

Sexta 5 De Agosto | 19h30
Pré-Estreia Da Série Causando Na Rua, De Tata Amaral - Apresentado por Tata Amaral
Episódios "Viajou sem Passaporte, 3NÓS3 e TUPINÃODÁ, Causando na rua desde 1979”, “Expedição pela bacia do Rio Saracura por Iniciativa Rios e Ruas” e “Não Pise nos Mortos por Casadalapa”
2016 26’ Classificação Livre

Sábado 6 De Agosto | 19h30
Vive L’amour, De Tsai Ming-Liang - Apresentado por Rubens Machado
1994 118’ Classificação 14 Anos

Todas as sessões são gratuitas
Em caso de chuva o evento será cancelado.

Cortesia de Instituto Tomie Ohtake
Cortesia de Instituto Tomie Ohtake

SINOPSES

  • Meu Tio

Passando-se boa parte na residência da família de um importante fabricante de plásticos, a Villa Arpel, a história narra divertidamente a relação entre Monsieur Hulot, interpretado por Jacques Tati, e seu sobrinho. A casa em que mora a família do menino, exemplar da arquitetura modernista, é satirizada pela profusão de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, e pelo compromisso excessivo com a ordenação de seus espaços. Nada na casa ocorre organicamente e é, através de Hulot, que o contraste entre a casa e a vida na cidade torna-se evidente com uso de um humor peculiar.


  • Série Causando na Rua (Episódios 1, 2 e 7) 

Fazendo sua pré-estreia nesta mostra, Causando na Rua é uma série de 13 episódios de 26 minutos dirigida por Tata Amaral para o CINEBRASiLTV, canal de TV pago totalmente dedicado à produção brasileira independente. Cada episódio acompanha um coletivo que vê a rua como um espaço para arte. O Artivismo, ou ativismo artístico, traz propostas lúdicas e socialmente responsáveis de ressignificação do espaço público.

Episódio 1: Viajou sem passaporte
O primeiro episódio conta a história e a atuação dos coletivos que deram origem ao Artivismo praticado hoje no espaço público da cidade de São Paulo. Viajou sem Passaporte, 3NÓS3 e TUPINÃODÁ retomam suas trajetórias desde 1979 e estabelecem relações entre democracia e ocupação criativa das ruas.

Episódio 2: Rios e Ruas
O segundo episódio registra a iniciativa Rios e Ruas em uma expedição pela bacia do Rio Saracura, em São Paulo, desde o MASP até sua nascente. Os vestígios de rios canalizados são pintados, assim como os seus trajetos, discutindo sua revitalização e reabertura com o lema: “desenterrar os rios da consciência das pessoas”.

Episódio 7: Não Pise Nos Mortos por Casadalapa
O sétimo episódio registra a iniciativa Não Pise Nos Mortos, do coletivo Casadalapa, que desenha contornos de corpos no chão para discutir o alto número de assassinatos cometidos por policiais contra jovens, principalmente de origem negra e de baixa renda.

  • Vive L’amour

Em uma cidade marcada por um excessivo número de apartamentos desocupados, fruto de uma ação desenfreada do mercado imobiliário, é que se dá o encontro entre três personagens. Hsiao-kang, um adolescente de Taipei, que trabalha em um crematório, tem a cópia da chave de um apartamento que está à venda e faz dele seu santuário privado. Enquanto isso, May, uma sedutora agente imobiliária responsável pela venda do apartamento, realiza seus encontros sexuais com seu parceiro, Ah-jong. Sem que eles saibam, Hsiao-kang começa a espionar o jovem casal.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: " Cine Fachada no Instituto Tomie Ohtake" 03 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792799/cine-fachada-no-instituto-tomie-ohtake> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.