Pavilhão Vara, de Pezo von Ellrichshausen's na Bienal de Veneza, é um Labirinto de Formas Circulares

Pavilhão Vara, de Pezo von Ellrichshausen's na Bienal de Veneza, é um Labirinto de Formas Circulares

O Pavilhão Vara, de Pezo von Ellrichshausen para a Bienal de Veneza 2016, é descrito pelos arquitetos como "uma série de exteriores dentro de outros exteriores". Quebrando esse mistério, o que emerge é um complexo labiríntico de círculos - dez deles - formados com aço, cimento e gesso pintados, que coletivamente criam uma série de paredes, mas sem teto, formando assim um pavilhão que é aberto aos elementos de cima. O título do pavilhão, "Vara", que conta com 324 m², refere-se a uma unidade espanhola de medição, imprecisa e obsoleta, utilizada durante a conquista do país na América para rastrear e medir cidades. Cada um dos círculos do Pavilhão Vara é um diâmetro da unidade, variando de 2 a 11.

Pavilhão Vara, de Pezo von Ellrichshausen's na Bienal de Veneza, é um Labirinto de Formas Circulares - Mais Imagens+ 33

De acordo com os arquitetos, "a sequência resultante de espaços pode ser entendida tanto como um plano aberto tradicional - com vários acessos [mas] sem qualquer forma, hierarquia ou direção predominante - e também como um arranjo limitado de segmentos singulares." Os espaços internos variam de "concavidades estreitas e agudas" a "salas amplas, mas irregulares e convexas" e "de núcleos superexpostos a cantos escuros."

Planta Baixa

Pavilhão Vara, de Pezo von Ellrichshausen's na Bienal de Veneza, é um Labirinto de Formas Circulares - Mais Imagens+ 33

"Uma vez que acreditamos que arquitetura é uma forma de conhecimento, parece inevitável enfrentar um problema triangular (ou circular): que aquilo que conhecemos não é mais que um campo difuso de ideias disciplinares; que essas idéias estão se expandindo ao longo do tempo, e que nossa compreensão é limitada delas, e, portanto, do seu valor,e isso não pode ser totalmente transmitido aos diletantes ", explicam os arquitetos. "Uma resposta possível, supomos, encontra-se no potencial de meios básicos discretos para produzir um edifício bastante normal e familiar, um lugar único com capacidade ininteligível para se tornar algo mais do que aquilo que parece ser."

© Laurian Ghinitoiu

O Pavilhão Vara é parte da Bienal de Veneza 2016 e está em exibição no Giardini di Castello até 27 de novembro. O vídeo acima, filmado em 4K, faz parte de uma parceria entre o fotógrafo espanhol Jesús Granada e o ArchDaily. As imagens de Granada da Bienal podem ser obtidas em seu site, aqui.

© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

Cliente: XV Bienal de Arquitetura de Veneza (Curador: Alejandro Aravena)
Arquitetos: Pezo von Ellrichshausen (Mauricio Pezo e Sofia von Ellrichshausen)
Colaboradores: Susan Conger-Austin, Diego Perez, Anton Zu Knyphausen, Iven Peh, Daniel Andersson, Teresa Correia, Sarah Biffa, Thomas Patrix
Produção: Solo Galerie, Paris (Christian Bourdais e Eva Albarran)
Apoio: Knauf Build Beyond, Fundação Chile Profundo, Fundação Cosmos e Governo Chileno (Conselho Nacional de Cultura e Artes)
Construção: Impresa Edile Fabris Danilo, Padova

© Laurian Ghinitoiu

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gintoff, Vladimir. "Pavilhão Vara, de Pezo von Ellrichshausen's na Bienal de Veneza, é um Labirinto de Formas Circulares" [Pezo von Ellrichshausen's Vara Pavilion at the Venice Biennale is a Maze of Circular Forms] 14 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789457/pezo-von-ellrichshausens-vara-pavilion-at-the-venice-biennale-is-a-maze-of-circular-forms> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.