Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Kathmandu pelas lentes de Fernanda Antonio

Kathmandu pelas lentes de Fernanda Antonio

O Vale de Kathmandu foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1979. Nos sítios históricos, grande parte das edificações datam do período compreendido entre 1482 e 1768, quando, após a morte do Rei Yaksha Malla, o reino do Nepal se dividiu em três: Kathmandu, Bhaktapur e Patan. A rivalidade entre os novos reinos causou conflitos e desastres, mas também proporcionou um período de ouro, pois os três reinos buscavam se superar em termos de arquitetura e arte.

Após a dinastia Malla (1200 - 1768), o país passou pelas eras Shah (1768 - 1846) e Rana (1846 - 1951), que estabeleceram o domínio Hindu no Nepal. Durante este período houve também um isolamento do Nepal, graças ao qual a cultura e o patrimônio do país se mantiveram preservados de influências estrangeiras.

Arredores da Kathmandu Durbar Square. Image © Fernanda Antonio Arredores da Kathmandu Durbar Square. Image © Fernanda Antonio Rituais hindus no Templo de Krishna, em Patan. Image © Fernanda Antonio Cenário urbano em Kathmandu. Image © Fernanda Antonio Antiga edificação com as características janelas entalhadas da arquitetura Newar  em Patan. Image © Fernanda Antonio Antiga edificação com as características janelas entalhadas da arquitetura Newar  em Swayambhunath. Image © Fernanda Antonio Arredores de Mangal Bazaar de Patan. Image © Fernanda Antonio Cenário urbano em Kathmandu. Image © Fernanda Antonio + 58

A mostra ‘Nepal: fé e caos’ traz registros fotográficos de Kathmandu, capital do Nepal, e de seus arredores. As imagens são de autoria da arquiteta e fotógrafa Fernanda Antonio e foram feitas em dezembro de 2014, período anterior ao terremoto de 25 de abril de 2015, que assolou o país e destruiu grande parte de seu patrimônio.

Arredores do sítio histórico de Bhaktapur. Image © Fernanda Antonio Arredores do sítio histórico de Bhaktapur. Image © Fernanda Antonio Dakh Chok em Patan. Image © Fernanda Antonio Telhados de templos e santuários típicos da arquitetura Newar e, ao fundo,  entorno urbano da Kathmandu Durbar Square. Image © Fernanda Antonio Torre Basantput, Kathmandu Durbar Square – construída em 1770. Image © Fernanda Antonio Arredores do sítio histórico de Bhaktapur. Image © Fernanda Antonio Templo Siddhilakshmi em Bhaktapur. Image © Fernanda Antonio Edificações erguidas em meio a áreas de cultivo próximo à Kathmandu. Image © Fernanda Antonio + 58

Tendo por objetivo difundir as belezas e a rica cultura do Nepal, a mostra fotográfica traz imagens dos três antigos reinos do Vale de Kathmandu, de importantes templos, palácios, das stupas budistas, e também da paisagem do Nepal que pode ser contemplada entre Kathmandu e Nagarkot, localidade que possui mirantes estratégicos para observar os Himalaias.

Entorno do sítio histórico de Patana. Ao fundo o Templo de Krishna. Image © Fernanda Antonio Rituais hindus no Templo de Krishna, em Patan. Image © Fernanda Antonio Crianças em fila e o templo Vastala Devi ao fundo, em Bhaktapur. Image © Fernanda Antonio Entorno do sítio histórico de Patana. Ao fundo o Templo de Krishna. Image © Fernanda Antonio Vista geral do Mangal Bazaar de Patan/Lalitpur (esq-dir): Sino Taleju; Templo  Harishankar/Shankar Naryan; Templo Degutale. Image © Fernanda Antonio Templo Harishankar ou Shankar Narayan em Patan. Image © Fernanda Antonio Vista geral de Bhaktapur, com o Palácio das 55 Janelas ao fundo. Image © Fernanda Antonio Vista geral do Mangal Bazaar de Patan/Lalitpur (esq-dir): Sino Taleju; Templo  Harishankar/Shankar Naryan; Templo Degutale. Image © Fernanda Antonio + 58

São também retratadas áreas da capital nepalesa configuradas a partir de uma expansão urbana que ocorre sem planejamento, resultando em um cenário que pode ser considerado caótico para os padrões ocidentais, mas que para a fotografia é um tanto instigante. O conjunto de imagens selecionadas busca estabelecer um contraponto poético entre a fé e o caos.

Exposição "Nepal: fé e caos"

  • Data: de 9 a 21 de maio
  • Local: Pró Cultura - Casa das Artes Regina Simonis
  • Endereço: Rua Marechal Floriano, 651, Santa Cruz do Sul - RS

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Kathmandu pelas lentes de Fernanda Antonio" 10 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787102/kathmandu-pelas-lentes-de-fernanda-antonio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.