Jean Pierre Crousse comenta detalhes do Pavilhão do Peru na Bienal de Veneza 2016

Em dezembro de 2015, Jean Pierre Crousse foi selecionado -- juntamente com Sandra Barclay -- curador do Pavilhão do Peru na próxima Bienal de Arquitetura de Veneza, assumindo o desafio de compartilhar com o resto do mundo as experiências arquitetônicas que estão se ocupando das problemáticas urbanas e sociais mais urgentes em seu país.

Na exposição internacional, que acontecerá entre os dias 28 de maio e 27 de novembro deste ano, a dupla de curadores apresentará em detalhe o Plan Selva, um projeto de escolas modulares que se torna relevante por ser a primeira vez em 50 anos que o espaço confia à arquitetura um papel importante na mudança das condições sociais do país. 

No Peru, a amazônia sempre foi nossa fronteira geográfica, física e mental. O habitante peruano médio, que é ocidental, viu a amazônia a partir de um ponto de vista domesticador, como um território a ser conquistado. O que estamos tentando mostrar é que esta fronteira está mudando. (...) Estas escolas estão criando os primeiros espaços onde este encontro de dois mundo poderá ocorrer.

Nesta entrevista, Jean Pierre Crousse nos conta como os arquitetos peruanos estão paulatinamente ampliando seu âmbito de ação para assumir estes desafios, além de mostrar detalhes exclusivos do pavilhão que representará o Peru na próxima Bienal de Veneza.

Para saber como será a exposição peruana, veja a galeria de imagens a seguir.

PROJETO "PLAN SELVA" (2015)
Chefe de projeto: Elizabeth Añaños
Equipe: Militza Carrillo, Miguel Chavez, Sebastián Cillóniz, Alvaro Echevarria, Gino Fernandez, Claudia Flores, Luis Miguel Hadzich, Daisuke Izumi, Alfonso Orbegoso, Carlos Tamayo, Alejandro Torero, Karel Van Oordt, José Luis Villanueva.

Projeto "Plan Selva", Condições Territoriais
Projeto "Plan Selva", Poucas unidades modulares para centenas de escolas
Projeto "Plan Selva", Tipologías Montadas
Projeto "Plan Selva", Implementação dos espaços abertos
Projeto "Plan Selva", Kit de Piezas
Projeto "Plan Selva", Corte
Proyecto "Plan Selva", adaptación a las condiciones de inundación del Amazonas. Image Cortesía de Ministerio de Educación

"PLAN SELVA" EM CONSTRUÇÃO (2016)
Rioja, Valle de Alto Mayo, PerU

© Claudia Flores
© Militza Carrillo

AMAZOGRAMAS (2015)
Roberto Huarcaya

Amazogramas. Imagem © Roberto Huarcaya

JOVEm SHAWI
Escola Pública da Comunidae de Fray Martín, Loreto, Peru / Musuk Nolte

Jovem Shawi na Escola Pública da Comunidade de Fray Martín, Loreto, Peru. Imagem © Musuk Nolte

PAVILHÂO PERUANO (2016)
Barclay&Crousse

Espaço expositivo "El Fracaso de la Domesticación"

Pabellón de Perú, Espacio de Exhibición "El fracaso de la domesticación". Image Cortesía de Barclay & Crousse

Espaço expositivo "Escuelas del Plan Selva"

Pabellón de Perú, Espacio de Exhibición "Escuelas del Plan Selva". Image Cortesía de Barclay & Crousse

Entrevista realizada por José Tomás Franco, editor de conteúdo do ArchDaily en Español.

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Jean Pierre Crousse comenta detalhes do Pavilhão do Peru na Bienal de Veneza 2016" [Jean Pierre Crousse entrega detalles del Pabellón Peruano para la Bienal de Venecia 2016] 06 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786663/jean-pierre-crousse-mostra-detalhes-do-pavilhao-do-peru-na-bienal-de-veneza-2016> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.