i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Porto
  4. Itália
  5. Zaha Hadid Architects
  6. 2016
  7. Terminal Marítimo de Salerno / Zaha Hadid Architects

Terminal Marítimo de Salerno / Zaha Hadid Architects

Terminal Marítimo de Salerno / Zaha Hadid Architects
© Hélène Binet
© Hélène Binet

© Hélène Binet © Hélène Binet © Hélène Binet © Hélène Binet +25

  • Equipe de Projeto

    Vincenzo Barilari, Andrea Parenti, Anja Simons, Giovanna Sylos Labini, Cedric Libert, Filippo Innocenti, Paolo Zilli, Lorenzo Grifantini,
  • Equipe de Concurso

    Paola Cattarin, Sonia Villaseca, Christos Passas, Chris Dopheide
  • Arquiteto Local

    Interplan Seconda - Alessandro Gubitosi
  • Orçamento

    Building Consulting - Pasquale Miele
  • Engenharia Estrutural

    Ingeco - Francesco Sylos Labini, Ove Arup & Partners (prelim. design) - Sophie Le Bourva
  • Instalações

    Macchiaroli and Partners - Roberto Macchiaroli, Itaca srl - Felice Marotta, Ove Arup & Partners (prelim. design)
  • Engenharia de Transporte Marítimo

    Ove Arup & Partners (Londres) - Greg Heigh
  • Iluminação

    Equation Lighting Design (Londres) - Mark Hensmann
© Hélène Binet
© Hélène Binet

Do arquiteto. Inaugurado em 25 de abril de 2016, o novo Terminal Marítimo de Salerno projetado por Zaha Hadid Architects é parte integrante do plano urbanístico da cidade. Iniciado pelo prefeito Vincenzo De Luca, agora governador da região Campania, e terminado pelo prefeito Vincenzo Napoli, o plano diretor de 1993 trouxe focos de desenvolvimento através de projetos e programas essenciais para a regeneração social, econômica e ambiental de Salerno. Como parte deste plano, Zaha Hadid Architects ganhou o concurso internacional em 2000 para projetar o novo terminal.

Implantação
Implantação

Localizado no cais público que se estende até o porto de Salerno e da marina, o novo terminal marítimo gera uma continuidade na relação da cidade com o mar e estabelece novas ligações; conectando ricas tradições marítimas de Salerno com seu tecido urbano histórico e para além das colinas que emolduram a cidade.

© Hélène Binet
© Hélène Binet

Como uma ostra, uma casca assimétrica protege os elementos suaves do interior; abrigando passageiros do intenso sol do Mediterrâneo durante a temporada turística.

© Hélène Binet
© Hélène Binet

O novo terminal marítimo é composto por três componentes interligados principais: escritórios administrativos de controle de fronteiras e companhias de navegação, o terminal de balsas internacionais e navios de cruzeiro ao redor do mundo e o terminal para balsas locais e regionais.

© Hélène Binet
© Hélène Binet
Plantas Baixas
Plantas Baixas
© Hélène Binet
© Hélène Binet

O cais gentilmente se eleva conforme os passageiros se aproximam do terminal ao chegarem da cidade, o caminho se inclina gradualmente através de rampas para levar ao nível mais alto de embarque de grandes navios e balsas. O arranjo interior do terminal orienta e conduz os passageiros através de uma sequência de espaços interiores que correm um para o outro e estão organizados em torno de pontos focais, como o restaurante e a sala de espera.

© Hélène Binet
© Hélène Binet

Os passageiros de balsas locais e regionais se movem através do terminal rapidamente, entram pelo térreo e sobem através de rampas para chegar à entrada superior e os navios. Os passageiros que viajam em balsas internacionais e navios de cruzeiro são guiados sem problemas através do check-in, segurança e controles aduaneiros para o navio.

Cortes
Cortes

À noite, o brilho do terminal perto da entrada do porto agirá como um farol para o porto, saudando os visitantes.

© Hélène Binet
© Hélène Binet

O novo terminal opera, tanto funcional e visualmente, como uma transição suave entre a terra e o mar; uma formação de terra costeira que medeia entre sólido e líquido.

Dos seus terraços e janelas, o terminal oferece vistas espetaculares sobre a Costa Amalfitana, o Golfo de Salerno e Cilento. Positano, Capri, Paestum e Pompeia, também estão próximos. O novo terminal melhorará a acessibilidade e experiência para os visitantes das renomadas atrações culturais e naturais da região.

© Hélène Binet
© Hélène Binet

O novo Terminal Marítimo de Salerno permitirá que o porto de Salerno aumente o fluxo de balsas e navios de cruzeiro em 500.000 passageiros adicionais por ano, o que criaria até 2.000 novos postos de trabalho no setor de hotéis da cidade, serviços e comércio.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Terminal Marítimo de Salerno / Zaha Hadid Architects" [Salerno Maritime Terminal / Zaha Hadid Architects] 26 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <http://www.archdaily.com.br/br/786238/terminal-maritimo-de-salerno-zaha-hadid-architects>
Ler comentários

0 Comentários

···

Comentários estão fechados

Ler comentários