Abertas as inscrições do 3º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel

O Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel dão continuidade ao mapeamento da produção arquitetônica contemporânea, ao destacar projetos que promovam debates acerca das formas urbanas atuais nos seus diversos aspectos, como mobilidade, habitação, relação entre espaços públicos e privados, paisagens naturais e construídas, sustentabilidade, entre tantos outros desafios.

Para esta terceira edição, as inscrições devem ser feitas online, de 29 de fevereiro a 10 de abril, no site do Instituto Tomie Ohtake, no qual encontram-se informações completas sobre a premiação, como edital, plataforma de inscrição etc.

Faz parte do Prêmio realizar atividades que ampliem a discussão sobre urbanismo e arquitetura contemporânea. Marcante nesta edição será o Simpósio “Narrativas de uma Prática”, no dia 17 de março, com a presença de importantes arquitetos brasileiros e internacionais, como o português Eduardo Souto de Moura, ganhador do Prêmio Pritzker de 2011.

Uma Mostra de Filmes sobre arquitetura, que serão projetados na fachada do edifício que abriga o Instituto Tomie Ohtake, também está na programação paralela, assim como ações educativas voltadas a crianças e jovens, que têm por objetivo promover uma discussão arquitetônica na escala da cidade e levantar questões sobre a relação das pessoas com os espaços que as cercam.

 PRÊMIO

O Prêmio é exclusivamente destinado a arquitetos brasileiros ou estrangeiros que vivam no Brasil há pelo menos dois anos, com até 45 anos de idade, e projetos arquitetônicos construídos durante os últimos oito anos. Arquitetos, escritórios de arquitetura ou coletivos de arquitetos podem se inscrever com mais de um projeto, o que contribui para demonstrar um panorama da arquitetura brasileira nos seus mais variados contextos.

Os dez projetos finalistas participam da exposição na sede do Instituto Tomie Ohtake (de 23 de junho a 7 de agosto de 2016), quando serão anunciados os três vencedores (23 de junho). Os arquitetos responsáveis pelos três projetos mais destacados serão premiados com viagens internacionais para Dubai, Emirados Árabes Unidos (1° colocado), Varsóvia, Polônia (2° colocado) e Santiago, Chile (3° colocado).

Nesta edição, a comissão de jurados é composta pelos especialistas Gianfranco Vannucchi, Carlos Vainer, Daniel Corsi e Priscyla Gomes.

Em 2015, o arquiteto Pedro Varella (Escritório Grua Arquitetura) foi o grande vencedor com o projeto Cota 10 (Rio de Janeiro, RJ, 2015). “O prêmio teve um efeito muito positivo para mim e para meus colegas, mas sua contribuição mais significativa certamente está para além disso. Com um corpo de jurados extremamente qualificado e uma organização exemplar, o Instituto Tomie Ohtake, com o Prêmio de Arquitetura, se posiciona como um importante articulador no debate sobre as possibilidades de atuação dos arquitetos nas cidades de hoje”, declara Varella.

O segundo lugar foi para o projeto Estúdio Madalena (São Paulo, SP, 2014) de Anderson Freitas, Pedro Barros e Acácia Furuya (Escritório Apiacás Arquitetos), enquanto Eduardo Crafig Ferreira de Assis (Escritório SIC Arquitetura) ficou em terceiro com o projeto Alojamento para Estudantes – Ciudad del Saber (Ciudad de Panamá, Panamá, 2013).

O Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2016 é resultado de uma parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel que se insere dentro das perspectivas do Instituto como um centro cultural compromissado com o estudo e a divulgação das artes plásticas, arquitetura e design contemporâneos.

“Nós, da AkzoNobel, temos orgulho em fortalecer esta parceria com o Instituto, essencial para dar visibilidade aos projetos urbanísticos e estimular seu reconhecimento, fomentando o desenvolvimento de soluções cada vez mais inovadoras”, afirma Heder Frigo, diretor da AkzoNobel no Brasil.

Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2016

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Abertas as inscrições do 3º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel " 29 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782507/inscricoes-abertas-para-o-premio-de-arquitetura-instituto-tomie-ohtake-akzonobel-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.