Novo Ludgate / Fletcher Priest Architects + Sauerbruch Hutton Architects

Novo Ludgate / Fletcher Priest Architects + Sauerbruch Hutton Architects - Imagem 2 de 26Novo Ludgate / Fletcher Priest Architects + Sauerbruch Hutton Architects - Imagem 3 de 26Novo Ludgate / Fletcher Priest Architects + Sauerbruch Hutton Architects - Imagem 4 de 26Novo Ludgate / Fletcher Priest Architects + Sauerbruch Hutton Architects - Imagem 5 de 26Novo Ludgate / Fletcher Priest Architects + Sauerbruch Hutton Architects - Mais Imagens+ 21

  • Arquiteto Paisagista: Gustafson Porter
  • Planejamento: Cidade de London
  • Gestão: Gleeds
  • Consultoria Estrutural: Waterman
  • Consultoria Serviços: Waterman
  • Consultoria Prevenção Incêndio: Arup
  • Construção: Skanska
  • Consultoria Iluminação: Speirs & Major Associates Ltd
  • Consultoria Acústica: Hann Tucker Associates
  • Consultoria Acessos: Buro Happold
  • Cidade: Londres
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
Novo Ludgate / Fletcher Priest Architects + Sauerbruch Hutton Architects - Imagem 6 de 26
One New Ludgate, Fletcher Priest Architects . Imagem © Timothy Soar

Descrição enviada pela equipe de projeto. O 'Novo Ludgate’ é a transformação de uma antiga quadra da cidade em um novo distrito, repleto de vida. Estabelece um diálogo entre dois edifícios complementares enquanto reinstala e qualifica o domínio público no seu entorno e estabelece novas rotas ao longo de uma quadra de Londres.

É, em sua essência, um nova parcela da cidade. É um terreno repleto de história; daqui o Belle Sauvage deu as boas vindas ou se despediu de inúmeros viajantes reais e imaginários; Pocahontas e os primeiros rinocerontes de Londres passaram por aqui. Mais tarde, engenheiros de ferrovias instalaram um viaduto de ferro que atravessava Ludgate Hill, e o local ainda foi cenário de destruiçoes da Segunda Guerra Mundial, que o deixou em ruínas.

Novo Ludgate / Fletcher Priest Architects + Sauerbruch Hutton Architects - Imagem 8 de 26
One New Ludgate, Fletcher Priest Architects . Imagem © Timothy Soar

No lugar da antiga muralha da cidade em Ludgate Hill estava alguns edifícios comerciais dos anos de 1980, o edifício mais alto destes que havia violado as restrições de altura do corredor de visão de Primrose Hill, e que oferecia pouco em termos de utilidade pública, com uma arcada massiva em seus pavimentos mais baixos.

À Fletcher Priest foi solicitado para planejar a região por Land Securities, separando em dois edifícios comerciais de proporções de uma quadra - 30 Old Bailey ao norte, projetado por Sauerbruch Hutton com Fletcher Priest como arquiteto executivo, e 60 Ludgate Hill, projeto de Fletcher Priest.

Novo Ludgate / Fletcher Priest Architects + Sauerbruch Hutton Architects - Imagem 9 de 26
New Ludgate, Planta de Cobertura © Fletcher Priest Architects

Com a criação de uma nova passagem entre os dois - um percurso nomeado Belle Sauvage em homenagem à estalagem do século XV que operava nas proximidades, o esquema também pode conformar um novo espaço livre a leste que oferece abundante sol na hora do almoço para trabalhadores dos escritórios próximos e o público em geral. A praça aqui é definida por fachadas e se relaciona com a fachada oposta existente, em estilo vitoriano.

No entorno do terreno, várias linhas, grades e vistas foram reabilitadas e melhoradas, como a rota de procissão para a entrada ocidental da Catedral St Paul.

Novo Ludgate / Fletcher Priest Architects + Sauerbruch Hutton Architects - Imagem 7 de 26
foyer de Two New Ludgate, Saierbruch Hutton. Imagem © Jan Bitter

Isto, aliado a volumetria do conjunto e a curva da rua, foi gerado pelo corredor de visualização da Catedral de St Paul, enquanto a ideia do projeto principal era restabelecer a ligação das pistas da cidade antiga vindas de Farringdon, construindo em um terreno com muita história e onde o Rio Fleet costumava correr.

Os 15.330 m² do edifício 60 Ludgate Hill compreende nove pavimentos além do térreo, onde estão bares e lojas com grandes vitrines. O edifício utiliza um conceito de fachada de um grid de alvenaria que protege dos raios solares e reflete luz indireta para os restante do edifício, e quando visto obliquamente da rua, confere solidez ao edifício. 

Novo Ludgate / Fletcher Priest Architects + Sauerbruch Hutton Architects - Imagem 4 de 26
New Ludgate, aerial view. Imagem Cortesia de Fletcher Priest Architects, Sauerbruch Hutton Architects

Estrutura pré-fabricada de detalhamento simples respeitam os vizinhos e suportam as esquadrias do piso ao teto, enquanto que vidros cor de âmbar são utilizados na ambiência das fachadas da piazzeta no novo espaço público. Aqui, árvores adultas proporcionam sombra e conexão visual para Belle Sauvage. Painéis com células foltovoltaicas se alinham na cobertura verde.

60 Ludgate Hill também possui grande quantidade de espaço externo privativo, acessível a partir de cada pavimento. Isso inclui varandas recuadas e um extenso terraço com orientação sul com vistas sem interrupções da Catedral, com o paisagismo de Gustafson Porter.

Novo Ludgate / Fletcher Priest Architects + Sauerbruch Hutton Architects - Imagem 14 de 26
One New Ludgate, Corte © Fletcher Priest Architects

Lojas e restaurantes ocupam o térreo enquanto a passagem com pavimento em pedra York se mescla com piso composto e granito escuro para direcionar fluxos de pedestre para os interiores da quadra. Em termos de sustentabilidade, ambos os edifícios obtiveram selo Excelente de BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Methodology).

A colaboração entre a equipe multidisciplinar ajudou o processo de planejamento e locação com ambas as equipes ajudando a obter uma passagem direta através do sistema de planejamento. Houve uma série de ganhos para a cidade, incluindo a restauração de domínio público, calçadas mais largas, o novo elemento do espaço público, e a reintegração da visualização de St Paul.

Novo Ludgate / Fletcher Priest Architects + Sauerbruch Hutton Architects - Imagem 5 de 26
Two New Ludgate, Sauerbuch Hutton. Imagem © Jan Bitter

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Londres, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Novo Ludgate / Fletcher Priest Architects + Sauerbruch Hutton Architects" [New Ludgate / Fletcher Priest Architects + Sauerbruch Hutton ] 12 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776590/novo-ludgate-fletcher-priest-architects-plus-sauerbruch-hutton-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.