A Acierno, marca italiana de móveis de design projetados por arquitetos, comemora 50 anos com inauguração de concept store em São Paulo

Recém-chegada a São Paulo, em um amplo imóvel em Pinheiros, a Acierno coloca sob o mesmo teto a sua exclusiva linha de móveis de design italiano e desenhados por arquitetos de diversas nacionalidades, artigos para o lar, moda, gastronomia e arte.

O DNA é italiano, mas agora o sangue é brasileiro: os móveis Acierno fabricados no Brasil unem a assinatura de arquitetos europeus consagrados a madeiras nacionais de origem sustentável; e conseguem conciliar um padrão de qualidade entre os mais exigentes ao mundo com um posicionamento de preços mais justos.

Marca italiana inaugura concept store em Pinheiros para reunir o melhor do design, gastronomia, moda e arte. Image © Via Acierno

O espaço, reformado pela equipe da Acierno em parceria com Lazzarini Pickering Architects, tem inspiração nova-iorquina e funciona também como galeria de arte. A exposição inaugural apresenta uma seleção de imagens do fotógrafo italiano Pucci Scafidi, que retrata as cores das ilhas Eólias, na Sicília, além de uma mostra em preto e branco na qual as imagens de Londres e Paris de Pucci dialogam com o arquivo histórico de imagens da Sicília das décadas de 50 e 60, assinadas pelo pai e pelo tio de Pucci, também fotógrafos. Todas as imagens são inéditas no Brasil.

Confira o calendário de comemorações do evento

“1965-2015: 50 anos de tradição e inovação”
22 de outubro: Coquetel para arquitetos e imprensa
23 de outubro: Palestras para estudantes de arquitetura e design
24 e 25 de outubro: Atelier Acierno aberto ao público: fotografia, escultura, chocolate, marcenaria, cerâmica, pâtisserie, food trucks, cerveja e vinhos.
Endereço: Rua Francisco Leitão 116, Pinheiros, São Paulo
Informações e inscrições: 50anos@acierno.com.br

Acierno e Sustentabilidade

Em três anos de desenvolvimento, a Acierno desenhou e implementou um ciclo de abastecimento de madeira que garante que 100% dela seja estritamente conforme aos planos de manejo sustentável, e que seja madeira nativa.

Eles inverteram o ciclo: em vez de pedir ao arquiteto para escolher a madeira e depois ir buscá-la, eles vão diretamente à madeireira, verificam seu plano de manejo e conduta geral, escolhem cada uma as toras já presentes no pátio (que são do plano aprovado pelo Ibama), serram e armazenam. E só depois decidem qual madeira servirá para qual série de qual peça.

Matéria prima de Acierno: madeiras . Image © Via Acierno

Isto implica que nem sempre pode-se garantir que uma dada peça possa ser realizada em uma dada essência. Mas em troca, abre-se um mundo inteiro de essências novas e exóticas e um universo de séries limitadas, peças exclusivas e numeradas, sempre tendo 100% de garantia de que a madeira é realmente sustentável. Porque não é simplesmente certificada: é escolhida, controlada, e garantida pela equipe Acierno.

A escolha da sustentabilidade significa também, para Acierno, investir diretamente em uma produção própria em Rondônia. Produzir perto da fonte de madeira permite criar empregos, cultura de manejo sustentável, transportar menos peso e emitir menos carbono, já que o produto final pesa muito menos do que as toras, e principalmente criar um relacionamento profundo com as madeireiras, melhorando a visibilidade sobre os padrões ambientais e sociais delas.

Prateleira Dadà . Image © Via Acierno

O ArchDaily Brasil tem o prazer de dar as boas-vindas ao novo parceiro Acierno que será parte importante de Materials, nosso Catálogo de Produtos.

A Acierno nasceu em 1965, em Palermo, na Itália, e desde 1986 vem se unindo a um time internacional de arquitetos (já colaboraram com Acierno atéos portugueses Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, ambos vencedores do Pritzker Prize) para criar um catálogo de peças expostas e premiadas no Salone del Mobile di Milano.

Para saber mais acesse o Catálogo de Produtos Acierno em Materials, ou vá diretamente a www.acierno.com.br

Sobre este autor
Cita: Materials. "A Acierno, marca italiana de móveis de design projetados por arquitetos, comemora 50 anos com inauguração de concept store em São Paulo" 15 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774926/a-acierno-marca-italiana-de-moveis-de-design-projetados-por-arquitetos-comemora-50-anos-com-inauguracao-de-concept-store-em-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.