Micro-apartmento em Berlim / spamroom + johnpaulcoss

Micro-apartmento em Berlim / spamroom + johnpaulcoss - Imagem 2 de 20Micro-apartmento em Berlim / spamroom + johnpaulcoss - Imagem 3 de 20Micro-apartmento em Berlim / spamroom + johnpaulcoss - Imagem 4 de 20Micro-apartmento em Berlim / spamroom + johnpaulcoss - Imagem 5 de 20Micro-apartmento em Berlim / spamroom + johnpaulcoss - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: johnpaulcoss, spamroom
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  21
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ringo Paulusch
Mais informaçõesMenos informações
Micro-apartmento em Berlim / spamroom + johnpaulcoss - Imagem 3 de 20
© Ringo Paulusch

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desta reforma de apartamento no distrito de Moabit em Berlim, não tinha apenas o desafio de atualizar um edifício do começo dos anos 1900, como incluiu o elemento extra de sua encantadora pequena dimensão - com apenas 21 m².

Micro-apartmento em Berlim / spamroom + johnpaulcoss - Imagem 5 de 20
© Ringo Paulusch

Como muitos edifícios de sua época, o layout original do apartamento possuía dois ambientes muito pequenos, mas separados, provavelmente um deles era uma cozinha, com um banheiro compartilhado localizado em um anexo no térreo. Em um esforço para modernizar a planta, um proprietário anterior havia substituído a antiga cozinha com um banheiro privativo mais conveniente. Isto teve o efeito adicional de desequilíbrio das proporções globais de espaço de estar / dormitório / cozinha / área de serviço no apartamento.

Micro-apartmento em Berlim / spamroom + johnpaulcoss - Imagem 16 de 20
© Ringo Paulusch

O desafio deste apartamento agora desproporcional era recalcular as necessidades de um ocupante contemporâneo e de alguma forma re-distribuir o espaço dentro das paredes externas estruturais do apartamento de forma equilibrada e ao fazê-lo, a maximizar o potencial de cada centímetro disponível.

Micro-apartmento em Berlim / spamroom + johnpaulcoss - Imagem 17 de 20
Planta Térreo

Um quandro em branco era a única solução para que todas as paredes internas fossem removidas assim como todas as camadas de superfícies dos anos anteriores.

Micro-apartmento em Berlim / spamroom + johnpaulcoss - Imagem 13 de 20
© Ringo Paulusch

Para os clientes, o apartamento recém renovado incluiria uma área proporcionalmente confortável de estar/dormir, uma pequena porém equipada cozinha com bastante espaço de armazenamento e conveniências modernas, um banheiro completo e espaço de armazenamento discreto para suprir as necessidades dos novos usuários e alguns toques e influências Jugendstil, referenciando o período em que o apartamento foi construído.

Micro-apartmento em Berlim / spamroom + johnpaulcoss - Imagem 8 de 20
© Ringo Paulusch

As tábuas originais do piso antes negligenciadas foram descobertas, restauradas e lavadas com pintura branca, substituindo tábuas onde fosse necessário, além de um novo forro que substituiu o antigo e todas as instalações sanitárias que foram reequipadas e modernizadas para proporcionar ao apartamento uma confortável vida futura.

Micro-apartmento em Berlim / spamroom + johnpaulcoss - Imagem 18 de 20
Planta Mezanino

Devido à pequena metragem da planta, foi necessário repensar a capacidade espacial. A exemolo de seu Altbau, que proporcionava a altura do pé direito. Isso incluiu o empilhamento de alguns elementos do programa para ganhar algum espaço adicional.

Micro-apartmento em Berlim / spamroom + johnpaulcoss - Imagem 10 de 20
© Ringo Paulusch

As paredes do banheiro e o teto foram construídas com a menor altura interna para reapropriar este espaço extra sobre o banheiro e hall de entrada. A parte superior do teto agiria como um deck para um mezanino confortável com a cama, além de um espaço extra de armazenamento, liberando assim espaço no térreo para outros itens do briefing.

Micro-apartmento em Berlim / spamroom + johnpaulcoss - Imagem 20 de 20
Corte
Micro-apartmento em Berlim / spamroom + johnpaulcoss - Imagem 12 de 20
© Ringo Paulusch

A estrutura deste banheiro de 2 m² foi chave para o projeto, assim como a maioria dos outros elementos espaciais relacionados com ele,como o mezanino ou ainda os armários de cozinha, o nicho de entrada e uma porta de correr para o banheiro. Os novos elementos foram projetados para se encaixar no apartamento sem alterar a fachada externa ou o teto, para dar continuidade espacial de superfícies e para dar à elas uma identidade espacial. Este ambiente dentro de outro serviu para ativar todas as áreas adjacentes, dando à elas identidades espaciais.

Micro-apartmento em Berlim / spamroom + johnpaulcoss - Imagem 6 de 20
© Ringo Paulusch

Uma estrutura metálica parcialmente em balanço foi utilizada para levantar as paredes e o teto do banheiro. Vigas de 8cm, vistas do hall de entrada foram escolhidos para reduzir a camada referente ao teto do banheiro para o piso do mezanino, para assim ganhar centímetros utilizáveis no ambiente acima.

Micro-apartmento em Berlim / spamroom + johnpaulcoss - Imagem 14 de 20
© Ringo Paulusch

A estrutura metálica permite que o teto do banheiro possua alguma luz natural através de uma grande claraboia. A altura extra oferece um refúgio espacial em um apartamento antes bastante compacto e assim como em outras áreas do projeto, faz uso das duas janelas no espaço principal através de luz natural refletida.

Micro-apartmento em Berlim / spamroom + johnpaulcoss - Imagem 15 de 20
© Ringo Paulusch

Na área de mezanino, a claraboia elevada do banheiro emoldura o espaço para um lado proporcionando uma prateleira para livros e uso do laptop, sem bloquear as vistas e a luz das duas janelas. Uma robusta e elegante escada, com espessura de 5 milímetros em aço apoiada na parede estrutural adjacente atua como ponte entre nível inferior com piso original e o novo nível superior compacto do aparatamento. Ao invés de usar uma escada ou uma solução temporária a reduzida escadaria pode atuar como um lugar para armazenar livros durante o dia ou pode ser usada como uma plataforma de acesso para um segundo armário com o comprimento do pé direito empilhado verticalmente acima do guarda-roupa principal abaixo, novamente fazendo uso da altura total da sala através do empilhamento das necessidades programáticas.

Micro-apartmento em Berlim / spamroom + johnpaulcoss - Imagem 9 de 20
© Ringo Paulusch

Abaixo, o espaço de estar mantém a proporção original do apartamento e age como um ponto central de orientação do plano com vistas para o hall de entrada de um lado, a cozinha do o outro e o mezanino acima. Este espaço central de dimensões generosas foi deixado livre para ser ocupado e personalizado pelo cliente, uma vez que todas as outras funções são desempenhadas perifericamente.

O peitoril da janela nesta área foi estendido um pouco para se tornar uma mesa de trabalho com vista para o pátio; na cozinha, o outro peitoril da janela torna-se uma prateleira útil para as plantas. A cozinha com armários em tons claros, embora de tamanho compacto, abriga todas as conveniências e aparelhos necessários de uma cozinha moderna, mas de forma reduzida. Amplo armazenamento é fornecido a partir dos armários aéreos, envolvendo inclusive a esquina para a área da sala de estar. A porta de correr do banheiro para o corredor de entrada atua como a única porta que divide ambientes do apartamento.

Micro-apartmento em Berlim / spamroom + johnpaulcoss - Imagem 11 de 20
© Ringo Paulusch

Dentro do banheiro, o mobiliário está organizado para ser o mais compacto possível, sem comprometer a sua função. A pia (com armazenamento abaixo) e chuveiro possuem tamanhos generosos, apesar da pequena área. O jogo de luz natural e espelhos cria um sentimento muito maior de proporção.

Micro-apartmento em Berlim / spamroom + johnpaulcoss - Imagem 4 de 20
© Ringo Paulusch

Desde o início do projeto, os clientes queriam incorporar elementos de Jugendstil (Art Nouveau) como elementos decorativos. Azuleijos azuis Jugendstil foram combinados com azulejos em tons bejes acrescentando caráter ao pequeno banheiro.

Micro-apartmento em Berlim / spamroom + johnpaulcoss - Imagem 2 de 20
© Ringo Paulusch

O objetivo geral do projeto era transformar um apartamento que era desconfortavelmente desproporcional e para criar um espaço bem estruturado, repleto de luz e com sobreposição de funções horizontalmente e verticalmente dentro dos limites de um estúdio. Um espaço que o cliente poderia felizmente chamá-lo de lar e potencialmente atuar como um modelo para dilemas espaciais urbanos semelhantes, à medida que o espaço torna-se cada vez mais raro em nossas cidades.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Stephanstraße 23, 10559 Berlim, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Micro-apartmento em Berlim / spamroom + johnpaulcoss" [Micro-apartment in Berlin / spamroom + johnpaulcoss] 12 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773075/micro-apartmento-em-berlim-spamroom-plus-johnpaulcoss> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.