ARKxSITE anuncia os vencedores do concurso para o Centro de Artes em Portugal

A ARKxSITE anunciou os vencedores de seu concurso e ideias para um Centro de Artes hipotético a ser construído na Fortaleza de Cresmina em Cascais, Portugal. Aberto a estudantes de arquitetura e arquitetos com menos de 40 anos de idade, os participantes foram desafiados a preservar os elementos culturais, históricos e paisagísticos significativos para Fortaleza de Cresmina, celebrando as ruínas existentes e criando uma experiência única para os visitantes. Veja, a seguir, os três primeiros colocados do concurso, que teve suas propostas avaliadas pelo júri composto por Alberto Mottola, Felipe Grallert e Rasmus Jessing.

Ruínas da Fortaleza de Cresmina. Cortesia de ARKXSITE

Terceiro Lugar: Daniela Alejandra Guzmán Pino / Chile

O terceiro colocado adotou uma abordagem incomum, deixando intocada a Fortaleza e construindo o Centro de Artes no subsolo. As ruínas de Cresmina se tornam a porta de entrada para no novo Centro de Artes, ao passo que três espaços subterrâneos se unem para conformar um único ambiente com vista para o oceano.

Prancha do Terceiro Lugar. Cortesia de ARKXSITE

Segundo Lugar: Penigaud Roman, Marien Gaillard, Fabien Leveque / França

Prancha do Segundo Lugar. Cortesia de ARKXSITE

Parecendo ser, externamente, um volume único, a proposta premiada com o segundo lugar paira sobre as ruínas da fortaleza. O primeiro pavimento suspenso proporciona sombreamento para o térreo e emoldura a paisagem do entorno. Tanto os espaços internos e externos podem ser usados para eventos. O júri também apreciou "a regularidade do edifício que reage contra o caráter do espaço definido pelas paredes existentes e a materialidade bruta das ruínas."

Primeiro Lugar: Andrea Fortunato, Daniele Bonetti / Italy

Primeiro Lugar - render externo. Cortesia de ARKXSITE

Inspirando-se no fechamento existente, nas ruínas, no oceano, na luz do sol e no vento, o primeiro lugar propõe um monolito de concreto no nível do solo, cercado pelas paredes de pedra existentes. Ao nos deslocarmos, uma série de espaços comprimidos e expandidos se revela, formando um jardim de esculturas caracterizado por diferentes temas. O monolito é marcado por um singelo corte ao longo do eixo principal, determinando a posição da galeria de arte e criando um caminho que leva ao oceano.

Primeiro Lugar - Implantação. Cortesia de ARKXSITE
Primeiro Lugar - render interno. Cortesia de ARKXSITE

O júri apreciou particularmente a aparente simplicidade do projeto, que remete à forma da antiga fortaleza, e a elevação da cobertura sobre as muralhas existentes que cria um novo marco na paisagem.

Primeiro Lugar - Corte do terreno. Cortesia de ARKXSITE
Primeiro Lugar - Corte. Cortesia de ARKXSITE
PRiemiro Lugar - render. Cortesia de ARKXSITE

Saiba mais sobre as outras propostas enviadas para o concurso aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Oh, Eric. "ARKxSITE anuncia os vencedores do concurso para o Centro de Artes em Portugal" [ARKxSITE Announces Winners of Portugal Art Centre Competition] 28 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772467/arkxsite-anuncia-os-vencedores-do-concurso-para-o-centro-de-artes-em-portugal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.