Casa Solar da Serra / 3.4 Arquitetura

Casa Solar da Serra / 3.4 Arquitetura - Imagem 2 de 24Casa Solar da Serra / 3.4 Arquitetura - Imagem 3 de 24Casa Solar da Serra / 3.4 Arquitetura - Imagem 4 de 24Casa Solar da Serra / 3.4 Arquitetura - Imagem 5 de 24Casa Solar da Serra / 3.4 Arquitetura - Mais Imagens+ 19

Brasília, Brasil
  • Arquitetos: 3.4 Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  95
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Arquitetos Responsáveis: Diogo Santos e Rodrigo Fortes
  • Calculista: A4 Engenharia
  • Construção: Ulysses Poubel
  • área Do Terreno: 1.800 m²
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Solar da Serra / 3.4 Arquitetura - Imagem 6 de 24
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado em um condomínio residencial nos arredores de Brasília, aonde os moradores buscam tranquilidade e maior contato com a natureza, adversos ao contexto urbano do centro da cidade.

Casa Solar da Serra / 3.4 Arquitetura - Imagem 9 de 24
© Joana França

Diretrizes

Duas diretrizes foram importantes para o projeto: a declividade acentuada do terreno e sua localização em meio a uma reserva ambiental, com visuais para paisagem serrana. 

Casa Solar da Serra / 3.4 Arquitetura - Imagem 5 de 24
© Joana França

Partido

O partido compacto foi materializado como um prisma de concreto que se abre inteiramente, orientado para proporcionar vistas ininterruptas da paisagem. Além disso, sua implantação se deu de modo a respeitar as condições naturais do terreno, aonde o volume da casa simplesmente se apoia, mantendo sua declividade original.

Casa Solar da Serra / 3.4 Arquitetura - Imagem 17 de 24
Planta Baixa - Inferior

Espaços

O programa é reduzido - uma residência para um único morador, com uma planta simples e modulada em espaços exclusivamente dimensionados: sala com cozinha integrada, escritório, quarto, banheiro, e uma área de serviço independente. Todos os espaços se abrem para o horizonte a partir das esquadrias de correr, proporcionando uma continuidade entre o interior e exterior, e uma percepção espacial dinâmica ao longo do dia.

Casa Solar da Serra / 3.4 Arquitetura - Imagem 14 de 24
© Joana França

Memorial Técnico

O projeto buscou coerência entre material e estrutura. O volume, uma estrutura autoportante, foi executado inteiramente em concreto armado. Durante sua construção, um cuidado especial foi empregado para manter a textura continua do material, que se manteve aparente. 

Casa Solar da Serra / 3.4 Arquitetura - Imagem 7 de 24
© Joana França

As esquadrias de correr proporcionam incidência de iluminação natural e ventilação cruzada que favorece o resfriamento do concreto - material que naturalmente tende a absorver e reter calor. Outro recurso para manter o conforto térmico dentro da casa foi a implantação de uma camada de vegetação que impede a incidência de sol diretamente na laje, constituindo também um sistema de captação e reutilização da água da chuva.

Casa Solar da Serra / 3.4 Arquitetura - Imagem 10 de 24
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Solar da Serra / 3.4 Arquitetura" [Solar da Serra House / 3.4 Arquitetura] 11 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767792/casa-solar-da-serra-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.