Proposta para o Museu Guggenheim Helsinki / Vazio S/A

Apresentamos a seguir a proposta do escritório Vazio S/A para o concurso Museu Guggenheim Helsinki, o maior concurso de arquitetura da história, com 1.715 projetos inscritos. Veja a seguir algumas imagens e a descrição da proposta pelos autores.]

Proposta para o Museu Guggenheim Helsinki / Vazio S/A - Mais Imagens+ 14

Dos arquitetos: O Guggenheim Helsinki olha para o passado utilizando uma linguagem que aponta para o futuro. A forma do edifício é o resultado de um método de projeto em que as rampas, além de organizar os acessos às várias galerias de exposição, moldam o espaço de seus dois átrios.

Cortesia de Vazio S/A, EdiT Studio

As rampas submetem a imagem do edifício a uma miríade de referências arquitetônicas, dissonantes e complementares ao mesmo tempo: na fachada norte, aludem às rampas de um zigurate, aos terraços de uma mastaba, ou às espirais de um minarete.

Cortesia de Vazio S/A, EdiT Studio

Na fachada sul, as rampas expandem o espaço do átrio principal – o local de acesso a partir do qual a geometria do museu se organiza. Essa geometria é, essencialmente, feita de uma série de rampas que se abrem de forma gradual e operam deslocamentos em uma sobreposição dinâmica de arcos, criando, assim, um edifício que se desdobra a partir de sua própria lógica, enquanto exerce uma forte presença na paisagem urbana.

Cortesia de Vazio S/A, EdiT Studio
Implantação. Image Cortesia de Vazio S/A, EdiT Studio

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Romullo Baratto. "Proposta para o Museu Guggenheim Helsinki / Vazio S/A" 06 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763117/proposta-para-o-museu-guggenheim-helsinki-vazio-s-a> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.