Arquitetura em Diálogo / Alejandro Zaera-Polo

Arquitetura em diálogo reúne dez entrevistas realizadas por Alejandro Zaera-Polo para a revista de arquitetura El Croquis nos anos 1990 com grandes nomes do meio. Longe de ser um entrevistador passivo e burocrático, Zaera-Polo desfia sua bagagem projetual e teórica transforma cada conversa num fórum particular de discussão, questionando métodos que pareciam já cristalizados, propondo interpretações, levando o entrevistado a pensar sobre si e refletir criticamente acerca do próprio trabalho.

Assim, Rem Koolhaas fala de megaestruturas, detalhamento e globalização, além das liberdades que buscava na época e de como passou de escritor a arquiteto praticante; Rafael Moneo teoriza sua posição estritamente arquitetônica, quase anti-influências externas, e a importância da educação do arquiteto; Herzog & de Meuron dissertam sobre a presença da arte, da tradição e da natureza em seus projetos; Jean Nouvel surpreende ao falar de contextualismo e da ideia de ilusão como dimensão estética; Álvaro Siza discute o local e o global em seu trabalho, e os perigos do fracionamento das fases de projeto; Enric Miralles se debate com as vantagens e desvantagens da mudança de tamanho de seu escritório, e explora o processo de construção como atividade sempre inacabada; Frank Gehry delineia o contexto cultural e artístico em que se inseriu em Los Angeles, e discorre sobre alambrados, manipulações geométricas, clientes, encomendas e concursos; Steven Holl discute a importância de seus primeiros projetos e questões como experiência, analogia, singularidade e processo projetual; Peter Eisenman questiona as visões restritivas de seu trabalho como arbitrário, e propõe noções de regras críticas e produtivas, processo maquínico e interioridade da arquitetura; Sejima e Nishizawa deixam transparecer, com poucas palavras, a organicidade de seu processo, seu pensamento quase supraformal, o contexto japonês e as heranças arquitetônicas no país.

Retrato preciso de uma década na arquitetura, esta seleção, feita pelo arquiteto Martin Corullon, revela também um ponto crucial de convergência que muitos desses projetistas viviam: ora prestes a ocupar ou tendo recém ocupado uma cadeira no starsystem arquitetônico; ora em franca reestruturação e reposicionamento acerca da própria obra.

Sobre o autor

Alejandro Zaera-Polo nasceu em Madri, em 1963. Formou-se na Escuela Técnica Superior de Arquitectura, e fez seu mestrado na Graduate School of Design da Universidade de Harvard. Trabalhou no OMA de Rem Koolhaas, em Roterdã, entre 1991 e 1993, antes de fundar seu escritório FOA (Foreign Office Architects) e, em 2011, o AZPA, hoje denominado AZPML (Alejandro Zaera-Polo and Maider Llaguno Architecture). É responsável por importantes e premiados projetos ao redor do mundo, como o Terminal Portuário Internacional de Yokohama. Sua atuação acadêmica tem igual peso: além de ser professor visitante nas universidades de Columbia, Yale e Califórnia (UCLA), lecionou na Architectural Association de Londres (1993- 99) e foi diretor do Berlage Institute, em Roterdã (2000- 05). Desde 2012, está à frente da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Princeton. Como teórico e pensador da arquitetura, é reconhecido por sua capacidade aguçada de identificar como questões políticas e sociais se traduzem no discurso arquitetônico. Publicou ensaios e entrevistas em prestigiosos periódicos do meio: além da El Croquis – da qual foi colaborador frequente desde muito jovem, começando aos 23 anos, seguindo assim até 2000 –, destacam-se Quaderns, A+U, Arch+, Log, AD e Harvard Design Magazine. Sua produção textual foi em boa parte reunida no livro The Sniper’s Log: Architectural Chronicles of Generation-X (Actar, 2013).

Sobre o organizador

Martin Corullon nasceu em Rosário, Argentina, em 1973, e vive em São Paulo desde o ano seguinte. Formou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com mestrado na mesma instituição. Desde 1994 tem colaborado frequentemente com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, e entre 2008 e 2009 trabalhou no escritório Foster + Partners, em Londres. Em 2000, fundou o Metro Arquitetos Associados, escritório de arquitetura que atua em projetos em diferentes escalas, de instalações temporárias a intervenções urbanas, e que possui forte presença na cidade de São Paulo e no Brasil, com reconhecimento internacional.

Ficha Técnica
ARQUITETURA EM DIÁLOGO
ALEJANDRO ZAERA-POLO

Apresentação e organização: Martin Corullon
Tradução: Cristina Fino e Cid Knipel
Brochura 352 páginas;
126 ilustrações
R$ 49,90
Editora: Cosac Naify

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Arquitetura em Diálogo / Alejandro Zaera-Polo" 07 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761832/arquitetura-em-dialogo-alejandro-zaera-polo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.