Clássicos da Arquitetura: Centro de Exposições do Centro Administrativo da Bahia / João Filgueiras Lima (Lelé)

Clássicos da Arquitetura: Centro de Exposições do Centro Administrativo da Bahia / João Filgueiras Lima (Lelé) - Mais Imagens+ 15

O edifício permanece inteiramente suspenso cinco metros acima do solo. Engasta-se em duas torres laterais idênticas, de onde partem tirantes que colaboram na estabilidade do edifício, que se desenvolve em balanços simétricos de volumes invertidos.

Planta pavimento superior

Em cada torre há um vazio cilíndrico cujo diâmetro mede quatro metros. Uma das torres abriga a escada; na outra torre foi instalada um elevador, que funciona por sistema hidráulico e suporta quarenta pessoas por viagem.

© Flickr Gil Jacobus

O edifício foi executado em concreto aparente armado moldado in loco. Apresenta uma planta retangular de cinquenta e dois metros de comprimento por nove metros de largura. Nele estão instalados o salão expositivo, a leste, e o anfiteatro, na extremidade oeste, cujo volume define um tronco de pirâmide invertida.

Corte longitudinal

O salão expositivo tem cobertura em forma piramidal, que ilumina o recinto através de uma claraboia. O pé-direito médio da área expositiva mede seis metros.

Via Giancarlo Latorraca, 2000

O anfiteatro é conformado por um volume que define um tronco de pirâmidade invertida, criando uma simetria invertida com o volume da cobertura da extremidade oposta. Nele, o piso desce níveis escalonados e consecutivos que moldam os degraus. Os assentos acompanham o delineado e encostam-se nos próprios degraus. Tem capacidade para cinquenta pessoa.

Planta subsolo

No piso inferior enterrado estão as dependências dos funcionários e as áreas técnicas, como a torre de refrigeração e a subestação de energia.

Via Giancarlo Latorraca, 2000

Crédito das imagens:
Giancarlo Latorraca, Joao Filgueiras Lima - Lelé, Editorial Blau, 2000.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Centro Administrativo da Bahia - Centro Administrativo da Bahia, Salvador - BA, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Audrey Migliani. "Clássicos da Arquitetura: Centro de Exposições do Centro Administrativo da Bahia / João Filgueiras Lima (Lelé)" 11 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761623/classicos-da-arquitetura-centro-de-exposcoes-do-centro-administrativo-da-bahia-joao-filgueiras-lima-lele> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.