i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Museus E Espaços De Exposições
  4. Brasil
  5. João Filgueiras Lima
  6. 1974
  7. Clássicos da Arquitetura: Centro de Exposições do Centro Administrativo da Bahia / João Filgueiras Lima (Lelé)

Clássicos da Arquitetura: Centro de Exposições do Centro Administrativo da Bahia / João Filgueiras Lima (Lelé)

Clássicos da Arquitetura: Centro de Exposições do Centro Administrativo da Bahia / João Filgueiras Lima (Lelé)
Clássicos da Arquitetura: Centro de Exposições do Centro Administrativo da Bahia / João Filgueiras Lima (Lelé), Via arcoweb.com.br
Via arcoweb.com.br

Via Giancarlo Latorraca, 2000 Via Giancarlo Latorraca, 2000 Via arcoweb.com.br © Eduardo Augusto Kneese de Mello (CC BY-NC-ND). Via Arquigrafia +20

O edifício permanece inteiramente suspenso cinco metros acima do solo. Engasta-se em duas torres laterais idênticas, de onde partem tirantes que colaboram na estabilidade do edifício, que se desenvolve em balanços simétricos de volumes invertidos.

Planta pavimento superior
Planta pavimento superior

Em cada torre há um vazio cilíndrico cujo diâmetro mede quatro metros. Uma das torres abriga a escada; na outra torre foi instalada um elevador, que funciona por sistema hidráulico e suporta quarenta pessoas por viagem.

© Flickr Gil Jacobus
© Flickr Gil Jacobus

O edifício foi executado em concreto aparente armado moldado in loco. Apresenta uma planta retangular de cinquenta e dois metros de comprimento por nove metros de largura. Nele estão instalados o salão expositivo, a leste, e o anfiteatro, na extremidade oeste, cujo volume define um tronco de pirâmide invertida.

Corte longitudinal
Corte longitudinal

O salão expositivo tem cobertura em forma piramidal, que ilumina o recinto através de uma claraboia. O pé-direito médio da área expositiva mede seis metros.

Via Giancarlo Latorraca, 2000
Via Giancarlo Latorraca, 2000

O anfiteatro é conformado por um volume que define um tronco de pirâmidade invertida, criando uma simetria invertida com o volume da cobertura da extremidade oposta. Nele, o piso desce níveis escalonados e consecutivos que moldam os degraus. Os assentos acompanham o delineado e encostam-se nos próprios degraus. Tem capacidade para cinquenta pessoa.

Planta subsolo
Planta subsolo

No piso inferior enterrado estão as dependências dos funcionários e as áreas técnicas, como a torre de refrigeração e a subestação de energia.

Via Giancarlo Latorraca, 2000
Via Giancarlo Latorraca, 2000

Crédito das imagens:
Giancarlo Latorraca, Joao Filgueiras Lima - Lelé, Editorial Blau, 2000.

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: Audrey Migliani. "Clássicos da Arquitetura: Centro de Exposições do Centro Administrativo da Bahia / João Filgueiras Lima (Lelé)" 11 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <http://www.archdaily.com.br/br/761623/classicos-da-arquitetura-centro-de-exposcoes-do-centro-administrativo-da-bahia-joao-filgueiras-lima-lele>
Ler comentários