Elizabeth de Portzamparc vence concurso para projetar a estação Le Bourget do metrô de Paris

Elizabeth de Portzamparc venceu um concurso internacional para projetar a nova estação de metrô em Le Bourget, França. A estação Le Bourget é uma das quatro novas que serão construídas como parte do ambicioso projeto Grand Paris Express (GPE), que busca modernizar a rede de transporte existente e criar um metrô automático que conectará novos bairros ao centro de Paris.

A proposta vencedora de Elizabeth de Portzamparc servirá a três municípios: Le Bourget, Drancy e La Courneuve. Flexibilidade para futuros programas, visibilidade e a presença da natureza são os aspectos que mais influenciaram o projeto.

Mais informações sobre o projeto vencedor, a seguir.

© Elizabeth de Portzamparc Architecte

A pedido dos clientes, imagens do exterior da estação ainda não foram divulgadas, no entanto, como descreve Elizabeth de Portzamparc, o projeto contará com uma estrutura "totêmica" que aumentará a visibilidade da estação em meio à comunidade. Espaços de pé-direito duplo e as plataformas subterrâneas serão iluminadas por uma fachada semitransparente de madeira e grandes claraboias.

A estação será organizada em dois pátios e em dois níveis. As plataformas subterrâneas foram concebidas sob o princípio "total flex", onde as estruturas internas são flexíveis e permitem a apropriação com futuros novos programas.

© Elizabeth de Portzamparc Architecte

Em 2030 espera-se que projeto Grand Paris Express atenda diariamente dois milhões de passageiros, acrescentando 320 quilômetros de trilhos e 72 novas estações que conectarão os três aeroportos de Paris e o trem de alta velocidade (TGV). O vencedor da estação Saint-Denis Pleyelserá anunciado no final de outubro.

O projeto está atualmente em fase de concepção, portanto, as imagens internas provavelmente sofrerão alterações com o passar do tempo.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Le Bourget, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Rosenfield, Karissa. "Elizabeth de Portzamparc vence concurso para projetar a estação Le Bourget do metrô de Paris" [Elizabeth de Portzamparc Wins Competition to Design Le Bourget Metro Station in Paris] 21 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755731/elizabeth-de-portzamparc-vence-concurso-para-projetar-a-estacao-le-bourget-do-metro-de-paris> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.