Artistas procuram alternativas para o Guggenheim de Helsinki

Com a primeira etapa do concurso de projeto para o Guggenheim de Helsinki concluída, um grupo de organizações artísticas independentes iniciou uma busca por propostas "alternativas": The Next Helsinki. O contra-concurso convida arquitetos, urbanistas, paisagistas, artistas, e "todos aqueles que amam cidades a sugerir meios através dos quais Helsinki e o South Harbor possam ser transformados para o máximo benefício da cidade." Mais informações a seguir.

Dos organizadores: Coincidindo com o final do concurso oficial para o projeto do controverso Guggenheim de Helsinki, um grupo de organizações artísticas independentes lançou uma chamada de propostas alternativas. Esse concurso - intitulado "The Next Helsinki" - foi concebido para atrair ideias inovadoras sobre como melhor atender as necessidades culturais, espaciais e de sustentabilidade da cidade.

Após o sucesso do Guggenheim de Bilbao em transformar a economia turística daquela região, muitos governantes municipais foram seduzidos pela fantasia de que um museu icônico, projetado por um arquiteto famoso, transformaria de modo similar a realidade urbana de suas cidades. Os defensores dessa fórmula enxergam Helsinki como candidata ideal para a nova franquia do Guggenheim, no entanto, a proposta gerou um inesperado e acalorado debate público entre os cidadãos finlandeses, com sentimentos descomedidos a favor e contra o novo museu.

O concurso Next Helsinki busca elevar o debate ao dar voz a alternativas ousadas e conscientes. Estão convidados arquitetos, urbanistas, artistas, ambientalistas, estudantes, ativistas, poetas, políticos e todos aqueles que amam cidades a sugerir meios através dos quais Helsinki e o South Harbor possam ser transformados para o máximo benefício dos moradores e visitantes da cidade.

"A cidade é a maior obra de arte coletiva já concebida, e Helsinki é uma das mais extraordinárias", observou Michael Sorkin, arquiteto e presidente do júri internacional da Next Helsinki. Em contraste ao "contenedor anacrônico do tradicional edifício de museu", acrescenta ele, "o objetivo do concurso é atrair projetos que tragam a arte para todos os aspectos do urbanismo cotidiano."

Terike Haapoja, membro do conselho do Checkpoint Helsinki uma das organizações que estão encabeçando o concurso), quer que os participantes "sejam atenciosos com as plataformas de produção e espaços de exposição que emergem das necessidades da vanguarda da arte contemporânea - arte que é agora incipiente, mas que será icônica daqui a 40 anos. Queremos ideias que tomem como ponto de partida o crescente interesse pela responsabilidade social da arte e as instituições locais em desenvolvimento, suas experiências internacionais e redes de contatos."

"A fórmula que aposta num edifício icônico para impulsionar uma cidade está defasada, e, no caso de um museu, sempre tem mais a ver com publicidade do que com a própria arte.", comentou Andrew Ross, urbanista da New York University e membro do júri. "Helsinki merece muito mais pelo dinheiro público destinado a desenvolver esse local."

Outro membro do júri, Juhani Pallasmaa, professor de arquitetura e Membro Honorário do American Institute of Architects, nota que "ao invés de serem agentes para novos modos de ver o mundo e a condição humana, os museus estão cada vez mais se tornando um mercado cultural mundial, refletindo os ideais do consumismo e encorajando uma uniformidade universal de abordagens artísticas, em vez de fortalecer a originalidade cultural." Referindo-se à localização costeira, ele acrescentou que "esse terreno único no centro histórico de Helsinki clama por meios alternativos de estimular a cultura artística."

O prazo para o envio das propostas é 02 de março de 2015 ao meio dia, horário de Helsinki (GMT +2). Os resultados serão anunciados no outono de 2015. Mais informações aqui.

The Next Helsinki é corganizado por Checkpoint Helsinki, Terreform, e Global Ultra Luxury Faction (G.U.L.F.)."

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Artistas procuram alternativas para o Guggenheim de Helsinki " [Artists Seek Alternatives to Proposed Guggenheim Helsinki] 24 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627622/artistas-procuram-alternativas-para-o-guggenheim-de-helsinki> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.