Clássicos da Arquitetura: Anhembi Tênis Clube / João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi

Por Ruth Verde Zein

As estruturas porticadas desta obra dão seguimento a idéias exploradas nos Ginásios de Itanhaém e Guarulhos, mas aqui com um porte e complexidade estrutural e formal muito mais amplo, onde o desenho do pórtico em elaboração e tridimensionalidade.

Clássicos da Arquitetura: Anhembi Tênis Clube / João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Imagem 2 de 18
Cortesia de Fundação Vilanova Artigas

Os apoios triangulares desenham inflexões, estreitamentos, alargamentos e vazios estrategicamente posicionados, enfatizando questões estruturais de transição de esforços e tirando partido de detalhes como o recolhimento de águas pluviais e aberturas para iluminação zenital, para ativar e densificar a abordagem conceitual, chegando numa resolução complexa a partir de um esquema inicial simples. E como é habitual nessa e em outras obras de Vilanova Artigas, uma vez estabelecida a regra básica são ativados uma série de mecanismos para criar variantes, de maneira que o resultado nunca é óbvio, mas sempre surpreendente.

Cortes transversais. Julio Beraldo Valente, via Arquitetura Brutalista
Clássicos da Arquitetura: Anhembi Tênis Clube / João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Janela, Viga, Aço
Cortesia de Fundação Vilanova Artigas
Plantas. Julio Beraldo Valente, via Arquitetura Brutalista

Os pórticos em concreto aparente têm secção triangular, conformando vigas-calha no tramo superior, com vão de vinte metros na face superior, e distância entre os apoios, no nível do piso inferior, de dezessete metros e meio; as colunas de apoio têm secção triangular variável e além de apoiarem o tramo superior do pórtico se prolongam para dar apoio a duas grande vigas-calha de secção triangular, posicionadas à maneira de platibandas ao longo da porção superior das duas fachadas longitudinais. O encontro entre tramos superiores do pórtico, vigas-calha e apoios forma um conjunto de geometria tridimensional complexa, permitindo parcialmente observar o caminho das águas pluviais desde a cobertura até o chão.

Clássicos da Arquitetura: Anhembi Tênis Clube / João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Imagem 11 de 18
© Julio Beraldo Valente, via Arquitetura Brutalista
Detalhe pilar. Julio Beraldo Valente, via Arquitetura Brutalista
Clássicos da Arquitetura: Anhembi Tênis Clube / João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Imagem 4 de 18
Cortesia de Fundação Vilanova Artigas

Os pórticos são travados entre si por nove vigas-calha de secção triangular, espaçadas de maneira a conformar vazios intermediários que recebem elementos translúcidos para a proteção, ventilação e iluminação natural zenital dos ambientes. O volume muito extenso proposto originalmente, de proporção 20:3, mantém um forte grau de homogeneidade pela presença repetitiva dos pórticos transversais, embora os acidentes e variantes organizem vários momentos distintos, intercalando espaços mais ou menos abertos e/ou fechados, com pés-direitos e visuais variáveis.

Clássicos da Arquitetura: Anhembi Tênis Clube / João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Fachada
Cortesia de Fundação Vilanova Artigas

Referência:
Ruth Verde Zein. A arquitetura da escola paulista brutalista 1953-1973. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005. (tese de doutorado)

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Alexandre Herculano, 2 - Alto de Pinheiros, São Paulo - SP, 05464-020, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório

Material

Cita: Ruth Verde Zein. "Clássicos da Arquitetura: Anhembi Tênis Clube / João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi" 06 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626874/classicos-da-arquitetura-anhembi-tenis-clube-joao-batista-vilanova-artigas-e-carlos-cascaldi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.