Medialab-Prado / Langarita Navarro Arquitectos

Medialab-Prado / Langarita Navarro Arquitectos - Imagem 2 de 25Medialab-Prado / Langarita Navarro Arquitectos - Imagem 3 de 25Medialab-Prado / Langarita Navarro Arquitectos - Imagem 4 de 25Medialab-Prado / Langarita Navarro Arquitectos - Imagem 5 de 25Medialab-Prado / Langarita Navarro Arquitectos - Mais Imagens+ 20

  • Arquiteto Responsável: María Langarita, Víctor Navarro
  • Colaboradores: Elena Castillo, Marta Colón, Javier González Galán, Roberto González, Juan Palencia, Guillermo Trapiello, Gonzalo Gutiérrez, Paula García-Masedo
  • Estruturas: Mecanismo
  • Instalações: Úrculo Ingenieros
  • Paisagismo: Lorena García Rodríguez
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Medialab-Prado / Langarita Navarro Arquitectos - Imagem 25 de 25
Diagrama de volumes

Descrição enviada pela equipe de projeto. Talvez mais que qualquer outra coisa, é o estranhamento das diferentes intenções encontradas no projeto de adaptação de La Serrería Belga para o  Medialab-Prado que torna possível sua coexistência, embora com uma certa medida de ironia.

Medialab-Prado / Langarita Navarro Arquitectos - Imagem 6 de 25
© Miguel de Guzmán

A primeira dessas coexistências cáusticas decorre a partir de uma certa esquizofrenia institucional. Enquanto o Paseo del Arte era transformado no cartão postal de Madri para atrair o turismo internacional, uma competição de arquitetura foi simultaneamente promovida na mesma área, visando servir uma instituição que promoveria debates críticos acerca desse modelo aplicado no Paseo del Arte. O Medialab se define como "um espaço para a produção, pesquisa e disseminação da cultura digital e para a confluência da arte, ciência, tecnologia e sociedade", e, em contraste com o modelo tradicional de exposição, promove a produção como um processo permeável, substituindo a figura do espectador pelo ator, ou a figura do mediador pela do facilitador de conexões.

La Serrería vs La Cosa é outro padrão de coexistência que, como um dialeto conflitante, facilita a ocupação do espaço intermediário entre os dois opostos além do conceito convencional de restauro. La Serrería Belga  foi construída em várias etapas, começando em 1920 pelo arquiteto Manuel Álvarez Naya, e foi uma das primeiras realizações madrilenhas em concreto armado. Por sua vez, La Cosa é o nome que usamos para nos referirmos ao grupo de mecanismos, instalações e equipamentos que, quando montados, torna possível atualizar o edifício às necessidades atuais. Uma estrutura leve e articulada com aspecto pré-tecnológico que, infiltrada no edifício, possibilita um grande potencial de transformação. Em última instância, é a coexistência de opostos que torna possível pensar em um ponto intermediário entre esses interlocutores não como um produto consumado, mas como um processo aberto e versátil ativado por seus usuários. 

Medialab-Prado / Langarita Navarro Arquitectos - Imagem 4 de 25
© Miguel de Guzmán

Estas formas de coexistência criaram o escopo para algumas das estratégias aplicadas nessa adaptação:

- A apropriação do edifício existente, não como uma narrativa histórica, mas também como um contenedor de energia latente que se uniu ao projeto como um material efetivo. 

- O tratamento não específico dos espaços. Essa condição resultou numa abordagem homogênea quanto às soluções materiais e à distribuição uniforme das instalações.

Medialab-Prado / Langarita Navarro Arquitectos - Imagem 8 de 25
© Miguel de Guzmán

- Pensar na ação como uma estratificação com diferentes níveis de mudança com o passar do tempo. Sistemas construtivos leves facilmente desmontáveis foram escolhidos, assim como materiais cuja durabilidade e adaptabilidade não condicionassem as futuras transformações. 

Medialab-Prado / Langarita Navarro Arquitectos - Imagem 20 de 25
Corte

- Encarar cada nova intervenção como uma oportunidade de incorporar sistemas de apoio para ações criativas e pesquisas. Isso inclui soluções como o uso de cortinas como telas de projeção ou o uso das divisórias como superfícies digitais.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Medialab-Prado / Langarita Navarro Arquitectos" [Medialab-Prado / Langarita Navarro Arquitectos] 06 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623475/medialab-prado-slash-langarita-navarro-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.