Bienal de Veneza 2014: Anunciados os eventos paralelos

A Bienal de Veneza divulgou a lista dos 21 eventos paralelos que irão acontecer junto com as outras exposições oficiais durante a 14ª Exposição Internacional de Arquitetura ( 7 de junho - 23 de novembro de 2014). Selecionados por Rem Koolhass e apoiados por organizações sem fins lucrativos nacionais e internacionais, esses eventos paralelos estarão espalhados por Veneza e, nas palavras da Bienal, irão "enriquecer a diversidade de vozes que caracterizam a Bienal de Arquitetura".

O presidente Paolo Baratta explicou, "Esse anúncio completa o número de organizações que, apesar de estarem fora dos limites da Exposição, serão exibidas na cidade de Veneza e contribuem, juntamente com um bom número de países participantes que não possuem um pavilhão no Giardini ou no Arsenale, para divulgar a 14ª Exposição, transformando-a num fenômeno urbano que envolverá todos os cantos da cidade."

Veja a lista completa após o intervalo. E não deixe de conferir as atualizações da Bienal de Veneza na cobertura completa do ArchDaily Brasil.

*Descrição dos Eventos via La Biennale di Venezia*

Pelas Cidades Chinesas – Pequim

Ao longo dos séculos, a imaginação estratégica dos governantes chineses forjou uma cultura de política privilegiando localidade e flexibilidade, onde descentralização e auto-governança foram encorajados como conduta em direção à um sistema de autonomias controladas expandindo do centro em direção às periferias. Pelas Cidades Chinesas - Pequim é uma pesquisa no programa espacial da capital costurado em seus projetos outroramente modernos (Hay, Double Modernity, Para-Modernity, 2008). A exposição situa seus traços levando em consideração o centro histórico de Dashilar como um caso de estudo, ao fazer ressonante o conhecimento sedimental do passado arquetípico e arquitectônico em toda a cidade desde o início dos anos 1600.

Arsenale Nord, Tesa 100
7 Junho – 23 November
Organização: Beijing Design Week
www.beijingdesignweek.org

Adaptação

Adaptação foca em como os arquitetos chineses negociam restrições de deslocamento impostas pelos contextos, clientes e de capital. Seu trabalho está aptop à mudanças, revelando uma nova compreensão de culturas da construção de edifícios, imposta por interpretações modernas de conceitos espaciais tradicionais, revitalização do patrimônio industrial histórico e reações à geografias remotas. Através da exibição de maquetes, fotografias e curta-metragens Adaptação apreseta uma profissão em progresso ao longo de várias gerações. A exposição tem curadoria de Marino Folin & MovingCities, e acontece no Palazzo Zen, um espaço cultural da EMG•ART Foundation, recentemente reformada pelo escritório tradicional de arquitetura chinês OOffice.

Palazzo Zen, Cannaregio, 4924 (Gesuiti)
7 Junho – 23 Novembro
Organização: EMG•ART Foundation
www.emgdotart.net

Air Fundamental. Colisão entre o inflável e a arquitetura

A instalação Air Fundamental é uma "arquitetura pneumática", realizada por estudantes após uma série de pesquisas realizadas com o apoio de Ortiga com a participação de toda a comunidade da Escola de Arquitetura de Syracuse. Esse projeto explora a capacidade de ajuste de um espaço flexível (e inflável) localizado dentro de arquiteturas pré-existentes. Esta ocasião transformou o edifício da escola num campo de experimentações, ativação instantânea de áreas essenciais para realização de eventos temporários (shows, exposições, conferências...) ou mesmo algumas oficinas.

Arsenale Nord, Spazio Thetis
4 - 8 Junho
Organização: Scuola di Architettura di Siracusa SDS, Università di Catania
http://architetturasiracusa.tumblr.com/

Fundamentalmente Hong Kong? DELTA FOUR 1984 – 2044

Hong Kong e o vizinho Delta do Rio Pérola é sem dúvida um dos desenvolvimentos espaciais mais complexos, polêmicos e contemporâneos da história e hoje. Onze cidades compactas são rapidamente conectadas umas às outras para formar uma perfeita 'zona viva de uma hora'. Viajando através das fronteiras e cruzamentos, terra e água, casa e na comunidade, o casamento e partida, quatro curtas-metragens irá capturar histórias e atores que vivem e se movem entre essas localidades e sistemas emergentes. Em Veneza e além, nós convidamos a sabedoria e a imaginação do mundo para novas possibilidades de arquitetura  - uma prática de inovação social.

Arsenale, Castello, 2126 (Campo della Tana)
7 Junho – 23 Novembro
Organização: The Hong Kong Institute of Architects; Hong Kong Arts Development Council
www.hkia.net
www.hkadc.org.hk
www.venicebiennale.hk/2014

Paisagem de Gotthard: A vista inesperada

Duas escolas de arquitetura apresentam o evento com o apoio de Pro Helvetia.
The Scientifically Based Appropriation of the Landscape
O projeto lida com a passagem de uma tradição factual e orientada territorialmente nos alpes, em direção à um princípio territorial virtual baseado em apropriação científica da paisagem. Nossa própria visão da paisagem dos Alpes é então então desmaterialziada para adquirir o caráter visual de uma escultura digital interativa.
Fascinação estética
A transparência e "liquefação" da realidade territorial através de uma nuvem de pontos de digitalização convida-nos a uma forma completamente nova de enxergar. Seu caráter virtual, a diáfana coloração "técnica" da superfície topológica provoca uma fascinação artística e estética incomum.

Palazzo Trevisan degli Ulivi, Dorsoduro, 810 (Campo San Agnese)
8 Junho – 20 Julho; 7 Setembro – 5 Outubro
Organização: ETH Zurich - Department of Architecture; AAM Accademia di architettura
Mendrisio, Università della Svizzera italiana
www.girot.arch.ethz.ch
www.burkhaltersumi.arc.usi.ch

Arquitetura de Enxerto. Catalunia em Veneza
Enxerto
Cir Implantação de tecido ou órgão vivo, para substituir estruturas danificadas.
Casa Bofarull por Josep Maria Jujol (Tarragona, 1879 – Barcelona, 1949)  é o ponto de partira para o entendimento da abordagem arquitetônica presente em muitos dos edifícios onde o arquiteto está frente à alguma característica pré-existente (física ou outra) e mistura novas e antigas camadas para gerar uma nova arquitetura que é capaz de combiná-los de forma harmoniosa. A proposta vai mostrar o processo e percepção de uma série de exemplos da arquitetura catalã, que começa com o trabalho de Jujol.

Cantieri Navali, Castello, 40 (San Piero di Castello)
7 Junho – 23 Novembro
Organização: Institut Ramon Llull
www.llull.cat
http://venezia2014.llull.cat

“Happiness Forecourt” = “Largo da Felicidade” = “開心前地”

A exposição aborda a hibridização cultural única em Macau, a mistura do Oriente e do Ocidente, e muitas facetas que refletem as dinâmicas culturas mistas. A morfologia urbana de um "pátio", com as suas várias versões idiomáticas, tem como objetivo transmitir a coexistência harmoniosa de duas culturas contrastantes, o Português e Chinês, que podem ser observadas em suas condições de vida únicas, características arquitetônicas, que encapsulam a idéia de um simbiose cultural e manifesta o esforço conjunto de ambos os países para manter uma parceria equilibrada e duradoura ao longo do tempo.

Arsenale, Castello, 2126/A (Campo della Tana)
7 Junho – 23 Novembro
Organização: Instituto Cultural do Governo da R.A.E. de Macau (I.C.M.)
www.icm.gov.mo/en/

Levantando a Cortina: Redes de arquitetura da Europa Central

O objetivo do projeto é mostrar as co-relações e produção das redes multinacionais do Europa Central no desenvolvimento da arquitetura moderna. Sua contribuição é ainda desconhecida ou tratada como um episódeo marginal na historiografia pós-guerra da arquitetura moderna global, devido à sua falta de narrativa por parte da modernidade ocidental. O projeto investiga o papel das redes de arquitetura e ressalta diferentes pontos decisivos na sua história e tragetória, do começo so século XX às adaptações no período pós-guerrra, e seus reflexos na condição pós socialista da região.

Officina delle Zattere, Dorsoduro 919 (Fondamenta delle Zattere)
7 Junho – 23 Novembro
Organização: Polish Modern Art Foundation (PMAF)
www.cet.net

M9 / Transformando a Cidade

A exposição apresenta o projeto executivo e o lançamento das obras da construção do M9 City District, modelo nacional e internacional que mescla produção cultural, atividades de museus e estratégias de varejo inovadoras. M9 cobre uma área de 9.200 m² no centro de Mestre e inclui: um novo museu, o primeiro da Europa totalmente decidado à história e cultura do século XX; um convento restaurado do século XVII; um edifício administrativo dos anos 60. A reforma, projetada por Sauerbruch Hutton Studio, concebido e inteiramente promovido pela Fondazione di Venezia, irá definir um novo nível de excelência urbana e se tornará catalizador da regeneração urbana da parcela continental de Veneza.

Fondazione di Venezia, Dorsoduro, 3488/U (Rio Novo)
7 Junho – 23 Novembro

Organização: Fondazione di Venezia
www.fondazionedivenezia.org

Made in Europe

A proposta do evento do Prêmio da União Europeia para Arquitetura Contemporânea - “Mies van der Rohe Award” Made in Europe considera história como interpretação de dados com uma assinatura de tempo específico. A exposição vai apresentar a seleção de 193 maquetes e a visualização de 2500 propostas que conformam um quarto de século de premiações, representando a seleção precisa das melhores obras de arquitetura na Europa. O conceito pretende enfatizar o número, quantidade e qualidade deste impressionante número. Jogando com a ideia que estes dados, não subjugados para a construção do discurso histórico, são livres para qualquer tipo de leitura ou elaboração.

Palazzo Michiel dal Brusà, Cannaregio, 4391/A (Strada Nova)
7 Junho – 31 Julho
Organização: Fundació Mies van der Rohe; the European Commission (Creative Europe Program)
www.miesarch.com
ec.europa.eu/creativeeurope
evento associado: simpósio European-ness Porosity (6 ou 7 de Junho)

Mikhail Roginsky. Através da Porta Vermelha

O evento consiste de uma exposição retrospectiva do incrível artista Franco-Russo Mikhail Roginsky (1931-2004). O exemplo desta particular evolução criativa dá a oportunidade de apresentar uma grande ideia das principais tendências do modernismo, percebidas através das experiências individuais do artista. O objetivo Principal do projeto é chamar a atenção aos componentes fundamentais da arte de pinturas que é baseado no proveito de suas noções inerentes: cor, forma e construção.

Ca' Foscari Esposizioni, Dorsoduro, 3246
7 Junho – 23 Novembro
Organização: Fondazione Mikhail Roginsky
www.roginsky.ru

Moskva: espaço urbano

O projeto representa o passado e o presente da arquitetura de Moscou através exibição da identidade distinta e através da clara demarcação de sua trajetória de desenvolvimento. Enquanto a face de uma cidade do século XX foi em grande parte determinada pela arquitetura de seus edifícios, a singularidade urbana de hoje é baseada no "tecido conjuntivo" de seus espaços públicos, que se tornaram os formadores de identidade igualmente importantes para metrópoles contemporâneas. É por isso que o dia de hoje da capital russa é ilustradas com o projeto para o novo centro cultural e e parque central Zaryadye Park, além de um fragmento em tamanho natural deste espaço público.

Santa Maria della Pietà, Castello, 3701
7 Junho – 23 Novembro
Organização: Moscow Committee for Architecture and Urban Development
www.mka.mos.ru
www.moskvaproject.com

Era uma vez em Liechtenstein

A dramática transformação que Liechtenstein sofreu nos últimos 100 anos resultou num parque imobiliário que é quase inteiramente conformado por tipologias e estilos originados de influências estrangeiras. A consequência é um pastiche de arquitetura moderna e pós-moderna que, como conjunto, pode ser (mal) interpretada como a cultura local de edificações. A exposição e seus eventos associados tem como objetivo ruminar como tipologias que prevalecem mundialmente foram adaptados para esta condição local particular, e descobrir como esse processo transformativo gerou princípios fundamentais e valores que consistem numa identidade (e futuro) contemporâneo de Liechtenstein.

Palazzo Trevisan degli Ulivi, Dorsoduro, 810 (Campo San Agnese)
18 – 26 Outubro
Organização: Ministério de Relações Exteriores, da Educação e Cultura
www.regierung.li/ministerien/ministerium-fuer-aeusseres-bildung-und-kultur/
www.uni.li/biennale

Planta

Planta é a culminação do desejo de devolver através de tensão balanceada entre arte, instituição, conhecimento, ecologia e industrialização. Planta não é apenas um edifício mas também um conceito, um cruzamento de ideias, uma incorporação de uma personalidade e visão e, nesta maneira, um guia para o futuro. Escavado e construído do mesmo terreno que ocupa, Planta um ponto fixo de referência em meio ao fluxo de uma paisagem literal e abstrata em constante mudança. É a personificação dos valores que tenham informado os processos dentro e em torno de Planta.

Conservatorio di Musica Benedetto Marcello di Venezia, San Marco, 2810 (Campo Santo Stefano)
7 Junho – 31 Outubro
Organização: Fundació Sorigué
www.fundaciosorigue.com
www.plantaproject.org
evento associado: panel Talking Architecture (6 Junho)

Salon Suisse: Os próximos 100 anos - Cenários para um Cidade Estado Alpina

Salon Suisse é o programa que acompanha o Pavilhão Suíço na Bienal de Veneza. Agora em seu terceiro ano, o Salon Suisse, um programa de palestras e eventos, oferece uma plataforma para a troca em arquitetura contemporânea e através de uma atmosfera relaxada. A edição deste ano tem curadoria dos arquitetos e urbanistas baseados em Zurique Hiromi Hosoya e Markus Schaefer, fundadores Hosoya Schaefer Architects, que montaram um programa ambicioso centrado em questões envolvendo desenvolvimento urbano na Suíça e na crescente pressão da urbanização no mundo todo.

Palazzo Trevisan degli Ulivi, Dorsoduro, 810 (Campo Sant'Agnese)
7 Junho, 4 - 6 Setembro, 9-11 Ourubto, 30 Ourubro, 1 Novembro, 20-22 Novembro
Organização: Swiss Arts Council Pro Helvetia
www.prohelvetia.ch
www.biennials.ch

O espaço que permanece: As Ruínas de Yao Jui-Chung

A exposição centra na vida dos edifícios pós ocupação não a partir de seus construtores, usuários ou fornecedores, mas a partir do ato de leitura. O produtivo escritor, crítico, fotógrafo, pintor e film maker de arte Yao Jui-Chung (1969 - ) empreendeu esse projeto Ruínas desde o início de 1990. A partir de um corpos impressionante de fotos em preto e branco de Yao, tanto intensas como poéticas, várias séries e um vídeo foram selecionados mostrando restos de estruturas aborígenes, edifícios residenciais da dinastia Han, exemplos da arquitetura de estilo ocidental do século 19, ruínas industriais icônicas, bem como a arquitetura do pós-guerra em uma ilha-prisão para os dissidentes políticos.

Santa Maria della Pietà, Castello, 3701
7 Junho – 30 Agosto
Organização: National Taiwan University of Arts
http://m.ntua.edu.tw/ntuaen/index.htm

O projeto Yenikapı 

O Zuecca Project Space orgulhosamente apresenta a incrível visão do The Yenikapi Transfer Point e Archaeological Park em Istambul, projeto de Peter Eisenman com seu escritório Eisenman Architects and Aytaç Architects.  O projeto para o sítio histórico inclui um parque, um museu arqueológico, um edifício de trânsito adjascente à nova de trens subterrânea, construção esta que descobriu  artefatos importantes dos períodos Romanos e até mesmo neolítico. Esta exposição destaca as conexões de trocas mercantilistas entre Veneza e o antigo Porto de Theodosius em Yenikapi, de 1600 anos. Neste local serão exibidos restos de 35 embarcações como a atração de destaque do Museu Arqueológico. Na Península Histórica da área de Yenikapi reforça a conexão dos lados Europeu e Asiático da cidade.

Zuecca Project Space, Complesso delle Zitelle, Giudecca, 32 (Fondamenta delle Zitelle)
5 Junho – 23 Novembro
Organização: Zuecca Project Space
www.zueccaprojectspace.com

Tempo Espaço Existência

A exposição apresenta arquitetos dos 6 continentes, agrupados numa combinação extraordinária. Mostra os desenvolvimentos e pensamentos atuais na arquitetura internacional, apresentando arquitetos com diferentes origens culturais e que estão em diferentes etapas de suas carreiras. Ex: Arquitetos renomados lado a lado com arquitetos cujos obras são menos conhecidas. O que eles tem em comum é sua dedicação à arquitetura no sentido mais amplo de sua profissão, apresentando arquitetura através de um foco nos conceitos de Tempo, Espaço e Existência.

Palazzo Bembo, San Marco, 4793 (Riva del Carbon); Palazzo Mora, Cannaregio, 3659 (San Felice, Strada Nova)
7 Junho– 23 Novembro
Organização: GlobalArtAffairs Foundation
www.globalartaffairs.org

Distrito de Partes Domésticas: Made in Taiwan

A exposição Distrito de Partes Domésticas: Made in Taiwan é uma cleção de nove pequenas casas, cada uma com um programa diferente. Espaljadas no interior do Palazzo delle Prigioni, forma o interior de um distrito de partes desconexas. Como um compromisso aos fundamentos e a absorção da Modernidade, esse projeto considera um elevado senso da compartimentalização de programas de interiores - no que nós jornalisticamente destilamos cada parte elementar como a sua própria singularidade, como a Casa do Sono, Casa do Trabalho, e assim por diante. Como as casas formam um urbanismo interno, talvez ganhamos uma compreensão mais profunda em direção o plano como um desenho.

Palazzo delle Prigioni, Castello, 4209 (San Marco)
7 Junho – 23 Novembro
Organização: National Taiwan Museum of Fine Arts (NTMoFA)
http://www.ntmofa.gov.tw/

Jóvens Arquitetos na África

Apresentando projetos de arquitetos assim como arquitetura vernacular, a exposição Jovens Arquitetos na África sublinha o papel importante do Mundo Africano de hoje, vistos através de sua arquitetura contemporânea. Para a ocasião da 14ª Expocição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, o CA'ASI abrirá suas portas para arquitetos africanos emergentes para enfatizar a criatividade e originalidade de novas arquiteturas africanas, e ajudar a ganhar reconhecimento mundial. AS.Architecture-Studio estabeleceu a CA'ASI Association para promover o diálogo entre arquitetura, arte contemporânea e os visitantes da Bienal.

CA’ASI, Palazzo Santa Maria Nova, Cannaregio, 6024 (Campiello Santa Maria Nova)
6 Junho – 31 Agosto
Organização: CA’ ASI Association
www.ca-asi.com

Z Club sobre Dinheiro, Espaço, Pós industrialização, e...

Z Club abre quando o sol se põe em Veneza: Todo dia/noite a partir das 21h um programa é apresentado no Palazzo Trevisan degli Ulivi que oferece um perfil através da Zurich University of the Arts para sete noites de apresentação. Discurso encontra com performances, shows se encontra com ações; e seu conforto físico é sempre levado em consideração. O assunto "dinheiro", espaço e "pós industrialização" são temas comuns ao longo da semana.

Palazzo Trevisan degli Ulivi, Dorsoduro, 810 (Campo Sant'Agnese)


25 – 31 Julho
Organização: Zurich University of the Arts (ZHdK)
www.zhdk.ch

*Descrição dos Eventos via La Biennale di Venezia*

Sobre este autor
Cita: Quintal, Becky. "Bienal de Veneza 2014: Anunciados os eventos paralelos" [Venice Biennale 2014: Collateral Events Announced] 07 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601477/bienal-de-veneza-2014-anunciados-os-eventos-paralelos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.