Populous divulga projeto de arena para jogos virtuais na Arábia Saudita

A Populous revelou o projeto da Qiddiya City Esports Arena, uma nova instalação que se tornará o ponto focal da Qiddiya City, um megaprojeto planejado de entretenimento e turismo em Riyadh, na Arábia Saudita. Com a maior área de telas de vídeo dentre todas as arena de jogos virtuais do mundo, além de tecnologias imersivas 4D, a nova arena busca se tornar a atração central no "primeiro distrito de jogos e esports de uso misto do mundo".

A Populous criou uma identidade arquitetônica distinta para o espaço multifuncional com 5.155 assentos, composto por seis volumes cônicos envolvidos por luzes de neon. A arena será o primeiro empreendimento da Qiddiya City. O novo distrito, parte da Saudi Vision 2030, tem planos de abrigar quatro locais dedicados aos esports, com a expectativa de atrair até 10 milhões de visitantes por ano.

Populous divulga projeto de arena para jogos virtuais na Arábia Saudita - Imagem 2 de 3
"Populous - Qiddiya Esports Arena - Gaming & Esports District . Imagem cortesia de Populous

Tecnologias imersivas estão integradas por toda a arena, buscando criar mundos de fantasia encantadores para os fãs. Telas grandes, combinadas com assentos hápticos 4D, permitem que os visitantes sintam, percebam e até mesmo cheirem a ação, enquanto sistemas avançados de áudio e vídeo contribuem para a experiência geral e fortalecem a ética de "Play Life" da cidade. Estudos informam o arranjo ótimo dos assentos no auditório principal, enquanto ferramentas de design paramétrico foram utilizadas para definir as localizações das telas. O resultado é um "candelabro digital" posicionado no meio da área de assentos.

Para mitigar os fluxos de circulação, dois corredores envolvem a área de assentos, proporcionando acesso às diferentes funções dentro da arena. Uma galeria centralizada com fliperamas oferece zonas de descanso, bem como espaços para um “souk” de comida, áreas de varejo e entretenimento. Esses espaços podem estar totalmente operacionais mesmo em dias sem eventos. Aproximadamente 20% da arena é dedicada a serviços de hospitalidade, centrados em seis conceitos distintos alinhados com a cultura de jogos. Espaços de apoio e produção de eventos também são cuidadosamente integrados para oferecer uma experiência completa para fãs, marcas, atletas e promotores.

Populous divulga projeto de arena para jogos virtuais na Arábia Saudita - Imagem 3 de 3
"Populous - Qiddiya Esports Arena - Gaming & Esports District . Imagem cortesia de Populous

Conhecido por seus projetos de arenas esportivas e de esports, o escritório de arquitetura Populous também divulgou imagens do Estádio Indy Eleven em Indianápolis, nova casa da equipe de futebol Indy Eleven. Estádios projetados pela Populous nos Estados Unidos e no México também sediarão a próxima Copa do Mundo FIFA 2026.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Populous divulga projeto de arena para jogos virtuais na Arábia Saudita" [ Populous Reveals Design for a New Gaming and Esports Arena in Saudi Arabia] 16 Jan 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011870/populous-divulga-projeto-de-arena-para-jogos-virtuais-na-arabia-saudita> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.