"A forma segue a ficção": uma entrevista com Ole Scheeren

Inspirado por referências cinematográficas e pelo espaço narrativo, o trabalho de Ole Scheeren se destaca por suas soluções inovadoras para os desafios sociais atuais e para as cidades em que vivemos. Com mais de 30 anos de carreira na arquitetura, Scheeren conquistou diversos prêmios, sendo uma de suas obras mais icônicas a sede da CCTV em Pequim, quando ainda era diretor e sócio do OMA, antes de fundar o Büro Ole Scheeren.

Nesta entrevista, registrada no World Architecture Festival 2022, Scheeren aborda a importância da narrativa de um projeto e a qualidade que a arquitetura adquire ao construir os espaços onde as pessoas vivem: "a antecipação fictícia da vida".

"A forma segue a ficção": uma entrevista com Ole Scheeren - Imagem 2 de 5"A forma segue a ficção": uma entrevista com Ole Scheeren - Imagem 3 de 5"A forma segue a ficção": uma entrevista com Ole Scheeren - Imagem 4 de 5"A forma segue a ficção": uma entrevista com Ole Scheeren - Imagem 5 de 5A forma segue a ficção: uma entrevista com Ole Scheeren - Mais Imagens

Atualmente, Ole Scheeren está apresentando sua obra "Espaços de Vida", uma exposição no Centro de Arte e Mídia de Karlsruhe, que ficará aberta até 4 de junho de 2023. Recentemente, o Büro Ole Scheeren venceu um concurso para projetar o novo campus e centro de experiências localizado na histórica cidade de Yibin, uma região conhecida por seu rico patrimônio cultural e pela fonte geográfica do Rio Yangtzé, encomendado pela Wuliangye, uma das principais produtoras de vinho da China. No início deste ano, o escritório também ganhou outro concurso internacional de design na China para projetar a torre do Novo Centro Financeiro de Nanjing Jiangbei, com 350 metros de altura.

"A forma segue a ficção": uma entrevista com Ole Scheeren - Imagem 2 de 5
Exposição “Espaços de Vida”. Imagem cortesia de Büro Ole Scheeren
"A forma segue a ficção": uma entrevista com Ole Scheeren - Imagem 3 de 5
Exposição “Espaços de Vida”. Imagem cortesia de Büro Ole Scheeren

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Castro, Fernanda. ""A forma segue a ficção": uma entrevista com Ole Scheeren" ["Form Follows Fiction": An Interview with Ole Scheeren] 13 Jan 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011065/a-forma-segue-a-ficcao-uma-entrevista-com-ole-scheeren> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.