Casa Diamante / Marsino Arquitectos

 

Localizada em um morro na margem leste do rio Paraná, a casa de retiro de um casal que retorna as origens, tem como condições para a distribuição programática a compactação, para reduzir os deslocamentos internos; a compartimentação, para adaptar-se aos usos mínimos associados aos gastos energéticos que o rigor climático requer, e; a flexibilidade, para adequar-se a eventuais visitas dos filhos, já adultos, que expandem ao máximo as demandas da residência.

© Jorge Marsino, María Inés Buzzoni

Adapta-se ao lugar emprestando formas e texturas do entorno rural, a casa de campo, o celeiro e o estábulo, utilizando ainda um sistema construtivo conhecido e aprovado na região, com a mão-de-obra local, conhecedora da construção com tijolo.

Planta baixa

A planta em forma de T define, de maneira simples, os espaços servidos e os serventes, privilegiando a vista do rio aos espaços mais nobres: a sala de estar e a de jantar, o escritório e os dormitórios.

Cortes

A cobertura supera a função de cobrir somente a distribuição espacial do programa, definindo e gerando novos espaços intermediários, que se anexam aos ambientes interiores, protegendo-os da rigorosidade climática do lugar. É o caso do pátio de entrada e dos terraços.

© Jorge Marsino, María Inés Buzzoni

A presença do telhado e de suas inclinações permite, por um lado, controlar a escala interior dos espaços, buscando maior altura nos espaços sociais, e menor naqueles mais íntimos, e em segundo lugar, o aparecimento de clarabóias, resultado desse jogo, que iluminam o espaço central de acesso.

© Jorge Marsino, María Inés Buzzoni

Planta e cobertura unem-se por meio de costuras, em forma de paredes-malhas de tijolos, que se interpõem entre o interior e a paisagem, contemplando e qualificando-a, ao mesmo tempo.

© Jorge Marsino, María Inés Buzzoni

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Marsino Arquitectos
  • Ano: 2006
  • Área construída: 303 m²
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Tijolo e Vidro
  • Estrutura: Tijolo
  • Localização: Diamante, Argentina
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Marsino Arquitectos (Jorge Marsino P., María Inés Buzzoni G., Claudio Santander L.)

Informação Complementar:

  1. Cliente: Jorge Marsino y Cecilia Prado
  2. Cálculo estrutural: Luis Gaitan (engenheiro)
  3. Construtor: Horacio Kapp (mestre de obras)
  4. Arquiteto (Escritório na argentina): Raúl Brunatti
  1. Orçamento: U$ 120.000

Cita:Marina de Holanda. "Casa Diamante / Marsino Arquitectos" 15 May 2013. ArchDaily. Accessed . <http://www.archdaily.com.br/28051/casa-diamante-marsino-arquitectos>
comments powered by Disqus