Há poucas semanas, Londres foi o cenário da abertura do Boxpark, que tem sido anunciado como o primeiro centro comercial pop-up.
O conceito é bastante simples: é um pequeno centro comercial, que inclui mais de 40 lojas, cafés, restaurantes e galerias, de forma compacta o projeto consiste numa série de contêineres dispostos num terreno vazio.
Apesar de ainda não ter uma certificação formal, a estrutura modular pode ser desmontada e reciclada.Os contêineres e estruturas de apoio foram preparados no local em algumas semanas, permitindo assim uma economia significativa em comparação com outras estruturas comerciais existentes – em relação aos custos e desperdícios. Em termos técnicos, as paredes são fortemente isoladas, tornando o sistema de calefação e ar condicionado mais eficientes.
Uma vez que termina o evento comercial, a estrutura modular pode ser desmontada e reciclada convertendo-se num futuro Boxpark ,deixando o terreno ocupado nas mesmas condições anteriores. Enquanto este projeto se destaca em termos de sustentabilidade, o mais interessante é a transformação de uma esquina vazia em um centro de trânsito e fluxo de tráfego, uma vez instalado o Boxpark.
Fonte: The Atlantic Cities