Os incríveis ninhos de Jayson Fann: inspirados nas aves, construídos para as pessoas

O artista californiano Jayson Fann projetou e construiu ninhos na escala humana com o uso de madeira colhida de forma sustentável. Seus ninhos são suficientemente grandes para abrigar até oito pessoas em seu interior.

Mais imagens e o método de construção dos ninhos a seguir.

Jayson Fann colheu cuidadosamente a madeira de bosques locais. Muitos dias e muita mão foi necessária para recolher os galhos - sem danos ás árvores - e ainda muito mais esforço foi necessário para construir os ninhos, cujas estruturas imitam os ninhos de algumas aves.

© Jayson Fann
© Jayson Fann

O processo inicia com a busca e seleção dos galhos, para depois tirar as folhas para diminuir o risco de incêndio. Por trás de seu exterior rústico, há uma grande estrutura invisível, como reforços transversais e outros elementos que suportam as cargas estruturais.

© Jayson Fann
© Jayson Fann

Fann explica: "A construção consiste em um tecido de galhos que integra a estrutura à imagem artística. Eu uso a tensão por flexão da madeira e parafusos que são praticamente invisíveis, garantindo uma alta resistência."

© Jayson Fann
© Jayson Fann

Para fixar a estrutura, Fann construiu uma base independente que pode suportar uma carga de 900 kg, a que o ninho se ancora através de uma grua.

© Jayson Fann
© Jayson Fann

Seus ninhos, além de fazerem parte da organização atrística intercultural Big Sur Spirit Garden, foram construídos para clientes particulares ao longo da costa da Califórnia e em outros lugares, alguns desses acessíveis ao público em geral.

© Jayson Fann
© Jayson Fann

Vía Treehugger

Cita:Tomás, José. "Os incríveis ninhos de Jayson Fann: inspirados nas aves, construídos para as pessoas" [Los increíbles nidos a gran escala de Jayson Fann: inspirados por las aves, construidos para los humanos] 17 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <http://www.archdaily.com.br/120508/os-incriveis-ninhos-de-jayson-fann-inspirados-nas-aves-construidos-para-as-pessoas>
comments powered by Disqus