Exposição "Cartografia da Arquitetura Colombiana" em Curitiba-PR

A exposição “Cartografia da Arquitetura Colombiana” discute impacto de obras públicas e privadas nas cidades e faz parte da Semana de Arquitetura da UFPR, trazendo à Curitiba arquitetos colombianos.

Uma das melhores maneiras para se compreender os caminhos do desenvolvimento de um país é estudar sua arquitetura e seu processo de urbanização. Ao detalhar o mapa do desenho urbano, identificando as intervenções no patrimônio histórico, as tendências para os edifícios públicos e a arquitetura de residências privadas, o arquiteto colombiano Francisco Ramírez Potes produziu um acurado levantamento sobre as cidades colombianas no final do século XX e início do XXI, traduzindo com perfeição os ciclos econômicos do país.

O resultado de dois anos de investigação pode ser visto em Curitiba, na exposição “Cartografia da Arquitetura Colombiana”, no Memorial de Curitiba (Largo da Ordem). A mostra, pela primeira vez no Brasil, vem acompanhada dos projetos apresentados na última Bienal Colombiana de Arquitetura, em 2012. No dia 30, Ramírez faz uma palestra ao lado de outro expoente colombiano, Diego León Sierra, presidente nacional da Sociedade Colombiana de Arquitetos, para discutir essas soluções arquitetônicas e urbanísticas que fizeram sucesso no país vizinho, que tem pontos de similaridade com a realidade sociocultural brasileira.

© Leandro Taques

Acupuntura urbana -- Ramírez explica que a Colômbia tem uma população de cerca de 3,2 milhões de pessoas expulsas de suas localidades originais por causa das guerrilhas internas por domínio de território. Esses migrantes forçados incharam as cidades e habitam áreas de conflito entre grupos rivais. “Intervenções como construir uma biblioteca ou uma escola exatamente no meio dessas áreas tumultuadas criou uma convivência que não seria possível de outra forma, e isso reduziu drasticamente os índices de violência ao longo dos últimos dez anos”, exemplifica. Assentamentos ilegais foram convertidos em edifícios em que é necessário conviver em harmonia, e centros culturais foram erguidos em locais onde gangues promoviam tráfico de drogas e violentos confrontos.

“Muitas das soluções foram inspiradas em ideias de Curitiba, e foi fundamental os governos na Colômbia entenderem que é preciso vontade política para promover as transformações”, afirma Diego Sierra. As intervenções foram feitas de forma bastante pontual e específica, em um processo batizado de “acupuntura urbana”, também defendido pelo arquiteto Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba.

Imagens de projetos na Colômbia

A “Cartografia”, produzida entre 2010 e 2011, mostra como os arquitetos colombianos tratam temas como a paisagem e o contexto, as tradições e a história, a técnica construtiva e a inovação, a construção da cidadania e a reivindicação do espaço público. Isso revela a relação com a cultura, o estilo de vida e a mescla com as demandas da vida urbana moderna.

A exposição e a palestra integram a Semana Acadêmica de Arquitetura, que celebra os 50 anos do curso na Universidade Federal do Paraná. As discussões do evento, que acontece de 27/01 a 01/02 no Memorial de Curitiba, giram em torno do cotidiano e de como nos relacionamos com o espaço urbano à nossa volta. Por isso, os temas incluem mobilidade urbana (ciclovias, pedestres, transporte público, trânsito), paisagem (parques, praças, calçadas etc), mobiliário (de um banco de praça à mesa de trabalho) e as semelhanças e diferenças entre a arquitetura curitibana, brasileira e latinoamericana, com vistas a compartilhar soluções bem sucedidas.

Bienal Colombiana de Arquitetura 2012
Cartografia da Arquitetura Colombiana
De 27/01 a 03/02 no Memorial de Curitiba – Largo da Ordem
De 04/02 a 09/02 no Hall do Edifício de Administração UFPR – Centro Politécnico

Palestra/debate sobre Arquitetura Latinoamericana, com os arquitetos colombianos Francisco Ramírez e Diego León Sierra
Dia 30 de janeiro, 18h30
Memorial de Curitiba – Largo da Ordem

  • Título

    Cartografia da Arquitetura Colombiana
  • Tipo

    Evento
  • Organizadores

    Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo UFPR
  • De

    27 de Janeiro de 2013 06:30 PM
  • Até

    01 de Fevereiro de 2013 10:00 PM
  • Onde

    Curitiba - PR
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição "Cartografia da Arquitetura Colombiana" em Curitiba-PR" 11 Mar 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-94239/exposicao-cartografia-da-arquitetura-colombiana-em-curitiba-pr> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.