Edifício 5ª Avenida / Mário Alves arquiteto

Edifício 5ª Avenida / Mário Alves arquiteto - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício 5ª Avenida / Mário Alves arquiteto - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Cadeira, Viga, Arco, DormitórioEdifício 5ª Avenida / Mário Alves arquiteto - Fotografia de InterioresEdifício 5ª Avenida / Mário Alves arquiteto - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, FachadaEdifício 5ª Avenida / Mário Alves arquiteto - Mais Imagens+ 17

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3277
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Grespania, Sosoares, VMZINC, Valadares
  • Arquiteto Responsável: Mário Alves
  • Construtora: Ponto Urbano – Consultores Imobiliários lda
  • Cidade: Aveiro
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Edifício 5ª Avenida / Mário Alves arquiteto - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto localiza-se numa das ruas mais antigas da cidade de Aveiro, onde a riqueza arquitetónica das fachadas antigas é uma marca da cidade. O projeto tem como base a demolição de um edifício degradado e a construção de um edifício de habitação multifamiliar e comércio. Como tal, face ao contexto do lugar, uma das premissas do projeto passa por manter e reabilitar a fachada do edifício existente, requalificando-a e preservando assim o seu valor histórico e arquitetónico no arrumamento da Avenida Dr. Lourenço Peixinho.

Edifício 5ª Avenida / Mário Alves arquiteto - Fotografia de Interiores, Iluminação
© Ivo Tavares Studio

O terreno de forma retangular e de morfologia acentuada, pois do lado norte para o sul, encontramos um desfasamento de alturas com cerca de 2,50m. O terreno dos restantes lados, possui edifícios contíguos com alinhamentos bastante definidos.

Edifício 5ª Avenida / Mário Alves arquiteto - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Cadeira, Viga, Arco, Dormitório
© Ivo Tavares Studio
Edifício 5ª Avenida / Mário Alves arquiteto - Fotografia de Interiores
© Ivo Tavares Studio

Tendo em conta o sítio a desenvolver, a análise da envolvente é fundamental para uma boa relação do novo com o existente. Volumetricamente a envolvente é inconstante, as diversas altimetrias das construções marcam um desenho desordenado. De modo a garantir uma frente de rua harmoniosa, é proposto um volume único, que, perante a fachada existente, anda recuado, não tirando assim protagonismo dessa mesma fachada. O volume proposto assume uma altura de 4 pisos, garantindo que, no futuro, as construções vizinhas do prédio possam desenhar um skyline uniforme. Assim sendo, é garantida uma linguagem suave de transição de alturas para colmatar a diferença volumétrica existente nesta frente de rua.

Edifício 5ª Avenida / Mário Alves arquiteto - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Nesta zona, o desenho da cobertura é muito característico e marcante. Para tal, o volume proposto assume um desenho de duas águas, que, tendo como ponto mais baixo a fachada da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, minimiza o impacto do volume.

Edifício 5ª Avenida / Mário Alves arquiteto - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Tijolo, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Na fachada Posterior, o volume assume uma altura de 5 pisos. O desenho da cobertura dá continuidade dos dois alçados.

Edifício 5ª Avenida / Mário Alves arquiteto - Imagem 22 de 22
Alçados

No piso 0, na Avenida Dr. Lourenço Peixinho, devido ao seu caracter mercantil e caracterização pedonal, dá-se a entrada pedonal ao edifício. A Rua Cmdt. Rocha e cunha, que, pelo seu caracter mais automóvel, assume um caracter secundário de fachada, sendo então nesta rua, o desenho do acesso automóvel.

Edifício 5ª Avenida / Mário Alves arquiteto - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© Ivo Tavares Studio
Edifício 5ª Avenida / Mário Alves arquiteto - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ivo Tavares Studio

A composição do alçado principal é cuidada, de forma a não tirar protagonismo ao alçado existente a recuperar, a materialidade da intervenção é uniforme, como se de uma pela se trata-se. Para tal, o novo alçado surge recuado, tendo as novas aberturas os mesmos alinhamentos caracterizadores do alçado existente. No alçado posterior, virado para a Rua Cmdt. Rocha e Cunha, para a composição do alçado surge umas pequenas saliências que tenta criar um ritmo distinto, dando ao mesmo tempo a possibilidade do interior poder ser exterior.

Edifício 5ª Avenida / Mário Alves arquiteto - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Aveiro, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício 5ª Avenida / Mário Alves arquiteto" 25 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990937/edificio-5a-avenida-mario-alves-arquiteto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.