Edifício Comercial e Escritórios Hitra / Hooba Design

Edifício Comercial e Escritórios Hitra / Hooba Design - Fotografia de Exterior, TijoloEdifício Comercial e Escritórios Hitra / Hooba Design - Fotografia de Interiores, EscadaEdifício Comercial e Escritórios Hitra / Hooba Design - Fotografia de InterioresEdifício Comercial e Escritórios Hitra / Hooba Design - Fotografia de ExteriorEdifício Comercial e Escritórios Hitra / Hooba Design - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: Hooba Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5960
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arvinaj Co., Fad Lighting, Nazari Group, VitrA
  • Arquiteto: Hooman Balazadeh
  • Arquiteto Projeto: Elham Seyfiazad
  • Cliente: Mohsen Rahim Zadeh
  • Equipe De Projeto: Elham Seyfiazad, Parima Jahangard, Mona Razavi, Saeed Farshbaf
  • Ilustrações 3 D: Mona Razavi, Saeed Farshbaf, Khashayar Abdolhamidi, Mostafa Dadashpour
  • Apresentação: Mandana Tanbakooei, Shayan Arabshahi, Marjan Naraghi
  • Modelo Físico: Mehran Alinezhad
  • Fase 2: Babak Nasirabadi, Fatemeh Dehghani
  • Estrutura: Mohammad Reza Rahim Zadeh
  • Engenharia Elétrica: Ghandil Zadeh
  • Engenharia Mecânica: Mehravaran
  • Diretor Executivo: Rahim Zadeh
  • área Terreno: 931/61 m2
  • Data: Primavera 2014
  • Cidade: Tehran
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Comercial e Escritórios Hitra / Hooba Design - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Khatereh Eshghi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A construção como elemento único na cidade tem uma influência inevitável na sua envolvente urbana. Durante o processo de projeto, é crucial considerar esse efeito mútuo para criar uma relação positiva entre o volume e a cidade. A nossa abordagem em cada um dos nossos projetos está, de alguma forma, alinhada à este critério. No projeto Kohan Ceram, nossa missão era criar o mínimo de distúrbio formal na cidade. Neste projeto, no entanto, a forma foi a chave para realizar a essência do desenho. Aqui, os elementos formais foram usados tanto na entidade geral quanto nas partes individuais.

Edifício Comercial e Escritórios Hitra / Hooba Design - Fotografia de Exterior
© Parham Taghioff
Edifício Comercial e Escritórios Hitra / Hooba Design - Fotografia de Interiores, Escada
© Parham Taghioff

O Hitra está localizado no cruzamento inclinado entre duas ruas principais no bairro de Velenjak, em Teerã. Há uma diferença de elevação de 15% em todo o terreno. Os níveis superiores da edificação são dedicados às unidades de escritórios. A zona comercial e as entradas foram organizadas para criar pátios verdes ao ar livre para as pessoas relaxarem. Essas plataformas estão alinhadas com os níveis das ruas em ambos os lados do volume a fim de criar uma praça urbana para o público.

Edifício Comercial e Escritórios Hitra / Hooba Design - Fotografia de Interiores, Fachada
© Deed Studio
Edifício Comercial e Escritórios Hitra / Hooba Design - Imagem 23 de 33
Plantas
Edifício Comercial e Escritórios Hitra / Hooba Design - Fotografia de Interiores
© Khatereh Eshghi
Edifício Comercial e Escritórios Hitra / Hooba Design - Imagem 28 de 33
Diagrama - Níveis e Funções
Edifício Comercial e Escritórios Hitra / Hooba Design - Fotografia de Interiores
© Parham Taghioff

Contrariando o desenvolvimento urbano comum na cidade, onde a maioria dos edifícios são projetados com base em benefícios pessoais, este projeto tenta criar uma oportunidade de ganho mútuo para as unidades comerciais e para a cidade, gerando um espaço público para o bairro, altamente necessário em uma cidade como Teerã. Essas pequenas plataformas públicas transformam os bairros de Teerã em espaços mais dinâmicos em que as zonas comerciais têm mais conexão com as áreas urbanas vizinhas.

Edifício Comercial e Escritórios Hitra / Hooba Design - Fotografia de Interiores
© Parham Taghioff
Edifício Comercial e Escritórios Hitra / Hooba Design - Imagem 29 de 33
Diagrama - Janelas e Varandas

Os principais critérios deste projeto foram reavaliar a morfologia de um edifício de escritórios típico para melhorar a qualidade da iluminação natural e vistas sem alterar a área construída ideal. O regulamento padrão para edifícios de escritórios em Teerã indica que a área de ocupação não deve exceder 60% da área do terreno + 2m. Seguindo essa regra, normalmente, uma parte do terreno é utilizada como poço de luz central para fornecer iluminação às unidades centrais. Além disso, a proporção permitida de vidro em relação aos outros materiais usados na fachada é de 40%.

Edifício Comercial e Escritórios Hitra / Hooba Design - Imagem 33 de 33
Detalhe Fachada
Edifício Comercial e Escritórios Hitra / Hooba Design - Fotografia de Interiores
© Deed Studio

Esses dois regulamentos foram reavaliados durante as investigações preliminares do projeto a fim de otimizar a iluminação natural e as vistas. Outro critério foi criar um sistema integrado para as zonas comerciais e de escritórios. O volume primário do projeto foi formado pela realocação do vazio interior para a superfície. Este vazio não apenas cria a entrada principal, mas também fornece luz e vistas para as unidades centrais. Esta nova morfologia aumenta a superfície do edifício em contato com a cidade e conecta as pessoas à área de escritórios através da entrada acolhedora.

Edifício Comercial e Escritórios Hitra / Hooba Design - Fotografia de Interiores, Porta
© Parham Taghioff
Edifício Comercial e Escritórios Hitra / Hooba Design - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Parham Taghioff

Seguindo a inclinação existente do terreno, a zona comercial foi formada em três níveis. Há duas entradas (Norte e Sul) para os escritórios, ambas conectadas ao hall administrativo do complexo. Como mencionado anteriormente, duas das principais considerações foram criar um volume integrado e reavaliar os 40% de vidro usados na fachada. Além disso, era importante evitar formas que provocassem transtornos na cidade.

Edifício Comercial e Escritórios Hitra / Hooba Design - Fotografia de Exterior
© Deed Studio

Considerando todos os critérios acima, foi criada uma fachada integrada de pele dupla com a externa sendo porosa formada por tijolos e esquadrias metálicas. A combinação de esquadrias de metal e tijolo formou módulos que possibilitam maiores aberturas na fachada. Com base nessa ideia, foi criada uma massa homogênea que determina uma combinação variada das cores do tijolo e turquesa com base na sua localização e ângulo de visão dos espectadores. O tamanho dos caixilhos varia de acordo com a localização na fachada. Além disso, as janelas de vidro contínuas na camada interna da pele dupla permitem a entrada adequada da luz solar nas unidades de escritório, reduzindo o consumo de energia em todo o edifício. Estas aberturas dão acesso à casca exterior do volume.

Edifício Comercial e Escritórios Hitra / Hooba Design - Fotografia de Exterior
© Deed Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tehran, Tehran Province, Irã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Comercial e Escritórios Hitra / Hooba Design" [Hitra Office & Commercial Building / Hooba Design] 18 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975298/edificio-comercial-e-escritorios-hitra-hooba-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.