Cuatro Cielos / VOID Studio

Cuatro Cielos / VOID Studio
© Zaickz Moz
© Zaickz Moz

© Zaickz Moz© Zaickz Moz© Zaickz Moz© Zaickz Moz+ 19

  • Arquitetos: VOID Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  811
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo Fotografias:  Zaickz Moz
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Axoque Studio, Casa Atica, La Metropolitana, Porcelanosa, Taller LU´UM
  • Equipe De Projeto:Luisa Fernanda Rodríguez Uranga, Joel Armando Martínez Valdez, Gabriela Sisniega
  • Engenharia:Víctor Gurrola
  • Cidade:Tulum
  • País:México
Mais informaçõesMenos informações
© Zaickz Moz
© Zaickz Moz

Descrição enviada por Fernanda Escárcega Ch.
No sul de Tulum, em um terreno de 467 m2 , Fernanda Rodríguez e Joel Martínez projetaram e construíram quatro apartamentos que juntos totalizam 811 m2. Cada um foi pensado com um layout e personalidade únicos, mas todos com a ideia de responder ao entorno e cuidar da qualidade do espaço.

© Zaickz Moz
© Zaickz Moz
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Zaickz Moz
© Zaickz Moz

Com uma fachada discreta, os arquitetos pensaram em um empreendimento que se abrisse para o seu interior, que tornasse visível o próprio espaço, abrindo-se para suas formas, texturas, cores, luzes, sombras e vegetação.

© Zaickz Moz
© Zaickz Moz
Planta - Segundo Pavimento
Planta - Segundo Pavimento
© Zaickz Moz
© Zaickz Moz

Duas unidades com piscina privada - no térreo - e duas com terraço - no segundo pavimento -, todas com dois ou três quartos, dispostas em um layout que obriga o morador a sair de um lugar para entrar em outro.

© Zaickz Moz
© Zaickz Moz
© Zaickz Moz
© Zaickz Moz

"Queríamos que cada apartamento fosse vivenciado de uma maneira diferente. Queríamos que as pessoas se identificassem com o lugar, que fossem se apropriando conforme fossem descobrindo. Mas também era importante que notassem que estavam em Tulum, para experimentar a selva, o calor, a umidade e, é claro, o céu", diz a arquiteta Fernanda Rodríguez.

© Zaickz Moz
© Zaickz Moz

Além de marcar claramente as transições entre o lado de dentro e o de fora, outro objetivo era garantir a independência e a privacidade, mas fazê-lo sem erguer muros que entrincheirassem os habitantes ou segregassem o conjunto em quatro. Para os arquitetos era importante, além de conectar o habitante ao entorno, manter a conexão entre as pessoas, para abrir a possibilidade de contato. É por isso que os apartamentos estão interligados e fazem sentir a presença um do outro nos corredores que se cruzam, nas pontes que atravessam e nos ângulos que coincidem.

© Zaickz Moz
© Zaickz Moz

Com a ideia de que as vistas e as condições do entorno deveriam ser vivenciadas de maneira franca, Cuatro Cielos foi construído com materiais locais: chukum para os pisos, paredes e piscinas, calcário - obtido da própria escavação - como cascalho e como revestimento externo, madeira Maculí e cercas de jiles. Esta escolha, além de envolver o uso de técnicas tradicionais da região, tem a vantagem de dar à construção características resistentes às condições do local: selva, salitre, sol e umidade.

© Zaickz Moz
© Zaickz Moz

A nível estético, o acabamento natural destes materiais homenageia a beleza das selvas e praias de Tulum e explora o impacto da luz solar em suas superfícies, resultando em cores, texturas e atmosferas completas, que variam com a hora do dia e a estação do ano.

© Zaickz Moz
© Zaickz Moz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tulum, Quintana Roo, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cuatro Cielos / VOID Studio" [Cuatro cielos / VOID Studio] 24 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968868/cuatro-cielos-void-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.