Casa FH / Protostudio+Prototype

Casa FH / Protostudio+Prototype

© Maíra Acayaba© Maíra Acayaba© Maíra Acayaba© Maíra Acayaba+ 29

Pacaembu, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  430
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Maíra Acayaba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Docol, Branco Papel de Parede, Chaos Group, Cimento do Brasil, Coifas Ortella, Cornibus, Deca, Electrolux, Entreposto, Fernando Iász, Harmony House, Kasa Velha, Keyshot, La Novitá, Ldarti, Marcos Bravo, Master Metal Furniture, McNeel, Noox Design, Phoenicia Concept, +5
  • Arquiteto Responsável:Felipe Protti
  • Equipe De Projeto:Ana Laura Costa, Carla Cuono, Lígia Campaner, Stephania Grünspan, Tommaso Croattini
  • Engenharia:Simoy Construções e Reformas
  • Cidade:Pacaembu
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa FH, de 430m2, é datada dos anos 60 e fica localizada no bairro do Pacaembu, em São Paulo. Para adquirir a atmosfera urbano-industrial passou por uma ampla reforma no ano de 2019. A casa originalmente compartimentada ganhou reforços estruturais através de vigas metálicas para viabilizar a maior amplitude dos espaços internos e permitir a integração completa entre os ambientes do Pavimento Térreo. O projeto luminotécnico tirou partido das vigas metálicas aparentes, que foram utilizadas também como suporte para a iluminação da área social. As paredes e lajes foram descascadas e expostas, de forma a valorizá-las em sua forma original, deixando os tijolos e pintura anterior aparentes.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Outros elementos da casa também foram preservados para manter seu caráter – como o piso de granilite do hall de entrada e o guarda-corpo metálico da escada. Os dutos de iluminação aparentes com acabamento em latão e o piso de microcimento com canaletas em mesmo latão reforçam a aparência industrial mas também oferecem um ar sofisticado para todos os ambientes da casa. Ainda no Pavimento Térreo dois elementos são marcantes e divisores visuais de ambientes: o sofá embutido no piso, com o telão na parede da frente, e a cozinha com mobiliário de aço carbono com detalhes em latão, desenvolvidos especialmente para o projeto. O Pavimento Superior se divide em uma grande suíte com closet, dois dormitórios interligados e com flexibilidade de uso, banho e rouparia.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Na suíte master, a cama, que fica sob uma base de alvenaria, e a parede de cobogó em concreto - que é utilizada como elemento divisor entre dormitório e banho - são as peças-chave do ambiente. A decoração urban country da casa foi inspirada no conceito das farmhouses – materiais naturais e tons neutros mesclados com toques modernos, de forma a criar ambientes aconchegantes. Assim como o projeto de arquitetura, a marcenaria e o mobiliário são originais e têm design autoral do próprio morador e de seu estúdio.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
Planta
Planta
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa FH / Protostudio+Prototype" 07 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952771/casa-fh-studio-prototype> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.