Edifício Maragall 310 / Bergnes de las Casas

Edifício Maragall 310 / Bergnes de las Casas

© Eugeni Pons© Eugeni Pons© Eugeni Pons© Eugeni Pons+ 23

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Eugeni Pons
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Cosentino, AutoDesk, Cortizo, Cosmic, Florim, HIDROBOX, LADRIYESO, Roca, Tres
  • Arquiteto Encarregado:Bergnes de las Casas
  • Cidade:Barcelona
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Eugeni Pons
© Eugeni Pons

Descrição enviada pela equipe de projeto. Maragall 310 é um conjunto de treze unidades de caráter social situado na periferia de Barcelona.

A área operária de Nou Barris é composta principalmente de edifícios de tijolos aparentes e reflete uma grande variedade de geometrias e formas. Entre elas, predomina a formação de volumes em balanço, em sua maioria fechados, gerando um jogo volumétrico de espaços cheios e vazios que formam uma linha do horizonte inclinada e heterogênea. O projeto toma como ponto de partida a integração com a identidade arquitetônica do bairro, assim como sua reinterpretação formal.

© Eugeni Pons
© Eugeni Pons
Planta - Contexto
Planta - Contexto
© Eugeni Pons
© Eugeni Pons

A fachada porticada do edifício absorve estas realidades criando um volume único que se rompe ao entregar com as propriedades vizinhas.  Em seu interior, uma camada de trabalho aparente estende a linguagem material do ambiente e se desprende da estrutura para gerar uma galeria que oferece um espaço de transição entre interior e exterior. Este espaço se desenvolve nesta contraposição entre um material nobre que adota uma ordem clássica e um material popular que dialoga com as peças em seu entorno. A estrutura de concreto realizada in loco é relegada ao primeiro plano, constituindo assim a fachada principal. Desta forma, no interior é gerada uma planta aberta totalmente livre de pilares, juntamente com um núcleo central de comunicação vertical que articula o acesso às três habitações dispostas por piso. 

© Eugeni Pons
© Eugeni Pons
Planta - Pavimento Superior
Planta - Pavimento Superior
© Eugeni Pons
© Eugeni Pons

Na fachada oeste as duas camadas são separadas para criar uma galeria porticada que filtra a luz solar. Em períodos quentes, os usuários destas casas podem, portanto, se beneficiar de uma temperatura agradável no interior, bem como de um espaço ao ar livre com sombra.

© Eugeni Pons
© Eugeni Pons

Em seu compromisso com a sustentabilidade, o edifício foi equipado com diferentes fontes de energia renovável que reduzem o consumo de eletricidade, gás e água. Além da produção de energia através de um sistema aerotérmico, o edifício tem fontes alternativas de calor, como caldeiras de biomassa e um sistema de baixa temperatura para os poucos meses frios.

© Eugeni Pons
© Eugeni Pons

Devido à escassez de lotes e à inclinação acentuada do distrito de Nou Barris, não havia na região grandes apartamentos com elevadores. Levando em conta estas circunstâncias, todas as unidades são acessíveis e o térreo tem um apartamento totalmente acessível e adaptado.

© Eugeni Pons
© Eugeni Pons

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Maragall 310 / Bergnes de las Casas" [Edificio Maragall 310 / Bergnes de las Casas] 31 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944543/edificio-maragall-310-bergnes-de-las-casas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.