Edifício Maragall 310 / Bergnes de las Casas

Edifício Maragall 310 / Bergnes de las Casas - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Maragall 310 / Bergnes de las Casas - Fotografia de Interiores, Escada, ConcretoEdifício Maragall 310 / Bergnes de las Casas - Fotografia de Interiores, MadeiraEdifício Maragall 310 / Bergnes de las Casas - Fotografia de InterioresEdifício Maragall 310 / Bergnes de las Casas - Mais Imagens+ 18

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Eugeni Pons
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, AutoDesk, Cortizo, Cosmic, Florim, HIDROBOX, LADRIYESO, Roca, Tres
  • Arquiteto Encarregado: Bergnes de las Casas
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Maragall 310 / Bergnes de las Casas - Fotografia de Exterior, Fachada
© Eugeni Pons

Descrição enviada pela equipe de projeto. Maragall 310 é um conjunto de treze unidades de caráter social situado na periferia de Barcelona.

A área operária de Nou Barris é composta principalmente de edifícios de tijolos aparentes e reflete uma grande variedade de geometrias e formas. Entre elas, predomina a formação de volumes em balanço, em sua maioria fechados, gerando um jogo volumétrico de espaços cheios e vazios que formam uma linha do horizonte inclinada e heterogênea. O projeto toma como ponto de partida a integração com a identidade arquitetônica do bairro, assim como sua reinterpretação formal.

Edifício Maragall 310 / Bergnes de las Casas - Fotografia de Exterior, Fachada, Balcão, Corrimão
© Eugeni Pons
Planta - Contexto
Edifício Maragall 310 / Bergnes de las Casas - Fotografia de Exterior, Fachada
© Eugeni Pons

A fachada porticada do edifício absorve estas realidades criando um volume único que se rompe ao entregar com as propriedades vizinhas.  Em seu interior, uma camada de trabalho aparente estende a linguagem material do ambiente e se desprende da estrutura para gerar uma galeria que oferece um espaço de transição entre interior e exterior. Este espaço se desenvolve nesta contraposição entre um material nobre que adota uma ordem clássica e um material popular que dialoga com as peças em seu entorno. A estrutura de concreto realizada in loco é relegada ao primeiro plano, constituindo assim a fachada principal. Desta forma, no interior é gerada uma planta aberta totalmente livre de pilares, juntamente com um núcleo central de comunicação vertical que articula o acesso às três habitações dispostas por piso. 

Edifício Maragall 310 / Bergnes de las Casas - Fotografia de Interiores, Madeira
© Eugeni Pons
Planta - Pavimento Superior
Edifício Maragall 310 / Bergnes de las Casas - Fotografia de Interiores
© Eugeni Pons

Na fachada oeste as duas camadas são separadas para criar uma galeria porticada que filtra a luz solar. Em períodos quentes, os usuários destas casas podem, portanto, se beneficiar de uma temperatura agradável no interior, bem como de um espaço ao ar livre com sombra.

Edifício Maragall 310 / Bergnes de las Casas - Fotografia de Interiores, Escada, Concreto
© Eugeni Pons

Em seu compromisso com a sustentabilidade, o edifício foi equipado com diferentes fontes de energia renovável que reduzem o consumo de eletricidade, gás e água. Além da produção de energia através de um sistema aerotérmico, o edifício tem fontes alternativas de calor, como caldeiras de biomassa e um sistema de baixa temperatura para os poucos meses frios.

Edifício Maragall 310 / Bergnes de las Casas - Fotografia de Interiores, Escada, Concreto
© Eugeni Pons

Devido à escassez de lotes e à inclinação acentuada do distrito de Nou Barris, não havia na região grandes apartamentos com elevadores. Levando em conta estas circunstâncias, todas as unidades são acessíveis e o térreo tem um apartamento totalmente acessível e adaptado.

Edifício Maragall 310 / Bergnes de las Casas - Fotografia de Exterior, Fachada
© Eugeni Pons

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Maragall 310 / Bergnes de las Casas" [Edificio Maragall 310 / Bergnes de las Casas] 31 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944543/edificio-maragall-310-bergnes-de-las-casas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.