Teatro de madeira compensada / ARCHATTACKA / ARCHATTACKA

Teatro de madeira compensada / ARCHATTACKA / ARCHATTACKA - Mais Imagens+ 23

São Petersburgo, Rússia
  • Arquitetos: ARCHATTACKA; ARCHATTACKA
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Delius
  • Arquiteto Responsável: Andrey Voronov
  • Equipe De Projeto: Andrey Voronov, Innokenty Padalko
  • Clientes: BDT Theatre St-Petersburg
  • Colaboradores : Andrey Moguchy, Alexander Shishkin-Hokusai
  • Cidade: São Petersburgo
  • País: Rússia
Mais informaçõesMenos informações
© Sergei Misenko; Victor Bergart

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um volume feito em madeira compensada, chamado Plywood Theater, foi instalado dentro do edifício principal do BDT (Bolshoi Drama Theater) em março de 2019 e é dedicado ao 100º aniversário do teatro. A invasão de uma montagem de madeira no espaço canônico de um teatro clássico do século XIX leva seu observador a 1919, na época revolucionária em que nasceu o Bolshoi. A solução arquitetônica do projeto refere-se a obras de arte visual do seguidor do Suprematismo, El Lissitzky (“Bata os Brancos com a Cunha Vermelha”).

© Sergei Misenko; Victor Bergart
Planta baixa - Primeiro Pavimento
© Sergei Misenko; Victor Bergart

O Teatro Plywood é dedicado a artistas famosos que trabalham no BDT desde a sua fundação: Vladimir Shchuko, Mstislav Dobuzhinsky, Alexander Benoit, Yuri Annenkov, Boris Kustodiev, Kuzma Petrov-Vodkin, Alexander Samokhvalov, Nathan Altman, Leonid Chupyatov e muitos outros (placas de mármore memoriais em homenagem aos artistas são instaladas na parede do teatro de madeira compensada). O volume é um teatro dentro do teatro, um jogo com um espaço, indo além dos limites do chamado "senso comum".

© Sergei Misenko; Victor Bergart

O teatro de madeira compensada tem uma entrada separada, guarda-volumes para 30 pessoas, hall inferior e superior, um auditório e um palco. Altura da abertura do proscênio é de 1,40 m, portanto, um ator em pé no proscênio não é visto na posição vertical, ele é sempre visto sem cabeça. O palco em si tem a forma de um triângulo e o que é chamado de parte posterior do palco no teatro regular - aqui é o canto de um triângulo oblíquo. Você pode se encaixar nesse canto, ficar ali em cima e então você será visto completamente, mas apenas parado neste lugar.

© Sergei Misenko; Victor Bergart
Corte
© Sergei Misenko; Victor Bergart

O teatro de madeira compensada - é um nariz alegre de Buratino. Segundo uma lenda do teatro - os personagens de "The Golden Key" de Alexey Tolstoy foram inspirados por seus contemporâneos. Papa Carlo e Giuseppe - são Stanislavsky e Nemirovich-Danchenko. Karabas-Barabas, que se enrolou com a barba e, para não passar por cima, a colocou no bolso - é Meyerkhold com um cachecol comprido que ele também costumava colocar no bolso. Buratino, Malvina e Pierrot - escritor Maxim Gorky, atriz Maria Andreeva e poeta Alexander Blok. Em 1919, este trio fundou o Teatro Bolshoi, onde Blok se tornou o primeiro diretor artístico. Por acaso - o BDT foi estabelecido por Buratino, Malvina e Pierrot.

© Sergei Misenko; Victor Bergart

Um dos criadores do volume em madeira, o artista Alexander Shishkin-Hokusai, diz que o compensado é como um tipo de pele - pronto para receber qualquer violência: feridas, parafusos torcidos, unhas, tinta, decoração. O volume foi chamado de “Teatro do Futuro” - um espaço vazio e limpo, que será preenchido com sentidos, infiltrado pelas energias corretas. A solução arquitetônica do teatro de madeira compensada é determinada não pelo conforto da operação, mas pelo simbolismo da entrada, pelo conflito entre o novo e o antigo.

© Sergei Misenko; Victor Bergart

Essa arquitetura se conecta ao ritual e tem uma natureza sacra e não utilitária. Uma montagem black box dentro do hall grego do BDT foi comparada ao japonês Kodo, santuário muçulmano de Kaaba, zigurate sumério - um “caminho para o céu”. Existem monumentos de Gorky, Blok, Tovstonogov e um lustre de ouro no novo volume - esses são pertences do antigo teatro no aterro do rio Fontanka, as “marcas de nascença” que apareceram, cresceram no corpo do novo teatro de compensado. Existem “janelas” - “postigos”, cortados em folhas de compensado voltadas para o espaço do antigo teatro. Elas são a conexão, o cordão umbilical, o nascimento e tornam o espaço do teatro de compensado mais transparente, o conectam ao mundo exterior, ao corpo do grande teatro.

© Sergei Misenko; Victor Bergart

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Petersburgo, Rússia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Teatro de madeira compensada / ARCHATTACKA / ARCHATTACKA" [Plywood Theatre / ARCHATTACKA] 21 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924913/teatro-de-madeira-compensada-archattacka-archattacka> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.