Casa Aresta / BLOCO Arquitetos

Casa Aresta / BLOCO Arquitetos - Mesa, CadeiraCasa Aresta / BLOCO Arquitetos - Janela, Fachada, Corrimão, VigaCasa Aresta / BLOCO Arquitetos - Imagem 4 de 30Casa Aresta / BLOCO Arquitetos - Imagem 5 de 30Casa Aresta / BLOCO Arquitetos - Mais Imagens+ 25

Brasilia, Brasil
  • Arquitetos: BLOCO Arquitetos; BLOCO Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  298
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Criarte, Ibratin Cristalini médio, Marmoraria Real
  • Estrutura : André Torres
  • Instalações: Victor Silvério
  • Autores: Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho, Matheus Seco
  • Equipe: Tatiana Lopes, Victor Machado, Guilherme Mahana, Marina Lira
  • Cidade: Brasilia
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Aresta / BLOCO Arquitetos - Janela, Fachada
© Haruo Mikami

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno encontra-se em uma área residencial distante do centro de Brasília. A amplitude térmica típica do clima do cerrado é caracterizada por manhãs com temperaturas amenas e tardes quentes ou muito quentes na maior parte do ano. Os terrenos vizinhos permitem construções próximas umas das outras, porém a vista para o vale com vegetação nativa que fica na porção oeste do lote, exposto diretamente ao sol da tarde, será preservada em razão da diferença entre o grande declive do terreno frontal e o acentuado aclive do terreno da casa. O desejo de manter a vista livre para o vale e a intenção de maximizar o uso da iluminação e ventilação naturais aliados à necessidade de proteção solar direcionaram o desenho da casa. O aclive de três metros do terreno orientou sua implantação.

Casa Aresta / BLOCO Arquitetos - Mesa, Cadeira
© Haruo Mikami
Planta - Térreo
Casa Aresta / BLOCO Arquitetos - Cadeira, Corrimão
© Haruo Mikami

A ideia fundamental foi utilizar a forma da casa como uma barreira para a insolação, dispensando a utilização de elementos extras de proteção. O objetivo era ter a possibilidade de manter a vista permanentemente desobstruída e protegida da insolação vespertina direta, utilizando como recurso os próprios elementos básicos da construção: paredes, pisos e coberturas. 

Casa Aresta / BLOCO Arquitetos - Fachada
© Haruo Mikami
Corte A
Casa Aresta / BLOCO Arquitetos - Imagem 4 de 30
© Haruo Mikami
Isométrica

A forma da fachada frontal é resultado do avanço dos andares uns sobre os outros e sua inclinação foi definida segundo a posição aproximada do sol às 16h nos meses mais quentes do ano. Esse artifício aliado ao recuo das esquadrias frontais resultam em grandes beirais de sombreamento que mantêm os interiores protegidos durante o período mais quente do dia. A sombra criada pelo corpo central da edificação também mantém o pátio posterior parcialmente sombreado durante a tarde, preservando a vista livre através da sala.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Aresta / BLOCO Arquitetos" 23 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871399/casa-aresta-bloco-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.