O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Residencial
  4. México
  5. Fernanda Canales
  6. 2015
  7. Edifício Portais / Fernanda Canales

Edifício Portais / Fernanda Canales

  • 21:00 - 12 Março, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Edifício Portais / Fernanda Canales
Edifício Portais / Fernanda Canales, ©  Rafael Gamo
© Rafael Gamo

©  Rafael Gamo ©  Rafael Gamo ©  Rafael Gamo Edifício Portais / Fernanda Canales + 17

  • Arquitetos

  • Localização

    Vistahermosa 115, Portales Nte, 03300 Cidade do México, CDMX, México
  • Área

    1200.0 m2
  • Ano do Projeto

    2015

©  Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Como criar uma nova residência para doze famílias independentes que compartilham um mesmo edifício e diferentes serviços? Este projeto indaga as definições do espaço doméstico privado compreendido dentro de uma estrutura coletiva. Como um edifício de 400 metros quadrados de forma retangular, o bloco se desenvolve em três níveis além do subsolo a meio nível, destinado para estacionamento, áreas de serviço e depósito. Cada nível é conformado por quatro apartamentos, com variações em cada pavimento, dependendo de mudanças em suas alturas e pequenas adequações que correspondem as diferentes vistas e as sacadas que cada habitação possui. O terraço abriga quatro terraços diferentes, específicos para cada uma das moradias duplex do último pavimento. 

Corte
Corte
©  Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Este edifício está localizado em um bairro central na zona sul da capital que inicia um processo de transformação, por isso, foi muito importante prever a condição mutante do entorno imediato e proteger as vistas por meio de terraços e varandas. O projeto surge de uma condição dual: como criar privacidade e abertura ao mesmo tempo? Embora cada apartamento se abra para os extremos do terreno (os da frente estão voltados para a rua e o restante para um pátio posterior), todos estão voltados para os pátios intermediários que provem de ventilação cruzada e iluminação natural a cada espaço. A escada é a peça central do conjunto, aberta também para os pátios intermediários e conformada por uma treliça de concreto que esfumaça os limites entre interior e exterior. Este elemento de concreto conforma também os guarda-corpos dentro do conjunto por isso os corredores se convertem em passarelas abertas para o exterior. 

©  Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Os apartamentos medem aproximadamente 70 metros quadrados e os do pavimento superior medem 90 m2 e se desenvolvem em dois níveis. Estes desfrutam de uma dupla altura interior em direção a sala de estar e jantar, enquanto os apartamentos do primeiro nível possuem uma altura de quase 3 metros. Esta generosidade espacial se complementa com as amplas janelas que se abrem sempre para algum pátio, varanda ou terraço. Apesar do seu baixo custo e o uso de materiais econômicos, o projeto fornece qualidade nos detalhes com que se trabalhou cada elemento. O aproveitamento dos espaços comuns como passarelas e pequenas áreas de estar cria uma amplitude, tanto visual como espacial, que permite gerar uma escala doméstica e protegida, dentro de um conjunto coletivo. 

©  Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Fernanda Canales
Escritório
Cita: "Edifício Portais / Fernanda Canales" [Vivienda Portales / Fernanda Canales] 12 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/866915/edificio-portais-fernanda-canales> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.