O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. Irã
  5. LP2
  6. 2015
  7. Edifício Comercial de Escritórios Saadat Abad / LP2

Edifício Comercial de Escritórios Saadat Abad / LP2

Edifício Comercial de Escritórios Saadat Abad / LP2
Edifício Comercial de Escritórios Saadat Abad / LP2, © Parham Taghioff
© Parham Taghioff

© Parham Taghioff © Parham Taghioff © Parham Taghioff © Parham Taghioff + 19

  • Arquitetos

    LP2
  • Localização

    Sa'adat Abad, Teerã, Teerã, Irã
  • Arquiteto Encarregado

    Mohsen Kazemianfard
  • Equipe de Projeto

    Parima Jahangard, Mona Razavi, Shadi Farokhi
  • Área

    1300.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Parham Taghioff
© Parham Taghioff

Descrição enviada pela equipe de projeto. Teerã atua como um espelho para as pessoas que demandam na cidade algo que foi esquecido por muitos anos, uma implicação chamada qualidade. A qualidade poderia estar localizada no gênero dos conceitos evolutivos, e poderia ser avaliada pela comunicação entre a construção e seus usuários durante o tempo.

Corte
Corte

Há duas qualidades espaciais relacionadas entre si e que definem cada edifício: interior e exterior - e é parte da responsabilidade da arquitetura formar uma relação significativa entre estes dois aspectos. Sempre existem partes do espaço interior influenciadas pelo exterior, e estes aspectos combinados formam os espaços urbanos que experimentamos.

© Parham Taghioff
© Parham Taghioff

Este projeto passa de uma relação básica entre o edifício e a cidade para uma interação entre interior e exterior em uma tentativa de estabelecer uma melhor definição da qualidade da edificação e da cidade. O projeto, não só oferece uma resposta às necessidades dos usuários, mas também destina-se a criar uma conexão com os observadores externos.

Planta
Planta

A criação de uma fachada urbana variada e calma, e a melhora da qualidade dos espaços internos, são os principais conceitos de projeto. O edifício, em suas fachadas norte e sul, define as qualidades de variação e a calma para os usuários, os cidadãos e a cidade de diversas maneiras.

© Parham Taghioff
© Parham Taghioff

Para evitar a entrada direta de luz intensa pelo sul nas horas de trabalho, utilizou-se persianas verticais na fachada dessa orientação. Este recurso cria uma iluminação confortável e uma sombra no interior do edifício, e não funcionam apenas no sentido de tornar os espaços internos mais confortáveis, mas também para o objetivo de gerar uma fachada incorporada. Além disso, as persianas ocultam os detalhes desnecessários da edificação para as pessoas que a observam a partir de sua vista principal, no parque localizado em frente ao projeto, em Saadat Abat Boulevard. Este parque desempenha um grande papel na formação do conceito da fachada sul do projeto. Algumas partes da fachada foram recuadas com o objetivo de criar uma vista perfeita do parque para os usuários do edifício durante as horas de trabalho, enquanto as pessoas no parque ainda podem observar uma fachada tranquila e incorporada. Esta é a qualidade que gera tranquilidade no interior e no exterior do edifício.

© Parham Taghioff
© Parham Taghioff

Conforme as pessoas caminham pelo edifício, a cada passo elas obtém mais detalhes sobre ele. Assim, a forma e o desenho da fachada sul do projeto geram diferentes imagens aos visitantes em diferentes perspectivas. Quando o edifício é visitado pelo Saadat Abad Boulevard, parece ser uma forma sólida com grandes aberturas orientadas para o parque. Quando o edifício é visitado pela frente da fachada sul, aparecem mais aberturas, mas quando é adentrado pelo outro lado, aparenta ser mais sólido outra vez, e esta vista da linha do skyline interrompido capta as visões possíveis. A variedade de imagens em diferentes perspectivas gera uma fachada urbana ativa.

© Parham Taghioff
© Parham Taghioff

As vezes a fachada norte fecha os olhos para a barulhenta cidade e protege o edifício por trás de uma cortina de silêncio. Em outros momentos, vislumbra esta cidade por trás de seus olhos de madeira. As superfícies de madeira da fachada norte poderiam ser descritas como o diálogo entre os usuários e a cidade. Estas poderiam transformar-se em milhares de formas diferentes pela necessidade dos usuários e isso as torna impressionantes por dentro e por fora.

Detalhe
Detalhe

A fachada norte foi projetada com módulos semelhantes aos da fachada sul, e oculta os detalhes desnecessários da construção para a cidade. As aberturas das superfícies de madeira são giratórias e podem ser rotacionadas em três ângulos, 0, 45 e 90 graus. E, claro, não só a luz natural dos espaços pode ser controlada a partir da abertura ou fechamento das persianas pivotantes, mas também o grau de privacidade dos espaços.

© Parham Taghioff
© Parham Taghioff

Variação e tranquilidade são as qualidades que formam a dialética dos espaços internos e externos neste edifício. E, assim como nos espaços internos, estas qualidades podem ser observadas e compreendidas desde fora também.

© Parham Taghioff
© Parham Taghioff

A tranquilidade na fachada urbana é obtida através do ocultamento de detalhes desnecessários por persianas verticais, e nos espaços internos isso é feito por amplas aberturas com vistas ao parque na parte sul. Na fachada norte, isso ocorre pela rotação das persianas para controlar luz e vistas indesejadas.

© Parham Taghioff
© Parham Taghioff

As persianas utilizadas em ambas as fachadas do projeto criam uma qualidade ativa nos espaços internos e externos. Quando a localização do observador muda, a fachada sul cria diferentes imagens para ele, e a variação da forma na fachada norte também traz uma qualidade dialética ao edifício de forma simultânea no interior e exterior, gerando um contexto ativo para a relação entre o edifício, os usuários e a cidade.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Edifício Comercial de Escritórios Saadat Abad / LP2" [Saadat Abad Commercial Office Building / LP2] 02 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790421/edificio-comercial-de-escritorios-saadat-abad-lp2> ISSN 0719-8906