Edifício BL783 / Walter Arquitectos

Edifício BL783 / Walter Arquitectos - Mais Imagens+ 15

Rafaela, Argentina

Descrição enviada pela equipe de projeto. O boulevard Lehmann deve seu nome ao fundador do bairro Rafaela. É um dos dois eixos fundamentais, que se cruzam de forma ortogonal e em sua intersecção formam a principal praça da cidade delimitada por centenárias e frondosas árvores tipas. O espaço urbano é amplo, na paisagem predominam jacarandás e ipês rosa e suas bordas são definidas por construções de gabarito baixo. Nesta situação dispusemos de uma pequena parcela do terreno, produto da demolição de uma antiga habitação sem valor patrimonial. A expectativa do desenvolvedor estava posta na otimização do resultado econômico. Além dos condicionantes impostos pelo código de obras da cidade, o orçamento era limitado e o tempo de construção não poderia ultrapassar 12 meses.

© Ramiro Sosa

O projeto é resolvido em dois blocos ligados pela circulação, sob o objetivo de consolidar a fachada para o boulevard e otimizar o condicionamento climático da fachada norte no bloco dos fundos. O esquema de circulação tornou-se o eixo vertical que estrutura o projeto, e os percursos que ligam os apartamentos se tornaram as janelas urbanas da edificação, fechada na direção sul para proteger do vento e da chuva, e aberta na direção norte.

O pavimento térreo abriga o hall de acesso, estacionamento e uma pequena loja se destaca pela transparência e fluidez espacial interna e externa.

Planta Baixa

            

A profundidade visual permitida pela largura da rua e o ambiente baixo nos desafiou a projetar as paredes de partição como fachadas laterais. Portanto a imagem principal da edificação é feita de telas de aço inoxidável que filtram o sol e os olhares para o interior através de suas grandes aberturas. Vidro laminado como guarda-corpo e lajes de concreto exposto nos mezaninos.

            

© Ramiro Sosa

As fachadas laterais com fendas de painéis fixos de vidro (também para melhorar a qualidade de luz dentro das unidades) e quadros de alumínio geram um padrão irregular que busca harmonizar através do contraste com a fachada principal. Elas são completas com escadas que tecem os blocos e os pavimentos térreos.

© Ramiro Sosa

O volume dos fundos é aberto através de grandes janelas posicionadas na área de estar dos apartamentos. As unidades de habitação são simples e divididas por partições de drywall, permitindo uma flexibilidade para se adaptar a diferentes padrões de uso.

© Ramiro Sosa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rafaela, Província de Santa Fé, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício BL783 / Walter Arquitectos" [Edificio BL783 / Claudio Walter Arquitectos Asociados] 21 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757247/edificio-bl783-walter-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.